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Redes Sociais: Porque devo usar o instagram na minha estratégia de Marketing

07.02.17 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

O Instagram não é apenas mais uma ferramenta de Marketing para as empresas. Permite às Marcas fortalecerem a sua imagem junto do seu público-alvo.

Mas para aproveitar esta rede social a sua empresa precisa de perceber os seus benefícios e definir as melhores estratégias de Marketing antes abrir uma conta no Instagram.

Cada rede social tem as suas particularidades e as pessoas interagem de forma diferente em cada uma delas. Na hora de pensar numa estratégia para as redes sociais a sua empresa precisa de ter isso em conta.

O conteúdo que publica no Facebook não é igual ao que é publicado no Twitter por exemplo. No Instagram a sua empresa precisa de pensar no tipo de conteúdo, qual a regularidade de cada publicação, planear e analisar resultados, como em todas as outras.

O Instagram desde que foi comprado pelo Facebook, tem se revelado uma excelente ferramenta de comunicação e publicidade para as empresas.

As pessoas partilham cada vez mais imagens e vídeos no seu dia a dia e a rede social tem assumido um posicionamento muito distinto das outras redes sociais. O seu foco é conteúdo visual.

Em qualquer lugar encontra alguém a fotografar com um smartphone. Este é um comportamento enraizado no nosso dia-a-dia. A sua marca vai perder esta oportunidade? Neste artigo, vamos mencionar algumas das vantagens desta rede social e no próximo artigo vamos explicar-lhe como utilizar o Instagram no seu negócio.

Em primeiro lugar, vamos ao factos

Segundo a página oficial do Instagram, a rede social tem mais de 500 milhões de utilizadores mensais em todo o Mundo, em que 80% deles é fora dos EUA.

Um estudo realizado pela Fast Company revelou que o envolvimento nesta rede social é 15 vezes maior do que no Facebook. Ela é considerada por muitos a melhor rede social para aumentar a notoriedade de uma marca junto do seu público alvo.

Consegue imaginar a quantidade de potenciais clientes que estão nesta rede social? Para ser lembrado, é preciso ser visto! Caso a sua equipa de marketing esteja preparada para agarrar esta oportunidade não a deixe escapar.

A minha empresa deve estar no instagram?

Grande parte das empresas que têm sucesso no Instagram vendem produtos físicos, principalmente roupas, sapatos, acessórios e produtos de beleza.

No entanto, isso não será um problema para as empresas que não vendem produtos físicos. Tudo depende da criatividade e das estratégias que a sua empresa possa definir.

Um bom exemplo disso é o perfil da Axn, um canal televisivo que utiliza a rede social para promover a sua programação televisiva e criar um envolvimento com a sua comunidade.

Quais as vantagens de usar o instagram?

As Marcas já utilizam esta rede social há algum tempo para aumentar as suas comunidades e envolver o seu público-alvo, sem ter a certeza dos resultados do conteúdo compartilhado na rede.

Em Julho a rede lançou o Instagram for Business que permite às empresas ter um perfil de negócio, analisar resultados (métricas) e fazer publicidade aos seus produtos fora das suas comunidades.

Neste momento já não existem desculpas para não ter uma conta no Instagram. Vamos às vantagens?

Permite construir uma comunidade com uso hashtags

As #hashtags são uma forma de categorizar conteúdo público de acordo com um recurso muito parecido como uma palavra-chave. Elas já nem são novidade para os utilizadores do Twitter.

Cada #hashtag é transformada num link que é responsável por direccionar as pessoas até ao conteúdo relacionado com a pesquisa.

As #hashtags são uma excelente ferramenta para tornar a sua marca numa referência no mercado, fazendo com que o público associe a sua marca a directamente ao segmento ou aos seus principais produtos ou serviços oferecidos.

Uma sugestão nossa: crie a suas próprias #hashtags, pode dar destaque ao nome da marca ou algum slogan que faça referência à cultura da empresa.

É importante que divulgue essas #hashtag nos diferentes canais de comunicação da empresa para incentivar as pessoas a utilizarem e ainda pode realizar passatempos e promoções para ajudar a aumentar a comunidade numa fase inicial.

Promover os seus produtos e serviços

Assim como nas outras redes sociais, o Instagram também permite realizar anúncios de publicidade na rede social.

O Instagram Ads permite às empresas conquistar um maior alcance dentro da rede. Assim como no Facebook, no Instagram é possível segmentar por interesses dos utilizadores que têm interesses comuns com o que a sua empresa vende.

Os anúncios permitem ainda adicionar um link para que as pessoas possam aceder directamente ao seu website ou loja online.

Analisar os resultados das acções desenvolvidas

Tal como em qualquer outra rede social é importante analisar os resultados. As métricas são as melhores aliadas das empresas.

Quais as métricas que pode acompanhar no Instagram:

  • O número de visualizações no perfil
  • O número de visualizações de fotos e vídeos
  • O horário ideal de publicação
  • As visitas geradas ao website
  • Público (% Mulher; % Homens)

Desde que o Instagram passou a disponibilizar estas análises ficou tudo mais fácil para as empresas entenderem qual o tipo de conteúdo que mais agrada ao seu público e também como anda a interacção social com as publicações.
Não se esqueça que o conteúdo que compartilha tem uma influência directa nas suas métricas.

Além disso, o Instagram permite à sua empresa: alcançar clientes em escala, gerar conhecimento, interesse e intenção para a compra de novos produtos, apresentar novos produtos, aumentar as visitas ao website, entre outras opções.

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