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Precisa de um logótipo novo? Sim ou Não? Como saber? Nós explicamos

05.04.16 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

Não interessa a dimensão da sua empresa, o logótipo é a forma que permite com que os seus clientes reconheçam de imediato a sua marca com um simples olhar, no mercado em que esta se encontra inserida.

Talvez, seja a peça-chave da Identidade Corporativa por apresentar a sua empresa, num único símbolo. Além disso, é a ligação visual mais forte, com a mensagem que a empresa quer transmitir para os seus clientes.

Este deve representar o que é diferenciador no seu negócio e o que distingue dos seus concorrentes no mercado onde está inserido.

Portanto, vamos considerá-lo um dos aspectos mais relevantes da sua empresa, no nosso artigo de hoje. De uma forma simples, vamos explicar-lhe como saber se a sua empresa precisa de um logótipo novo.

Não existe uma altura ou um momento ideal para realizar um rebranding , mas quando decidir realizar qualquer alteração contrate um profissional de design já com alguma experiência.

Realizar estas alterações de design pode ter consequências para a sua empresa se o seu público alvo não perceber a mensagem que quer transmitir para que não corra o risco de ser mal interpretado.

Melhorar o design do seu logótipo ou até mesmo fazer um novo design é uma das melhores formas de mostrar aos seus clientes que o seu negócio está a fazer uma mudança positiva.

Normalmente as empresas sentem a necessidade de mudar os seus logótipos quando elas próprias mudam ou evoluem os seus negócios e principalmente quando as tendências de consumo se alteram de forma a permanecerem mais próximas dos seus clientes e potencias clientes.

O mundo muda a uma velocidade incalculável e todos nós mudamos com eles, os logótipos não fogem à regra. As marcas como Google, Apple, Facebook são um exemplo muito claro disso. Basta realizar uma pequena pesquisa na internet para perceber do que estamos a falar.

Hoje vamos fazer-lhe algumas questões com o objectivo de ajudar a perceber se está na altura de realizar essas mudanças na sua marca, mantendo a competitividade face a um mercado que exige cada vez mais diferenciação.

1- Está satisfeito com o seu logótipo? Identifica-se com ele?

No início de qualquer negócio é muito comum não existir os recursos necessários para o desenvolvimento de uma identidade corporativa coerente com o seu público-alvo.

Caso tenha a oportunidade de o fazer neste momento não hesite. Inove e mantenha isso presente no dia-a-dia da sua empresa. É importante que goste do seu logótipo e que se identifique com ele.

2- O seu logótipo é responsive?

Se o seu logótipo fica elegível quando utilizado em redes sociais ou no seu website este pode ser um dos sintomas que lhe dá a entender que está na altura de realizar um rebranding de forma adaptar a sua marca ao ambiente digital.

As redes sociais fazem parte do nosso dia-a-dia, muitas das vezes os potências clientes tem um primeiro contacto com a sua marca. Certifique-se que a sua marca tem uma boa presença online e que o seu logótipo não fica irreconhecível ou demasiado pequeno nos diferentes canais de comunicação que utiliza no ambiente digital.

Mudar para um design mais simples pode ser uma das soluções.

3- O seu logótipo está ultrapassado ou não se distingue da concorrência?

São raros os logótipos que hoje em dia são intemporais. Nesse sentido, muitas das vezes existe uma necessidade de mudar as cores, a tipologia para que este se mantenha actual face as alterações do mercado.

Se a sua empresa está em crescimento para mercados internacionais, por exemplo deve repensar no logótipo a uma escala mundial. Adaptado a uma economia de escala de forma a ajudar na internacionalização, este pode ser mais um dos factores que o podem levar alterar o seu logótipo.

O mercado empresarial está cada vez mais competitivo, os seus concorrentes cada vez mais procuram uma forma de diferenciar. E a sua empresa?

Já pensou que o seu logótipo transmite essa diferenciação?  Se o seu logótipo é muito idêntico ao da sua concorrência também pode ser considerado ultrapassado. Já para não dizer que este pode gerar confusão na cabeça dos seus clientes ou potenciais clientes.

Se não se destaca, não é reconhecido como marca alternativa.

4- Que mensagem transmite o seu logótipo?

Independentemente do mercado em que a sua empresa está inserida, o seu logótipo deve estar adaptado a esse mercado.

Por exemplo:

Se a sua empresa estiver inserido b2c (empresas para consumidor final) o seu logótipo deve transmitir uma mensagem emotiva pois o seu público-alvo está mais receptivo e gosta de sentir especial.

Se a sua empresa estiver inserida no mercado b2b (empresas para empresas) o seu logótipo deve transmitir profissionalismo, confiança e qualidade visto que o seu público-alvo procura isso mesmo.

Estas mudanças devem ser devidamente analisadas e não tomadas de animo leve. Recolha feedback de diferentes profissionais nas áreas do marketing, comunicação e junto dos seus clientes.

Por último, fale com um designer profissional, este deve aconselhar ou ajudar a definir qual o melhor caminho a seguir nestas alterações.

Na Livetech temos profissionais capazes de o orientar nestas mudanças, caso sinta necessidade de o fazer.

Além disso, pode sempre enviar-nos um email (blog@livetech.pt) para esclarecer qualquer dúvida que tenha ficado acerca deste assunto. Falamos consigo com todo o gosto.

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