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Marketing: Como criar uma persona para a sua empresa

27.09.16

A sua empresa conhece o seu cliente? Muitas das vezes é difícil às empresas responderem a esta simples pergunta. Já a realizamos várias vezes, em diferentes reuniões e facilmente percebemos que não é uma pergunta de resposta rápida.
Compreender os nossos clientes é essencial para garantir o sucesso das estratégias de marketing e consequentemente aumentar as vendas.

O público-alvo de uma empresa é o conjunto de pessoas que têm as mesmas características e interesses. Certamente que já ouviu falar deste conceito. Hoje vamos falar consigo de um novo conceito que surgiu com a evolução do marketing digital.

O que são personas? As personas são uma descrição mais detalhada do seu público-alvo. Esta é a forma mais rápida e simples de lhe explicar o conceito.
Saber quem é o nosso público-alvo, as nossas personas será o grande desafio das empresas nos próximos anos.

O consumidor final está cada vez mais exigente e comunicar em massa com o nosso público-alvo já não resulta mais. Ele quer informação personalizada que vá de encontro aos seus interesses pessoais, profissionais, entre outros.
Nesse sentido torna-se essencial que a sua empresa envie a mensagem certa para a pessoa certa.

Parece simples, certo? Mas não é. Este é um dos elementos essenciais nas estratégias de comunicação e marketing que as empresas muitas vezes desvalorizam e que tem um impacto enorme no resultado das vendas da sua empresa e no seu crescimento sustentável.

Sabia que antes de desenvolver um website ou uma loja online tem de saber quem é o seu público-alvo? As suas personas?

Achamos que de uma forma geral todos têm a consciência disso. É de extrema importância saber identificar o nosso público-alvo. Tudo deve ser pensado em função dele. Já pensou que o seu website é para os seus clientes usarem? Os seus produtos ou serviços são para os seus clientes usarem ou usufruírem?

O público-alvo existe sempre, ele pode mudar os seus interesses, as suas necessidades, os seus comportamentos mas não deixa de consumir.
Isto quer dizer que a sua empresa só tem de se adaptar a estas alterações comportamentais ou até mesmo ser um impulsionador de mudanças.

Hoje, vamos explicar-lhe como pode criar uma persona e explicar-lhe o porquê de ser importante à sua empresa desenvolver as suas personas de forma alcançar os resultados desejados com as estratégias de marketing.

O que é uma persona?

Como já dissemos anteriormente, personas são uma descrição mais detalhada do seu público-alvo, ou seja. é o perfil do nosso consumidor ideal.

Considerada um modelo ou ferramenta de segmentação de mercado utilizado por profissionais de marketing que tem como principal objectivo comunicar de uma forma lucrativa com os diferentes tipos de consumidores.

São uma excelente ferramenta para idealizar diferentes tipos de consumidores/compradores numa área geográfica específica, numa atitude ou comportamento, na utilização de um website, de um produto de uma forma muito idêntica.

Quando temos uma solução, um produto para oferecer ao mercado, o nosso principal objectivo é encorajar as pessoas a adquirir o que temos para oferecer. Certo?

A criação das personas dá a sua empresa a oportunidade de explorar várias necessidades diferentes dos verdadeiros compradores. São apenas representações mas ajudam na construção de uma mensagem mais envolvente e apelativa.

Veja a imagem representativa de uma persona. Não existe um número de personas necessárias ou um limite. Desenvolva aquelas que lhe parecem mais coerentes para o seu negócio.

Como posso criar uma persona para a minha empresa?

Em primeiro lugar recolha dados que sejam relevantes para a criação de uma persona junto dos seus clientes. Em segundo lugar pesquise online, veja em que redes sociais estão presentes, quais os seus interesses, quais os seus hobbies, onde consultam a informação. Hoje em dia a informação está à distância de um clique. Não existem desculpas para não conhecer o seu público-alvo e criar as suas próprias personas.

Crie personas que o vão ajudar no processo de vendas. Sim, apesar de ser uma ferramenta utilizada pelos profissionais de marketing o resultado final deve ser utilizado pelos vários departamentos. Por exemplo, nas vendas, tem que saber como é que podem reduzir o custo de angariação de um cliente ou até mesmo prever quando um cliente está a precisar de uma nova solução. As personas tornam o processo de vendas mais qualificado.

Como é que isso vai ajudar a minha empresa?

A criação das personas pode ajudar a sua empresa a melhor diferentes departamentos da sua empresa, desde do marketing ao departamento comercial, até ao apoio ao cliente mas vamos dar-lhe alguns exemplos concretos.

  • Ajudar a melhorar a comunicação da sua empresa
  • A decidir qual a melhor estrutura de menus e categorias para a sua plataforma online (e-commerce ou website).
  • A definir quais as palavras-chaves que estão relacionadas com o comportamento do seu público.
  • Qual a estratégia de conteúdo a desenvolver

A evolução do seu negócio online vai depender das suas personas. A ferramenta pode ser utilizada por vários profissionais de marketing para desenvolver as suas estratégias de marketing online, seja nas redes sociais, seja para desenvolver o seu website, para as suas campanhas publicitárias.

Perca algum tempo a desenvolver as personas e vá revendo e acrescentando sempre que for necessário para o seu negócio.

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