• Marketing digital
  • Web development

Website: O plano que o vai ajudar a renovar o site da sua empresa

16.08.16 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

Quando está a chover e não temos um guarda-chuva sentimos a necessidade de adquirir um de imediato para não chegarmos molhados a todo o lado. Quando estamos desesperados qualquer guarda-chuva serve, desde que desempenhem a sua funcionalidade básica: proteger.

Não importa a cor, o tamanho, a  resistência,  se é pratico ou não, tomamos a decisão mais fácil e compramos a solução que nos vai resolver o problema no momento.

Essas soluções rápidas são satisfatórias num curto prazo, mas de certeza que ganhará mais se comprar uma solução adaptada às suas necessidades. Estamos de acordo?

O mesmo acontece com os websites, pode fazer o seu website em 30 dias mas temos a certeza que o resultado final será diferente se estiver focado em desenvolver uma solução que mais se adapta ao seu modelo de negócio.

Então, mas quais são as diferenças? Existem muitas variáveis, mas por norma um site que é construído em 30 dias está focado na aparência e nas funcionalidades. Desde que seja bonito e os botões funcionem, o site é considerado um sucesso. Contudo as empresas não podem ter essa atitude quando decidem actualizar os seus websites.

O website é a plataforma mais importante nas estratégias de marketing digital, uma actualização de um website precisa de ir além do aspecto. O seu foco deve ser cumprir os seus objectivos de negocio e combinar as estratégias no geral, como por exemplo as estratégias da marca nos diferentes canais de comunicação online (facebook, twitter).

Esse processo demora mais tempo do que colocar conteúdo apenas numa plataforma qualquer online e exibir a sua pagina de web. Mas quanto tempo é necessário?

Se tiver a planear o desenvolvimento de website com uma estratégia, isso pode demorar mais ou menos 6 meses. Existe um plano que pode ajudar as empresas a realizar este processo, vamos explicar-lhe no artigo de hoje como deve pensar antes de reformular o seu website.

Algumas notas: esse plano pode variar, depende muito da complexidade do website e da equipa que está a trabalhar nesse projecto.

Uma equipa interna tem os seus processos de trabalho que poderão afectar a programação do plano para reformular/actualizar o website. Normalmente os sites são desenvolvidos em parcerias com as agências de web, certifique-se que escolhe os profissionais certos para o desenvolvimento do seu projecto.

A comunicação entre a sua equipa interna e agência web tem que acontecer naturalmente, sem complicações, para que o processo de actualização seja mais eficiente para ambas as partes.

Neste artigo vamos explicar-lhe os passos necessários que deve seguir quando sente a necessidade de actualizar o seu website:

1 Passo: Analise o seu website

Tem que existir sempre um motivo para sentir a necessidade de alterar o seu website. Por isso, em primeiro lugar deve começar por avaliá-lo. A sua empresa deve perceber quais alterações necessárias a serem melhoradas no website.

Examine muito bem o website. O que é que acha que funciona? O que é que gostou mais? Esse exame, deve ir muito além destas perguntas básicas e de que uma avaliação pessoal: ele diz respeito aos números.

Estude e registe as métricas principais do website. Use e abuse do Google Analytics para perceber quais os indicadores que devem ser melhorados. Pode analisar por exemplo: tempo que utilizador está no seu website, a taxa de rejeição, a taxa de conversão e muito mais.

Além disso, realize um pequeno teste, escolha um grupo de pessoas e observe a forma como elas encontram as informação relevante dentro do seu website ou seja forma como elas se comportam. Faça perguntas, como por exemplo:

Encontra facilmente os meus serviços? Os meus contactos?

Encontra a minha politica de privacidade? A minha subscrição de newsletter?

Este teste simples, é uma excelente forma de realizar uma análise e detectar os problemas que devem ser corrigidos no novo website para a sua empresa. Facilite essas informações à sua equipa interna responsável pelo projecto ou agencia que vai desenvolver o seu website.

Assim que souber o que funciona para a sua empresa deve definir as metas e os objectivos que  deseja alcançar com as alterações a serem realizadas no website. Não deixe nada ao acaso!

2 Passo:  Analise o Conteúdo (Imagem, texto ou vídeo)

Não comprava um novo guarda-chuva, se o que tem satisfizer as suas necessárias a longo prazo. O mesmo acontece com website e o conteúdo.

