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O Natal é a oportunidade perfeita para gerar vendas na sua loja online

Telma Paiva 15.10.21 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

Procura tirar proveito da época natalícia e impulsionar as suas vendas? Este artigo é para si.

A grande maioria das empresas está em contagem para o início da época natalícia. Com o constante desenvolvimento tecnológico, mudança de hábitos e comportamento do consumidor, a época de Natal deve ser preparada com bastante antecedência.

Independentemente de haver um plano prévio, haverá sempre alterações a serem feitas à última da hora. Devido a muitas circunstâncias, que por vezes estão fora do nosso controlo. Exemplo disso foi o apagão mundial, no passado dia 5 de Outubro, que durou mais de 6 horas e comprometeu os serviços das plataformas sociais: Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp. Mostrando ao mundo que estamos todos muito dependentes destes serviços para chegar ao nosso público-alvo e vender online.  

Tendo em conta que muitas pequenas e médias empresas estão sempre numa luta diária para serem subsistentes, planear e ter uma estratégia é sempre, na grande maioria, feita de uma forma superficial, pouco reflectida e muitas vezes seguem o caminho que a concorrência segue.

Este apagão serviu para mostrar que não podemos estar totalmente dependentes das redes sociais para mantermos o nosso negócio, devem ser vistas como uma ferramenta de vendas. A sua loja online é o seu espaço “físico” no mercado online. Pode dar muito trabalho, mas tem maior controlo do seu negócio, do que estar totalmente dependente das redes sociais. 

Como manter a minha Loja Online actualizada? Saiba mais aqui 

Se ainda não está preparado para a chegada do Natal ou precisa de efectuar alterações no seu plano, este artigo irá ajudar a guiar na escolha de uma estratégia e pequenas acções a serem tomadas para tirar proveito desta época e aumentar as suas vendas online.

Tirar proveito das campanhas Black Friday e Cyber ​​Monday

Estas campanhas podem ser um meio para impulsionar as comprar para o Natal, e um convite a uma próxima visita. Crie uma jornada de compra que cative o cliente a regressar à sua loja online. Como?

Saiba como se preparar para uma Black Friday aqui 

Oferecer um voucher para o cliente utilizar na época de Natal

Os vouchers podem ser facultados após a conclusão de uma compra ou enviados através de uma campanha de email marketing – para todos os contactos da sua base de dados. Crie a necessidade e a oportunidade.

Criar descontos personalizados

Tire total partido da sua base de dados! É a sua galinha de ovos de ouro. Segmente a sua base de dados com base no historio de compras ou perfil do consumidor. Ofereça descontos exclusivos e que façam o seu cliente se sentir único e especial.

Uma ideia fora da caixa: oferecer um voucher a quem o seu cliente vai oferecer uma prenda e um outro miminho para quem compra (por exemplo, oferta de um produto extra).

Outra sugestão que irá ajudar a aumentar o seu ticket médio de venda: criar kits de produtos – venda de produtos complementares com um preço exclusivo.

Parcerias entre marcas

A união faz a força! Junte-se a uma marca que possa ser benéfica para o seu negócio ou que tenha o mesmo segmento de público-alvo. Ambas promovem a marca e comunicam em canais diferentes.

Investir em publicidade online

Reserve uma fatia para remarketing . Nesta época os consumidores irão ser mais bombardeados com publicidade e mais pesquisas irão fazer. É essencial apostar em remarketing para convidar o visitante a regressar à sua loja. Tenha também preparado o envio de emails para carrinhos abandonados.

Dependendo do seu objectivo poderá também criar uma Landing Page para produtos exclusivos e promoções únicas e tirar uma pequena fatia, ou utilizar todo o orçamento, para promover essa página. 

Oferta de Portes de envio

Os portes de envio são um factor decisivo numa compra online. Pode oferecer o melhor preço de produto, mas se os portes fugirem às expectativas do consumidor, a compra não será concluída. Ofereça os portes ou até, para aumentar o seu ticket médio, ofereça os portes quando atingido um determinado valor.

Programa fidelização

Certamente deve ter consigo cartões de cliente/fidelização das marcas que gosta. Nada mais do que um programa de fidelização. Convidar o cliente a fidelizar-se é uma garantia de que pode manter esse cliente, fazendo-o sentir-se especial e único. Numa fase inicial, poderá pedir o registo (contacto para base de dados) e oferecer 5% desconto numa próxima compra, convidar a partilhar com um amigo e oferecer um desconto a quem aderir. 

Optimização SEO

Optimização de SEO não é só texto. As imagens ajudam a perceber melhor o conteúdo escrito e são um complemento à mensagem que pretende transmitir.

Imagens mal optimizadas fazem com que as páginas se tornem mais lentas, o que, tendo em conta a importância da velocidade para SEO, constitui um grande problema. Pequenas alterações que geram resultados: editar o nome do ficheiro, exemplo cremerostoantirugas.png, apesar de não ser ver é lido pelos motores de pesquisa; aposte em legendas nas imagens; tenha cuidado na dimensão e qualidade da imagem.

Outra dica, optimize os títulos e descrições dos produtos, pense como poderá o seu público-alvo pesquisar, nesta época do ano, por prendas ou sugestões.

Personalize a imagem da loja para o tema Natal

Não é só decorar o espaço físico. Quem visita a sua loja online também irá gostar de sentir que se vive o espírito do Natal. Outra dica muito importante, está preparado para receber mais visitas? Nós ajudamos 

Conheça as tendências do mercado

Como referido na introdução, os hábitos e comportamentos de consumo estão sempre a mudar. Esteja sempre atento às tendências do mercado, como se comportam os seus consumidores e concorrentes.

 

Gostava de ver esclarecida alguma das suas dúvidas? Não perca mais tempo, fale connosco. A Livetech possui uma equipa de profissionais que poderão ajudar a alavancar o seu negócio. E juntos alcançaremos as metas definidas.

 

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