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Marketing: Comece já a planear o próximo ano

04.10.16 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

O comportamento do mercado vem sofrendo mudanças cada vez mais profundas nos últimos anos, em virtude do processo de globalização e da utilização das novas tecnologias e dos médias.

Talvez, seja por isso, que nos dias de hoje seja fundamental a sua empresa ter um plano estratégico que a ajude a sobreviver às adversidades e a criar um diferencial no mercado. O plano estratégico está focado no crescimento do negócio, não é um plano de negócios.

O plano estratégico é um documento de uso diário interno nas empresas, que é constantemente ajustável às mudanças ambientais e serve como orientador das acções que dão rumo à empresa/organização garantindo que esta se encontra preparada para as adversidades que possam surgir no mercado.

Como sabemos da sua importância hoje decidimos alertar as empresas da necessidade que existe de começar já a planear o próximo ano e explicar-lhe a importância de ter um plano estratégico na sua empresa.

Digamos que a vantagem competitiva é o que garante a diferenciação da sua empresa no mercado, em que essa vantagem pode estar na forma como se relaciona com os seus clientes, nos seus recursos humanos, entre outros activos intangíveis que possam ser relevantes para a competitividade da sua empresa perante um mercado que pretende conquistar.

E é nesse mercado que o seu público-alvo o vai encontrar e compará-lo com os seus concorrentes directos e indirectos, respondendo à empresa através dos resultados finais das vendas, que é considerado uma métrica de desempenho numa organização.

A maioria das empresas tem conhecimento e compartilha da opinião de que o planeamento estratégico é determinante para o sucesso. No entanto, no seu dia-a-dia são poucas as que conhecem o verdadeiro benefício de uma empresa ter um plano estratégico, poucas são aquelas que tem objectivos definidos e claros que as orientam no caminho que pretendem percorrer ao longo da sua existência.

Tal como as pessoas as empresas também têm um ciclo de vida e é fundamental perceber em que fase do ciclo de vida a sua empresa se encontra antes de definir um plano estratégico de negócio.
Podemos considerar, de uma forma geral que planear uma empresa estrategicamente significa definir um método eficaz de utilização dos recursos disponíveis visando atingir um determinado posicionamento no mercado.

Ficou interessado no tema deste artigo? Acha que a sua empresa tem estas necessidades? Então vamos mostrar-lhe um modelo ou ferramenta que pode utilizar para definir o plano estratégico do seu negócio.
Apenas por curiosidade, este processo de planeamento foi apresentado pelo kotler em 1999. Curioso, não é? O mais engraçado é que este processo ainda hoje é utilizado e está completamente actual.

Determine os princípios essenciais do seu negócio

É a partir da missão e da visão da sua empresa que deve estabelecer as acções que serão implementadas, analisadas e acompanhadas para que se conquiste os objectivos e as metas estipuladas.

Analise o Ambiente interno (pontos fortes e fracos) e externo (oportunidades e ameaças)

É fundamental que perceba qual a posição actual da sua empresa no mercado e que conheça o ambiente em que ela está inserida. Identifique os pontos fortes e fracos, as principais ameaças e oportunidades e no fim terá realizado uma matriz Swot e é a partir dela que vai definir as várias estratégias para a sua empresa.

Defina os objectivos estratégicos a serem alcançáveis

Estes conceitos já não são novos, mas são fundamentais. A única razão da sua existência é o facto de as empresas terem a necessidade de se orientar no caminho a ser seguido para que consigam cumprir a sua missão em direcção à sua visão.

Vamos dar-lhe um exemplo de metas e objectivos para que não exista qualquer dúvida da mensagem que pretendemos transmitir. A meta indica as intenções gerais da empresa e os objectivos são as acções específicas e mensuráveis. Esta é a grande diferença entre estes dois conceitos.

Então, se a sua meta é lançar uma loja online no início do ano, os seus objectivos são a lista de tarefas que devem ser realizadas num determinado período de tempo.

Não se esqueça, todos objectivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com horizonte de tempo bem definidos.

Formulação estratégica

A formulação da estratégia é o plano que vai ajudar a empresa a atingir as metas e objectivos definidos nas etapas anteriores de forma a serem implementadas seguidamente.

Atenção que uma estratégia clara e com programas de apoio bem definidos podem não servir de nada se a empresa falhar na implementação. As empresas que aplicam melhor as suas estratégias obtêm mais lucros. Não se esqueça de elaborar um programa de apoio detalhado com os responsáveis, áreas envolvidas, recursos e prazos definidos.

Implementação

Está na hora de reunir todos departamentos necessários para realizar a sua implementação, estes processos devem de estar em sintonia com os seus recursos humanos.

As pessoas que trabalham na sua empresa devem compreender os valores da organização e compartilhar da mesma visão e missão da organização.

As maiores barreiras à implementação de uma estratégia está relacionado:

  • Visão: grande parte dos seus recursos humanos não conhece a visão da empresa, nem compreende a sua importância.
  • Motivação: A gestão dos seus recursos humanos é de extrema importância. Valorize os seus maiores activos.
  • Cultura: não existe a cultura da partilha e troca de ideias com frequência para melhorar as estratégias definidas. Isto é mais frequente em empresas em que a tomada decisão está focada apenas num pequeno grupo de pessoas e não existe atribuição de responsabilidades entre os diferentes departamentos.
  • Budget: muitas das vezes não existe um orçamento definido para a implementação das estratégias que foram definidas. Em Portugal este é um dos maiores factores do fracasso.

FeedBack e Controlo

À medida que implementa a sua estratégia, a sua empresa precisa de verificar os resultados e monitorizar os novos desenvolvimentos no ambiente interno e externo.

Não se esqueça da importância de um bom planeamento, caso esteja a pensar em desenvolver um website ou loja online está na altura de criar o seu projecto, conforme as necessidades da sua empresa de forma a conseguir conquistar as suas metas definidas. Já falamos anteriormente, no nosso blog na importância de elaborar um projecto de e-commerce ou website e nos tipos de projectos que existem. Garanta que vai começar um novo ano em grande.

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