O conteúdo do website precisa de ser analisado, verifique: as paginas antigas do site, como por exemplo a página do sobre nós e até mesmo a do blog; portfólios; estudos de caso ou outro material que pode ser necessário para o seu potencial cliente ou equipa de marketing.

Além disso, esta análise completa vai ajudar a agência de web a desenvolver a estrutura ideal para o seu novo website. Pode colocar esta informação toda num briefing e enviar para agência que vai ficar responsável por desenvolver uma plataforma de sucesso.

3 Passo: Arquitectura da Informação

Não comece por criar novo conteúdo para o website sem reunir com agencia de web que vai ficar responsável pelo projecto. Este profissionais são especializados na gestão e na arquitectura da informação das plataformas da web, solicite conselhos e defina em conjunto com eles a melhor forma de estruturar a informação. A vantagem de trabalhar com agências de web nestes processos, são o facto de eles já perceberem o que deve conter em cada pagina de web de forma a que o seu potencial cliente complete a jornada de compra dentro do seu website.

Caso, decida desenvolver o website internamente tente perceber qual o comportamento que o seu cliente tem até comprar ou realizar uma acção de conversão no website a definir uma estrutura.

Após definida a estrutura da informação, vem a parte mais fácil que é desenvolver tudo o conteúdo (vídeo, texto ou imagem) que vai conter no website. Normalmente é mais fácil criar o design do seu website quando o conteúdo já está definido do que ao contrario. Encaixar o conteúdo num design é muito mais complicado.

Já utilizou algum template de design para criar o seu website? Então sabe do que estou a falar.

As agências de web precisam de receber essa informação antecipadamente pois assim que o projecto é iniciado este deve ser desenvolvido num ambiente de parceia de forma a que ambas  as partes consigam desenvolver o seu trabalho e consigam cumprir com objectivos estabelecidos por ambas as partes, como por exemplo: cumprir os prazos de entrega da plataforma de web.

Caso, não tenha nenhuma equipa interna responsável pelo projecto e seja o responsável por articular o processo do desenvolvimento do website, aconselhamos a contratar uma agência que tenha serviços de marketing disponíveis ou um consultor que oriente nesta etapa de desenvolvimento do seu negocio.

4 Passo: Desenvolvimento

Já tem tudo o que queria e já sabe que o novo site vai ajudar a sua empresa a cumprir os objectivos definidos e a mover o consumidor para a compra no seu site. Está na hora de descansar. O seu trabalho está feito por agora.

Entregue toda a informação à agência de web e aguarde que o website seja desenvolvido. Os prazos de entrega podem variar de agência para agência, pois os métodos de trabalho são variados mas para que o seu site seja desenvolvido e pensado em todos os pormenores, deverá deixar o desenvolvimento decorrer normalmente, sem que o queira apressar. Depende do tipo de plataforma que queira desenvolver, mas pode levar entre 2 até 8 meses no desenvolvimento.

5 Passo: Antes do lançamento

Neste fase, por norma existe uma ajuda por parte das agências de web ou pelos profissionais responsáveis do projecto.

Irá receber formação sobre o backoffice e aprender a inserir todos os conteúdos no website. Ficando com total autonomia após o lançamento do site.

Deve seguidamente inserir o conteúdo desenvolvido e reformular caso seja necessário adaptá-lo à estrutura final, criada especificamente a pensar em si.

Além disso, está na altura de aplicar as suas estratégias de Seo. Pesquise as palavras-chaves com maior relevância para o seu negocio e optimize os mecanismos de pesquisa no site. Aplicando as melhores praticas de seo, antes de o colocar disponivel.

Verifique ainda: meta drescições, adicione links internos e verifique se as palavras-chaves estão de acordo com URL de cada pagina.

6 Passo: Lançamento

Está na altura de lançar o website, fique atento, algum erro que possa ser identificado numa fase inicial possa ser corrigido. Coloque em prática o seu plano de marketing digital e comece a vender mais online.

Estes são os 6 passos de um plano que pode seguir caso esteja a pensar em actualizar o seu website.

Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter e receba as nossas dicas semanais. Esperamos que este artigo lhe seja útil quando pensar em actualizar o seu website.

Tem um projecto para nós? Vamos falar sobre isso!
Pedir Orçamento Damos resposta rápida e sem compromisso
Pelo telefone? +351 913 447 690 Chamada para rede móvel nacional Rui Ferreira