• Marketing digital

Parte 1: O que é Inbound Marketing?

13.09.16

Falar de Inbound Marketing é sempre um desafio para nós enquanto profissionais de marketing.

O conceito é amplo e bem característico. É uma forma de Marketing que encaixa perfeitamente nas necessidades das empresas no digital.

A metodologia de Inbound Marketing segue uma sequência lógica de etapas que combinam na perfeição.

A estratégia de sucesso passa pelas seguintes fases: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.

Consideramos que esta é uma das melhores metodologias aplicadas por várias empresas no digital porque todas as etapas se complementam de forma inteligente e podem ser utilizadas por empresas que trabalham mercados B2B e B2C.

Atrair

Um site sem visitas não gera leads. Certo? E sem leads não há vendas e sem vendas a sustentabilidade da empresa fica em causa. Digamos que ninguém gosta de perder oportunidades de negócio.

Por esse motivo a primeira etapa da estratégia do Inbound Marketing é atrair, sem dúvida que não podia ser de outra maneira. Este é o início de toda a estratégia.

Como é que podemos fazer isto acontecer? Vamos explicar-lhe de uma forma breve como pode começar aplicar esta estratégia na sua empresa.

Blog

Usar blog como uma ferramenta de Marketing não é apenas desenvolver textos de forma aleatória sobre um determinado tema, é preciso planeamento.

O blog normalmente tem associado uma estratégia de marketing conteúdo de qualidade tendo por base a jornada do consumidor online e do público-alvo.
Além disso, ter um blog no seu website ou loja online não está relacionado apenas com orientação do seu público-alvo na jornada de compra online. Ele tem como principal objectivo construir um relacionamento com um público-alvo e aumentar a geração de leads mais qualificadas para o seu negócio.

SEO

Todos os dias são realizadas nos motores de busca cerca de 100 milhões de buscas no Google.

Cada resultado de pesquisa advém de uma necessidade que utilizador procura resolver, e é nesse momento que a sua empresa pode aparecer para criar uma interacção com esses resultados de buscas específicas.

O objectivo do SEO é situar o seu website/loja online em locais visíveis (Google) para todos os que fazem pesquisa relacionadas por um nicho/mercado encontrarem a sua empresa.

Os motores de busca oferecem sempre a melhor solução ao utilizador. O Google utiliza vários critérios para determinar se uma página do seu website/loja online é ou não válida para aparecer na primeira página dos resultados do Google.

Ter um blog com conteúdos interessantes e não estar nos primeiros resultados de pesquisa não faz qualquer sentido. Desenvolva estratégias de SEO de forma a aumentar a visibilidade da sua empresa nos motores de busca.

Links Patrocinados / Publicidade Online

Os anúncios pagos na Internet é visto por muitos profissionais como um erro no Inbound Marketing.

Bem, nós não partilhamos da mesma opinião. Até porque numa fase inicial de qualquer negócio deve existir um investimento mais elevado em publicidade para o dar a conhecer ao público-alvo.

Um anúncio bem feito no momento certo pode ser aplicado nas estratégias de Inbound Marketing porque os anúncios na internet permitem uma segmentação específica do público-alvo que a empresa deseja atingir, permitindo a empresa apresentar as suas soluções no momento certo e à hora certa para os utilizadores que estão procurando uma solução para o seu problema.
Existem muitas formas de fazer publicidade online (link para outro artigo nosso), vamos apenas dar 3 exemplos: Facebook Ads, anúncios de pesquisa (Motores busca Google) e anúncios em formato Banners na rede conteúdo (Rede Display Google).

Redes Sociais

As redes sociais são excelentes canais de comunicação. As empresas podem aumentar a notoriedade da suas marcas e por sequência aumentar o número de visitantes a um website ou loja online.

Estas plataformas são as rainhas do relacionamento, por isso são fundamentais numa estrategia de Inbound Marketing. Elabore um plano de redes sociais com objectivo claro de fornecer conteúdo relevante para o seu público-alvo.

As redes sociais permitem uma rápida divulgação de mensagens porque o utilizador pode compartilhar mais facilmente o conteúdo e alcançar rapidamente uma quantidade enorme de pessoas.

Converter

Como já tínhamos referido no início, todas as etapas do Inbound Marketing se complementam.

Depois de atrair os utilizadores ao website à sua empresa precisa de garantir que consegue conquistar uma conversão, ou seja que o visitante realize uma acção no seu website.

Ter um site com muitas visitas mas que não geram resultados não é benéfico para a sua empresa. Nem para esta estratégia de Marketing.

O investimento no desenvolvimento de um website novo é elevado. As empresas criam expectativas elevadas para rentabilizar esse investimento.

Para o ajudar a rentabilizar o investimento e a conseguir cumprir os seus objectivos do negócio vamos apresentar-lhe algumas soluções que o vão ajudar a transformar visitantes em Leads.

Criação de Ofertas:

Uma das melhores formas de conseguir transformar um visitante numa lead é oferecendo-lhe um incentivo extra para o levar a realizar uma acção.

Existem dois tipos de ofertas:

Directas:

Aquelas que estão directamente relacionadas com as vendas, como por exemplo um desconto no orçamento, demonstrações de produtos, teste etc.

Indirectas:
Estas ofertas estão focadas em estágios avançados da jornada de compra online, ou seja, tem como principal objectivo educar ou informar o visitante. Alguns formatos comuns deste tipo de ofertas são: Ferramentas, webinares, ebooks.

As ofertas indirectas no caso do Inbound Marketing são as mais preciosas no sucesso desta estratégia, isto porque elas é que vão resolver problemas específicos do seu público-alvo e posiciona a empresa como uma referência num determinado mercado.

Landing Page

As landing page são páginas criadas com um único objectivo: conversão. Quando estamos falar de transformar um visitante em leads estas páginas combinam na perfeição.

Isto porque estas paginas são desenvolvidas especificamente com objectivo de provocar no utilizador uma acção principal, ou seja, uma conversão.

Essas landing page costumam conter elementos básicos que ajudam nessa missão, como por exemplo: call-to-actions ou formulários.

Os profissionais responsáveis por estas landing pages tem de ter conhecimentos nas áreas de marketing e design. Então e porquê? A resposta é simples, o design é responsável por desenhar a pagina para alcançar os objectivos do marketing e o marketing normalmente é responsável por escrever a informação (texto) que é fundamental para os resultados do objectivo.

CRO

É a prática de optimizar para conversão, ou seja é uma forma de moldar a experiência do utilizador de uma forma amigável que o leve a realizar uma acção. Existem vários conceitos importantes como os textos com uma argumentação assertiva e os teste A/B.

 

Na próxima semana, vamos continuar a falar deste tema, acompanhe a segunda parte do artigo sobre as etapas de relacionar, vender e analisar.

Estas etapas que falamos hoje são muito importantes, comece por operacionalizar estas duas etapas e enquanto não conseguir resultados não pensem em tentar colocar as outras em prática. Voltamos a frisar, estas etapas complementam-se e só desta forma fazem qualquer sentido. Na Livetech usamos o Inbound Marketing na nossa estratégia digital. Até à próxima semana.

 

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