• Marketing digital

A importância da descrição dos produtos para o SEO: aumente as suas vendas online

26.01.16

No artigo de hoje vamos dar-lhe algumas dicas sobre o SEO e explicar como pode criar uma descrição de produtos com sucesso.

No artigo de hoje vamos dar-lhe algumas dicas sobre o SEO e explicar como pode criar uma descrição de produtos com sucesso.

Antes de lhe dar qualquer dica, vamos explica-lhe o que é o SEO e a sua importância para ampliar/aumentar as suas vendas em vários canais de comunicação online.

O termo de SEO, em inglês vem de Search Engine Optimization, que traduzido significa a optimização de motores de busca, ou seja, é um conjunto de técnicas utilizadas na produção de conteúdos optimizados que vai fazer com que os seus produtos fiquem mais visíveis para qualquer site de busca, como por exemplo, GOOGLE, BING, YAHOO, SAPO, entre outros.

O SEO não tem apenas uma importância enorme na descrição de produtos mas sim em varias plataformas de comunicação utilizadas pela sua empresa, como por exemplo um website, um artigo de um blog e até mesmo na sua loja online, como disse inicialmente existem um conjunto de técnicas adaptadas a cada plataforma que o podem ajudar a potenciar as suas vendas online.

Isto acontece porque o SEO é uma forma orgânica (não paga) de gerar mais tráfego (visitas) para os seus produtos e assim, consequentemente aumentar as suas vendas, sem que invista na compara de anúncios.

Consideramos que é importante que perceba que para se construir um bom SEO é preciso ter paciência, pois esta técnica requer muita criatividade, exclusividade de conteúdos e tempo, ou seja os resultados não são imediatos mas sim visíveis a longo prazo.

As duas perguntas mais frequentes colocadas pelos nossos clientes aqui na agência são:

  • Porque é que a minha loja online/ produtos não aparecem quando pesquiso online?
  • O que é que preciso de fazer para mudar esta situação?

De forma a esclarecer todas as pessoas que tenham dúvidas acerca deste assunto, vamos dar-lhe algumas dicas que o vão ajudar neste processo a partir da criação de conteúdo de qualidade, tornado visível a sua loja online ou produtos nas primeiras páginas de pesquisa nos motores de busca do Google, sem investimento de publicidade.

Utilize palavras-chaves

Antes de começar a produzir a descrição de qualquer produto, encontre as palavras-chaves necessárias para atrair potenciais clientes na descrição dos seus produtos.

O próximo passo é aumentar a densidade e a relevância das palavras-chaves na sua descrição, para isso poderá repetir as mesmas no decorrer do texto, mas tenha cuidado, não abuse porque isso também pode prejudicá-lo.

Outra dica interessante que o Google usa para identificar as palavras e a sua relevância é colocar na descrição as palavras-chave a negrito.

Produza títulos e descrição criativa e com conteúdo exclusivo

Se promove um produto em vários canais de comunicação online, não cometa o erro de copiar e colar o mesmo título e descrição em todos eles.

Apesar de muitos dos produtos serem da mesma gama não tem mal, adicione-lhe palavras exclusivas que possam diferenciar os seus produtos.

Seo nas imagens do seu produto

Nas imagens dos produtos precisa de reforçar as palavras-chaves relacionando-as com as imagens.

Assim, como os títulos dos produtos é importante, nas imagens também é importante que não tenham nomes genéricos, como por exemplo: Imagem 0001; Imagem 0002, isso faz com que as suas imagens se percam no meio dos milhares de fotos que existem no Google, procure guardar as suas imagens com o nome dos seus produtos.

Procure dar preferência aos formatos: JPG, PNG, e GIF, pois além de serem formato padrões para a WEB, esses formatos são os melhores para serem indexados pelos motores de busca o que ajudaria na sua entrada para as primeiras páginas nos motores de busca.

Não esconda informações relevantes sobre o produto

Não omita informação relevante sobre o produto. Descreva todas as características que são importantes para o seu cliente.

Fale sobre o material que foi utilizado no produto, a maneira que foi produzido, as dimensões, a durabilidade do produto, em fim, tudo o que ache relevante um cliente saber antes de comparar o seu produto.

Não dê margens para dúvidas, pois dificilmente ele entrara em contacto consigo para fazer essas perguntas, uma vez que existe milhares de outras lojas ao clique de um botão.

Faça com que o seu cliente se sinta seguro em adquirir os produtos que tem para venda, demonstre em palavras o diferencial do material que comercializa e deixe claro que no momento de comprar o seu produto é a melhor opção.

Estas são apenas algumas dicas importantes. Caso queira saber mais sobre algum destes temas, envie um email para blog@livetech.pt.

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