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Website: Já alguma vez se colocou no lugar do seu cliente?

23.08.16

É claro que o seu site é fácil de aceder e de usar. Isso é o que qualquer pessoa que o desenvolveu diria. Mas já alguma vez se colocou no lugar do seu cliente?

Já sabemos que o que realmente lhe interessa é saber se o seu  website vende os seus produtos ou serviços e se o seu cliente encontra o que procura de uma forma intuitiva.

Quando utilizamos um website todos os dias perdemos muitas vezes a capacidade de perceber os problemas de usabilidade e de nos colocarmos no lugar do nosso cliente.

Imagine que vai todos os dias à dispensa buscar os ingredientes para fazer o seu jantar.  Já alguma vez se perdeu na sua dispensa? Provavelmente não, qualquer pessoa que utilize a dispensa todos os dias sabe exactamente onde encontrar o que procura.

Agora imagine que está com convidados em casa e pede a um dos seus convidados para ir buscar uma garrafa de vinho, explicar-lhe exactamente onde pode encontrar a garrafa e mesmo assim ele não encontra.

Bem, o que lhe parece óbvio a si, pode não ser para outra pessoa que vai à sua dispensa pela primeira vez. Perdesse com facilidade ou não encontra o que procura simplesmente.

Tente colocar-se na posição de um cliente que visita o seu website pela primeira vez e responda às seguintes perguntas:

  • Encontro a informação que procuro de imediato?
  • O website oferece uma proposta de valor?
  • Entraria em contacto com a empresa para solicitar um orçamento?
  • Quais as expectativas que consigo criar depois de visitar o site?

Esta é uma boa forma de perceber os problemas de usabilidade e até mesmo de estrutura e conteúdo que o seu website pode ter.  No artigo de hoje vamos ajudá-lo a perceber a importância da experiência que a sua empresa fornece ao utilizador e como isso o pode ajudar a conquistar oportunidades de negocio. Todos nós sabemos que o importante nos dias de hoje é que os websites vendam.

Fazia um investimento num Ferrari se não tivesse carta de condução? Ou se não tivesse dinheiro para encher o depósito? Provavelmente não. Acha que ainda faz sentido realizar um investimento para a sua empresa quando não o pode rentabilizar?

Espero que depois de ler este artigo mude de opinião e perceba que o seu website tem de gerar resultados para a sua empresa. Caso, não consiga numa fase inicial, não desista. Vá melhorando sempre que for necessário, acompanhe os dados do Google Analytics e faça testes às diferentes páginas e conteúdos para tornar a sua proposta de valor mais eficaz.

Apresente uma proposta de valor clara

A maioria dos visitantes do seu site quando chegam pela primeira vez, tem apenas alguns segundos para saber o que precisam. E a sua empresa deve captar a sua atenção nesse curto espaço de tempo.

O seu website tem uma taxa de rejeição elevada? Então o problema pode estar na primeira página. Se não transmitir de uma forma eficaz a sua mensagem para o seu público-alvo é muito provável que ele vá visitar outras páginas de web e a sua empresa perca mais uma oportunidade.

Os seus visitantes querem saber exactamente o que é que a sua empresa pode fazer por eles, ou seja, como os pode ajudar a resolver um problema ou a satisfazer uma necessidade.

Torne claro o que tem para oferecer. Não se esqueça, que nos dias de hoje a concorrência também está online e facilmente o seu potencial cliente a encontra.

Tente destacar-se da linguagem comum das propostas que estamos habituados a ver. Comunique para os seus clientes. Por exemplo, a marca Vans comunica para quem anda de skater, é o seu público-alvo.

Perceba quem é o seu público-alvo e comunique para esse público. É óbvio que a Marca Vans vendem para qualquer pessoa que procure sapatilhas, mas não comunica para toda a gente.

Normalmente, a homepage deve proporcionar uma compreensão imediata do que a sua empresa é capaz de fazer pelos seus clientes.

Sabe exactamente o que a sua empresa é capaz de fazer, mas não parta do princípio que as pessoas que visitam o seu website o sabem.

As imagens fazem a diferença

As imagens no seu site tem duas funcionalidades: chamar atenção e transmitir informação muito rapidamente.

Os visitantes tem um maior envolvimento quando as páginas de web tem bons conteúdos. Evite imagens grandes sem grande informação. Essas imagens podem não demonstrar da melhor forma o que é que seu negócio faz.

As imagens no seu blog, por exemplo vão ajudar a tornar o conteúdo mais fácil de ler e aumentar o interesse pela mensagem que está a tentar transmitir.

Responsive - Adaptado para qualquer dispositivo

Garanta que o seu website está adaptado para todos os dispositivos tecnológicos, ou seja, computador, tablet e smartphones.

Os consumidores hoje em dia pesquisam online em qualquer hora, em qualquer lugar, não perca oportunidades e garante que os consumidores podem consultar a sua informação em qualquer momento.

Se quiser saber mais sobre este assunto consulte o link (Aqui) do nosso artigo sobre o que é responsive e qual a importância para a sua empresa.

Torne os processos mais simples e ajude o seu cliente a encontrar o que procura

Quando se trata de disponibilizar informação essencial como por exemplo os contactos ou pedidos de orçamento garanta que essa informação é facilmente encontrada e que está optimizada para conversão.

Torne esse processo o mais simples possível, ou seja, normalmente as pessoas não estão muito receptíveis em fornecer muitos dados na web e isso pode ser uma limitação. O visitante ao fornecer informação é porque realmente tem interesse no que a sua empresa tem para lhe oferecer. Facilite este processo e leve as pessoas a solicitar mais informação sobre o os seus produtos ou serviços e demonstre-lhe confiança no primeiro contacto, que tem com a sua marca.

Vamos lançar-lhe um desafio, encontre um amigo ou um familiar que seja imparcial e que lhe consiga dar um feedback construtivo.

Peça-lhe para usar o seu website, observe os seus comportamentos e faça perguntas, como por exemplo: Encontra a minha subscrição de newsletter? O meu pedido de orçamento?

Acredito que vai ficar surpreendido com os resultados e com as respostas que vai obter.

Caso, aceite o nosso desafio e queira partilhar a sua experiência connosco envio-nos um email para blog@livetech.pt.

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