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Loja Online: Como avaliar a melhor plataforma para vender online

30.08.16 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

A evolução da internet e das novas tecnologias veio revolucionar o mundo dos negócios. Hoje qualquer empresa pode estar em qualquer parte do mundo, a comercializar os seus produtos online sem sair de casa ou do escritório.

Esta é uma realidade que está alcance de qualquer empresa. A facilidade  de conseguirmos vender os nossos produtos ou serviços, alinhados com a segurança dos pagamentos online e a sistema de entregas flexível é um dos maiores factores de sucesso da economia online.

No artigo de hoje vamos dar-lhe orientações de como escolher a melhor plataforma para vender online.

Como o tema deste artigo trata-se do futuro da sua empresa, vamos certificar-nos que depois de ler o nosso artigo vai pensar e desenvolver o seu projecto online com alguma ponderação e acima de tudo consciente das decisões que está a tomar. O assunto é sério, vamos começar por lhe fazer algumas perguntas básicas para reflectir, em conjunto connosco.

Abria uma loja física sem pensar na sua localização? Na sua decoração? No atendimento ao cliente?

Hum, provavelmente não. Um bom gestor ou empresário tem o cuidado de responder a todas as estas perguntas e outras mais antes de realizar um investimento.

Em primeiro lugar, antes de começar a pesquisar as opções que tem disponíveis para criar a sua plataforma de vendas online, tire algum tempo para pensar e perceber como funciona o mercado online.  Tem amigos empresários que já estão a vender online? Faça perguntas, caso sinta necessidade fale com um profissional de marketing digital ou reúna a sua equipa de marketing ou de gestão e avaliem todas as possibilidades.

Ah, não se esqueça, pense a médio e longo prazo, tendo em mente o volume de vendas que quer atingir daqui a três anos ou até daqui cinco anos e quais as acções que vai desenvolver até lá, para manter o numero de visitantes na plataforma. Não deixe nada ao acaso. 

É fundamental que escolha a melhor solução ou seja aquela que o vai acompanhar por muito mais tempo. Antes de mais, entenda alguns pontos que devem ser avaliados por si:

Empresa vai fornecer a plataforma:

Avalie projectos já desenvolvidos pela empresa, ou seja, o seu portfólio.

Analise os comentários e os feedback online deixados por clientes.

Avalie o tipo de projecto que a empresa desenvolve, os projectos personalizados com design, programação, backoffice e funcionalidades à medida são sempre os mais adaptados a cada negócio.

É o tipo de projecto que o cliente sonha e a empresa realiza. Não existe qualquer limitação no desenvolvimento de uma plataforma online, desde o design até às funcionalidades.

Outros tipos de projecto, são projectos baseados em templates (compra de um template à escolha) ou até projectos desenvolvidos em soluções rápidas (exemplos de ferramentas online: wix, weebly).

Apesar de todas estas possibilidades existentes não se esqueça de ter em atenção que o design visa cumprir um conjunto de funções importantes, como por exemplo a usabilidade, a estética e a confiabilidade.

Avalie a plataforma em si:

Tem estrutura e recursos como por exemplo: url amigáveis, meta tags especificas ou optimização para motores de busca.

Permite a integração avançadas com sistemas de acompanhamentos, como por exemplo Google Analytics e Google Adwords

Até que ponto é possível personalizar? Sim essas plataformas tem limitações quando estamos a falar de personalização. As limitações são variáveis, mas normalmente estão relacionadas com questões de design, funcionalidades e não estão optimizadas para motores de busca.

A plataforma adapta-se a diferentes dispositivos?

Nos projectos que são desenvolvidos de raiz, por norma as agências de web já têm estas situações todas em consideração e realizam um acompanhamento muito mais personalizado.

Não se esqueça de pensar no seu cliente:

  • O design vai ser simples e de fácil navegação?
  • Facilmente vai encontrar os meus produtos online?
  • Tem a opção de várias formas de pagamento?
  • Tem um sistema de cupões com desconto?

Estes são alguns dos pontos que deve ter em consideração antes de escolher a solução que melhor se adapta às necessidades da sua empresa. No artigo da próxima semana, vamos continuar este tema, pois existem alguns tópicos interessantes a serem aprofundados. Encontramo-nos na próxima semana, no mesmo dia e a mesma hora.

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