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Marketing: como criar um projecto de e-commerce

06.09.16 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

A criação ou elaboração de um plano para desenvolver a sua loja online é o primeiro passo para garantir o sucesso da sua empresa no mundo digital.

Um plano? Sim, um plano de e-commerce ou projecto. Pode atribuir-lhe o nome que entender desde que perceba a importância de o realizar depois de ler o nosso artigo.

Caso já tenha uma loja online criada e não esteja a conseguir alcançar os resultados que pretende pode sempre realizar este plano e perceber quais as soluções que o podem ajudar a potenciar o seu negócio.

Algumas empresas acreditam que para posicionar a sua empresa no comércio electrónico (loja online) é simplesmente criar ou desenvolver a plataforma de e-commerce e inserir produtos.

Criar a loja online é uma das etapas de operacionalização que deve estar definida no plano ou projecto.

Essa é apenas uma das etapas de operacionalização que deve estar definida no plano da loja online. Terá que ter em consideração outras etapas existentes que lhe vamos explicar hoje.

Existem outras etapas e factores que precisam de ser levados em consideração pela sua empresa, até mesmo para conseguir escolher a melhor plataforma de e-commerce.

Além disso, existem outras questões como por exemplo, os recursos humanos, logísticos, o atendimento ao cliente e o marketing que não podem ser deixados ao acaso.

Quando deixamos as coisas ao acaso o resultado não é muito positivo.

A sua empresa pode optar por não desenvolver um plano ou projecto de e-commerce e deixar isso ao acaso. Pode optar por não desenvolver este plano, mas no entanto, na falta de resultados, acabará por precisar da ajuda de profissionais para o ajudarem a definir uma estratégia para conseguir vender os seus produtos online. Não se esqueça não está sozinho no mercado. Comece já a pensar de forma competitiva.

Os negócios online também exigem planeamento detalhado de cada etapa de desenvolvimento que são necessários para criar um negócio no “mundo real”.

Voltamos a relembrar, abrir uma loja online sem fazer o devido planeamento é um risco para não conseguir alcançar os resultados que pretende com a sua loja online a meio e longo prazo.

O que é um projecto de e-commerce

É um estudo de factores conjunturais que envolvem o negócio e planeamento de todas as etapas necessárias para a implementação e operacionalização das actividades de uma loja online ou de outro modelo de negócios de e-commerce.

São analisados aspectos que envolvem a criação e operacionalização de uma loja online como:

  • Análise Modelo de negócios
  • Definição de proposta comercial
  • Escolha da melhor plataforma de comércio electrónico
  • Formas e sistemas de pagamentos
  • Logísticas para o envio e entregas de produtos
  • Gestão de Gama de produtos
  • Planeamento estratégico do Marketing Digital
  • Recursos humanos.

Estes não são os únicos aspectos mas vamos considerá-los como sendo os principais. Sabemos que existem outros que podem ser relevantes pois depende muito do modelo de negócio de cada empresa e da sua área de actuação no mercado.

Para o ajudarmos no seu trabalho vamos analisar algumas das diversas etapas da elaboração do projecto loja online e transmitir-lhe uma ideia do que estamos a falar em cada uma delas.

As etapas que não foram analisadas hoje,  pode nos consultar e teremos gosto em falar consigo, basta enviar um email para blog@livetech.pt e conversar com o nosso departamento de marketing.

Analise das variáveis de mercado

Antes de pensar na tecnologia e em outros aspectos operacionais da sua loja online, terá de verificar se o seu modelo de negócio é viável no comércio electrónico. O ambiente digital tem as suas características por isso o que funciona na sua loja física pode não funcionar no online.

O nosso concelho é simples, desenvolva uma estratégia integrada adaptada ao modelo de negócio e aos seus objectivos. Veja o negócio como um tudo e não como dois universos distintos, neste aspecto.

Em grande maioria dos casos, o modelo de negócios que as empresas já utilizam tem de ser adaptados ao comércio electrónico. Estamos a falar pela experiência que temos no desenvolvimento de projectos de lojas online.

Não vale apena estar a sacrificar margens ou aumentar os custos logísticos ou operacionais. Muitas empresas desistem de vender online os seus produtos e outras vão sobrevivendo com alguma dificuldade.

A melhor forma de evitar que isso aconteça é inovar nas estratégias e no modelo de negócio.

A escolha da plataforma de e-commerce

Esta é uma das etapas do projecto onde as empresas mais sentem dificuldade e perdidas. As opções disponíveis no mercado são muitas e os preços são ainda mais variáveis.

A escolha da plataforma de e-commerce é uma das etapas cruciais do seu projecto. É com ela que vai criar a loja online e ficar responsável pela gestão das mais variadas questões operacionais, como a gestão dos produtos, o controlo de pagamento, a gestão de stocks, entregas e as funções mais avançadas do marketing digital.

A sua empresa pode optar por uma plataforma de aluguer (shopify) ou então partir de uma plataforma open source ( wordpress/ prestashop) .

Lá está, depende do caso, optar por uma plataforma de e-commerce exclusiva até pode ser a melhor opção para a sua empresa.

O que vai determinar a sua decisão, em primeiro lugar são as necessidades da sua empresa, em segundo lugar o valor disponível para realizar o investimento.

O ideal é escolher a plataforma de e-commerce com a tecnologia que possa satisfazer todas as suas necessidades, com recursos do marketing digital, controlo de processos e expansões futuras.

A plataforma não deve ter uma estrutura muito rígida, convém que seja flexível em termos de estrutura visto que os comportamentos do consumo estão constantemente alterar. A plataforma deve estar preparada para uma adaptação rápida das estratégias de forma a manter o negócio competitivo e a satisfazer as necessidades dos seus clientes.

Planeamento estratégico do Marketing Digital

O marketing digital é dos factores que atribui mais diferenciação às empresas quando estamos a falar do comércio electrónico.

Sem um bom plano de marketing, a sua empresa terá dificuldade em escolher a plataforma e-commerce mais indicada para a satisfazer as necessidades dos profissionais de marketing para implementarem as suas estratégias.

A plataforma deve permitir a implementação de estratégias de SEO, a partilha nas redes sociais, a subscrição de newsletter e deve estar preparada para uma rápida analise dos dados da web.

Se não sabe ainda o que vai precisar para a sua loja online, corre o risco de escolher a plataforma errada pois esta não satisfaz as necessidades da sua empresa.

Além disso, temos uma outra questão que não pode ser esquecida. Também precisa de planear o investimento que necessário para divulgar a sua loja online, ou seja, em publicidade.

A estrutura de um plano de marketing digital tem no mínimo:

  • Uma estratégia de SEO
  • Um plano de Redes Sociais
  • Uma estratégia de Email Marketing

O marketing digital por si só também exige um bom planeamento. Como acaba de perceber estas três etapas que analisamos de uma forma muito breve são decisivas para o sucesso da sua empresa online.

A ideia que pretendemos com o artigo de hoje é que a criação da loja online em si é apenas um das etapas mas não deve ser a única preocupação das empresas. É importante analisar todas as variáveis envolvidas no seu negócio de forma a construir uma estrutura sustentável e sólida.

Caso queira esclarecer alguma duvida, não deixe de nos enviar um email.

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