• Marketing digital

Hashtags Instagram: quantas e como escolher?

Telma Paiva 16.11.21 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

O Instagram é uma rede social que tem vindo a ganhar terreno, conquistado popularidade e notoriedade. E se o seu público for jovem, é urgente que esteja lá.

Neste artigo pretendemos abordar alguns pontos importantes e úteis para incluir na sua estratégia para o Instagram. Estas dicas irão ajudar a alcançar os seus objectivos com sucesso. 

Se ainda não está no Instagram e se é tudo uma novidade para si, recomendamos a leitura deste artigo sobre instagram para empresas.

Já ouviu falar em Instagram SEO? Se não ouviu falar desta forma, certamente já o faz sem saber. Quando cria uma publicação para o Instagram o seu objectivo é que seja vista e encontrada. Ao adicionar hashtags na descrição está a optimizar a sua publicação – consciente ou inconscientemente.

As hashtags contribuem para gerar tráfego; qualificar a audiência e colocam a publicação em evidência - funcionam como localizadores de conteúdos, permitindo que as suas publicações possam ser encontradas por qualquer utilizador.

Sabia que é possível adicionar 30 hashtags numa publicação do Instagram? No entanto, especialistas da área recomendam que se utilize entre 3 a 5 hashtags. Esta dica poderá contribuir para um aumento do engagement.

Nesse sentido, as melhores práticas para escolher hashtags são: utilizar hashtags relevantes para o conteúdo da publicação; verificar quais as hashtags que os seus seguidores usam ou seguem; criar as suas hashtags para que facilmente os seus seguidores encontrem o seu conteúdo; mantenha um número de 3 a 5 hashtags por publicação.

Mas, como escolher hashtags para o Instagram? Vai depender do tipo de negócio e da sua audiência.

Para encontrar as melhores oportunidades de hashtags, use a criatividade e inicie as suas pesquisas dentro do Instagram. Quando clica no campo pesquisa, escreva a hashtag que pretende e, surgirá uma lista com sugestões e a quantidade de publicações já efectuadas com essa hashtag.

Observe os seus concorrentes e pesquise por influenciadores da sua área. Pode também, e deverá sempre, criar personas para entender como se comporta a sua audiência.

Na sua estratégia poderá incluir, criar as suas próprias hashtags, nesse sentido, deverá ter em conta no plano de conteúdo como apresentar e “educar” os seus seguidores a utilizar essas hashtags.

Voltando ao tema optimização Instagram, outra funcionalidade disponível, que pouca gente conhece ou utiliza, é o texto alternativo. Antes de publicar, procure por definições avançadas, acessibilidade e depois texto alternativo. Irá ler que essa funcionalidade ajuda pessoas com deficiências audiovisuais, mas é muito mais do que isso. Ao descrever a imagem ou vídeo da publicação, está a dar informação específica sobre aquela publicação ao Instagram. Poderá apostar nesta estratégia, escrevendo potenciais keywords que a sua audiência irá utilizar para fazer pesquisa.

Outra dica super valiosa, uma estratégia que começa a ser implementada pelas marcas de referência: geo tag ou etiqueta geográfica - Localização no Instagram. Aqui aliamos o online com o offline, se pretende atrair clientes para a sua loja física, apostar nesta estratégia pode ser um caminho.

Para criar esta localização, será preciso criar uma localização no Facebook (localização do negócio) e será automaticamente sincronizado com o Instagram. Depois só precisa de pesquisar a sua localização quando estiver a publicar.

Outras dicas relevantes para optimização Instagram SEO: o nome do perfil, escolha um nome que seja relevante para o seu conteúdo/negócio; Instagram Bio, inclua hashtags que quer ser encontrado ou apresente as suas hashtags.

Conheça mais dicas para promover a sua loja no Instagram aqui 

Agende uma sessão para apontar as suas necessidades e esclarecer eventuais dúvidas. A Livetech possui uma equipa de profissionais que poderão ajudar a alavancar o seu negócio. E juntos alcançaremos as metas definidas.

Tem um projecto para nós? Vamos falar sobre isso!
Pedir Orçamento Damos resposta rápida e sem compromisso
Pelo telefone? +351 913 447 690 Chamada para rede móvel nacional Rui Ferreira