• Marketing digital

Continue a apostar nos seus clientes

Telma Paiva 08.04.20 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

Muitas empresas e trabalhadores independentes procuram soluções para continuar a sobreviver com toda a situação actual.

Este mês marcado por uma Páscoa diferente daquela que estamos habituados a celebrar, não impede de apostar em promoções de última hora ou alguma campanha mais ajustada face ao momento que todos ultrapassamos.

Aproxima-se também o dia da Mãe, e este ano terá um forte impacto emocional pela ausência daquele contacto e colo.

Com este artigo reforçamos a importância de apostar na fidelização dos seus clientes e continuar a manter a vossa relação, mesmo que à distância de um clique.

Mais do que fazer novos clientes é importante pensar na estratégia para continuar a fidelizar os seus clientes e continuar a ser uma referência. Eles são a sua prova de valor, especialmente nos dias de hoje.

Continue a deixar os seus clientes satisfeitos!

Se já possui um plano de fidelização e uma base de dados, será necessário reajustar a sua estratégia e acções. Se tem uma base de dados mas nunca aplicou um plano de fidelização, poderá ser a sua oportunidade. Se não se enquadra em nenhum dos casos, talvez este artigo ajude a entender a necessidade e mais valia de uma base de dados e plano de fidelização.

Primeira recomendação: pegar na base de dados e segmentar por grupos. Ter sempre em consideração o tipo de negócio e a sua individualidade enquanto empresa, para segmentar mediante as suas necessidades (objectivos) e a dos seus clientes.

A segmentação pode ser feita por: dados demográficos; dados sociais e dados comportamentais. Divida os grupos e crie para cada um deles uma ou duas personas adaptadas às necessidades/problemas actuais.

Poderá ir pela estratégia de para cada grupo definir um conjunto ofertas especiais, campanhas de email marketing tendo em conta a persona e criar mensagens personalizadas. O que desafiamos é que escolha um limite de clientes e considere bons clientes e se foque neles. Tendo sempre em conta todos os dados e histórico cedidos por ele para jogar a seu favor.  

Crie uma estratégia para oferecer uma experiência única. Os seus clientes querem sentir-se especiais, que os conhece profundamente e ofereça-lhe exactamente o que ele deseja.

Grandes empresas já implementaram novas estratégias para obter resultados face às circunstâncias actuais. Observe, analise e veja como exemplo, ou não, para a sua empresa.

Se a sua empresa ainda se está adaptar às ferramentas digitais, como por exemplo, a abertura de uma loja online. As sugestões aqui mencionadas podem ser aplicadas a quando do lançamento da loja online. E mesmo que ainda não tenha loja online, forneça um serviço de atendimento exclusivo para os seus clientes habituais, já é uma alternativa. Pequenas mercearias estão a ver o seu negócio renascer, a continuidade desse sucesso passa muito pela relação criada com o cliente.

Partilhamos alguns modelos de fidelização, já existentes, que poderá aplicar e reajustar ao seu negócio:

  • Valor das compras convertido em pontos e ofertas exclusivas;
  • Descontos especiais e campanhas exclusivas, com base no seu histórico;
  • Membros por níveis, mediante o total de pontos acumulado enquadrar num determinado tipo membro, exemplo, membro Gold, e oferecer outras vantagens acumuladas.

Canais de comunicação

  • SMS Marketing – vantajoso, rápida leitura e baixo custo. Por exemplo, envio de um lembrete de uma oportunidade exclusiva;
  • E-mail Marketing – contém mais informação detalhada do que uma SMS, também um ferramenta de baixo custo e muita adesão. Este meio, permite direccionar para a loja online ou Landing Page;
  • Contacto telefónico – mais pessoal e por vezes invasivo. Uma sugestão que fica ao critério do tipo de negócio e clientes.

Pense que a satisfação do seu cliente poderá ser partilhado com os familiares, amigos e redes sociais. Quer melhor publicidade?

As soluções apresentadas acima também podem ser aplicadas e adaptadas para soluções empresariais, B2B. Os seus clientes empresariais e profissionais também são importantes, e trace também um perfil com os dados destes clientes e envie campanhas de email marketing e atribua também se possível descontos. Observe os seus comportamentos de compras. 

Sugestões

Crie uma estratégia que para alguém de ofertas exclusivas possam também ser vendas complementares.

Modalidades de pagamento adaptadas às dificuldades que possa estar a passar neste momento, ter isso em consideração demonstra que para si ele é importante.

 O foco é criar uma relação a longo prazo. 

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