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Loja online: como potencializar as suas vendas nas redes sociais

19.01.16

As redes sociais são hoje em dia, um instrumento imprescindível de marketing e comunicação das Marcas.

A rapidez de contacto entre as pessoas e as marcas permite as empresas potenciar as suas relações com os seus públicos-alvo, promovendo os seus produtos ou serviços e aumentando oportunidade de venda.

Além disso são ferramentas que permitem às marcas construir (ou destruir) uma reputação junto do consumido final dos seus produtos e serviços.

Nesse sentido, não basta estar presente numa rede social é necessário monitorizar o que as pessoas estão a dizer sobre a sua marca, produtos ou serviços, ouvir o consumidor e as opiniões que expressam de forma a agarrar todas as oportunidades que possam surgir.

Hoje vamos dar-lhe 5 sugestões que o vão ajudar a potenciar a sua loja online nas redes sociais:

Escolhas as redes sociais mas adequadas ao seu negócio e ao seu público-alvo

Cada vez mais o número de redes sociais aumenta. Estar bem em todas elas, nem sempre é possível. Até porque manter as redes sociais actualizadas dá bastante trabalho.

Por isso, foque-se nas redes sociais que são as melhores para a promoção dos seus produtos.

Onde estão os seus clientes? Esta é a pergunta que deve fazer antes de decidir. Esteja onde o seu público-alvo estiver presente. Deve ser a sua única preocupação.

Além disso, antes de tomar uma decisão tenha em atenção o conteúdo relacionado com a sua marca. Por exemplo: se vende sapatos para mulheres deve apostar em redes sociais que valorizem as imagens, como por exemplo Facebook ou Instagram. Se o seu público-alvo é essencialmente mulheres deve apostar por uma boa presença no Pinterest.

Crie ou mantenha um cronograma de publicações do conteúdo a utilizar e a diversificar nas diferentes redes sociais

Hoje em dia não basta criar conteúdo dos seus produtos para potenciar a sua marca ou aumentar as suas vendas. É preciso muito mais do que isso. Não construímos relacionamentos durante muito tempo quando simplesmente comunicamos produtos que estão disponíveis para compra. Nesse sentido é importante criar uma estratégia de marketing conteúdo de forma a conseguir construir um relacionamento ou conversa com o seu público-alvo durante muito tempo.

Antes de criar qualquer cronograma tente perceber qual o comportamento do seu consumidor e pergunte a si mesmo o que é que gostava de dizer nas redes sociais sobre a sua marca ou produtos.

Fale com o seu público, mantenha um fluxo constante de publicações. Crie hábitos nos consumidores de forma a identificarem de imediato que a sua marca está lá, quando ele precisa.

Incentive a interacção e o engajamento – conecte-se de verdade com seus clientes

As redes sociais não devem ser utilizadas com o propósito de vender mas sim de construir relações que acrescentam valor à sua marca.

Nesse sentido é preciso conversar com eles, ouça o seu público, responda às suas dúvidas e sugestões, incentive a interacção com a sua marca. Quando chegar à hora de decidir comprar um determinado produto ele não se vai esquecer da sua marca.

Utilize imagens para comunicar nas redes sociais para chamar atenção de verdade os seus clientes. Utilize vários tipos de conteúdo, texto, vídeo nas publicações.

Variar o tipo de conteúdo pode ser mais interessante para transmitir as mensagens que pretende.

Use as redes sociais para conhecer melhor o perfil do seu cliente

As redes sociais são uma excelente ferramenta para conhecer o seu público-alvo e até mesmo os seus concorrentes.

Tente perceber quais são os principais interesses dos seus consumidores. As redes sociais permite às marcas perceber quais são as suas principais necessidades, desejos e opiniões.

Use esse conhecimento para comunicar melhor com os seus clientes e potenciais clientes. Será bem mais fácil adaptar a sua comunicação de forma a potencializar as suas vendas online.

As redes sociais são a melhor forma de potenciar a sua marca

As recomendações de amigos e familiares sempre tiveram um peso importante na decisão de compra de qualquer produto.

Nos dias de hoje, o consumidor actual além de consultar as pessoas mais próximas, vão procurar informação em diferentes canais de comunicação. Nesse sentido, trate bem os seus clientes para aumentar a probabilidade de vendas quer online ou offline.

Invista num bom atendimento em todos os canais de comunicação para que a sua imagem online seja sempre positiva.

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