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Automação de Marketing, o que é? Como posso utilizar e que ferramentas!

Odete Silva 13.03.20 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

Leu o título do artigo, e procura uma ferramenta que faça Marketing automaticamente. Não o queremos enganar, mas não existe nenhuma ferramenta que consiga fazer Marketing por si. Mas não desista. Automação de Marketing é aproveitar diversas ferramentas e procedimentos para implementar os conceitos de Marketing e conseguir tirar o máximo proveito.

No final deste artigo, deverá conseguir reconhecer ferramentas automatizadas e conseguir implementá-las.

Chat Bots

Vamos começar, a primeira que apresentamos são os Chat Bots. São chats que pode implementar no seu Website ou Loja Online e permite que os potenciais clientes comuniquem consigo. Em vez de levar os clientes a deixar uma mensagem através da página de contactos, que será sempre um processo demorado, o Chat ajuda a um contacto mais rápido e directo. A vantagem é que os Chat Bots respondem por si, iniciam uma conversa com um visitante do seu website ou dá respostas automáticas quando um visitante interage com o chat. Mas não se esqueça da regra, estar sempre disponível e atento para responder a todas as mensagens que o robot não conseguirá dar resposta. Pode utilizar o chat do Facebook ou outro disponível.

Email Marketing

Já deve ter recebido emails com divulgação de produtos, serviços, eventos ou conteúdos. Também pode usar esta ferramenta com o seus clientes. Não precisa de enviar emails a promover produtos ou serviços, pode criar conteúdos mais apelativos e ser criativo. Pode gerar bons resultados. Mas a boa notícia não é esta, se utilizar uma plataforma de gestão de newsletters, como o Egoi ou MailChimp, consegue analisar a quantidade de emails enviados, quantos foram abertos, rejeitados, os re-abertos e até os cliques. Esta análise permite determinar o que procuram os seus clientes nas suas comunicações e como pode melhorar os emails para gerar mais vendas. Ainda consegue segmentar contactos e reenviar comunicações, por exemplo, enviar novo Email para todos os utilizadores que abriram o seu último email. O Email Marketing também permite a automação, pode programar para o envio de automático quando existe um registo na sua Loja Online mas sem efectuar vendas ou mesmo quando existe um carrinho abandonado. Para saber mais sobre Email Marketing consulte o nosso artigo.

Formulários Personalizados

Já diz o Lidl, ninguém melhor que o cliente para vender o seu produto. Através de formulários pode chegar aos seus clientes e compreender a sua satisfação. Após uma compra envie um pedido de avaliação da compra, ou envie um questionário sobre um novo produto ou mesmo de avaliação do website. Os formulários podem ser enviados por email ou disponibilizar no seu website. Veja com atenção as respostas e implemente melhorias com as opiniões dos seus clientes. 

Call To Action

Um Call to Action, é uma chamada de atenção que pode colocar no site, portfólio, produto, serviço, numa newsletter ou outro suporte. Criar um botão ou links para o utilizador clicar. O destino pode ser um pedido de contacto, o preenchimento de um formulário ou mesmo mais conteúdo. Os Call to Action permite uma interacção com o seu cliente e ajudar o cliente a visualizar o conteúdo até ao fim.

Redes Sociais

A presença de uma marca ou empresa nas Redes Sociais é inevitável, e exige um grande esforço para a manutenção. Utilize os relatórios e estatísticas de cada rede social, faça um plano para as suas redes sociais. Determine os melhores dias e horários a publicar e o tipo de conteúdo que procuram. Continue a utilizar as redes sociais para monitorizar o comportamento dos seus seguidores, o alcance e todas as interacções.

Google Analytics

Uma excelente ferramenta que não pode deixar de usar é o Google Analytics. Pode integrar o seu site ou Loja Online com o Google Analytics e gerar relatórios. Identificar o público-alvo, visitas, comportamentos, canais, entre outros. Um conjunto de informação útil que o ajuda a tomar decisões, melhorias e a implementar novidades. Por exemplo, imagine que pretende actuar no mercado Espanhol, deverá analisar as visitas com o idioma espanhol ou provenientes de Espanha, para compreender se há algum interesse deste mercado no seu negócio. Outra potencialidade é na automação da publicidade online, permite identificar o público-alvo e criar publicidade para públicos idênticos, ou seja, “look a like”. Saiba mais sobre a potencialidade do Google Analytics.

Já tem uma lista de algumas sugestões que poderá implementar no seu negócio. Defina uma estratégia e continue a analisar e re-ajustar a sua estratégia para continuar a atingir os seus objectivos.

Ao implementar o conceito de Automação de Marketing conseguirá um melhor resultado junto de potenciais clientes e canalizar o funil das suas vendas. 

Acompanhe o nosso blog e saiba mais sobre como promover o seu negócio na Web e consulte a nossa equipa para eventuais dúvidas ou questões, através do email blog@livetech.pt

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