• Design

Design: O que não deve fazer com o seu logótipo

12.04.16

A aplicação dos logótipos pelas empresas é muitas vezes efectuada de uma forma incorrecta. Este assunto pode-lhe parecer pouco relevante mas garantimos que está equivocado.

No artigo de hoje, vamos ajudá-lo a perceber quais são esses erros e porque é que não os deve cometer.

O manual de normas gráficas é considerado um instrumento de trabalho que visa definir um conjunto de regras e recomendações que garantem a aplicação correcta do logótipo. Este é entregue à sua empresa pelos profissionais de design e deve ser utilizado e não ignorado.

As regras e as recomendações definidas pelos profissionais visam garantir a coerência e a eficácia da comunicação, fortalecendo a identificação da sua marca juntos dos diferentes públicos-alvo.

Os erros mais comuns na aplicação dos logótipos são:

O que não fazer com o seu logótipo

  1. Não respeitar a proporcionalidade
  2. Trocar posições de cores
  3. Utilização de contornos
  4. Troca da posição dos elementos não prevista
  5. Cores incorrectas
  6. Falta de elementos e uso incorrecto nos diferentes fundos

1. Quando altera o tamanho do seu logótipo deve ter em atenção se o está a efectuar de uma forma proporcional ou seja se aumenta na horizontal  tem de haver um aumento vertical idêntico.

2/5. O profissional prevê as cores que melhor se adequam à imagem que pretende transmitir com o seu logótipo, portanto não deve de forma alguma utilizar uma conjugação de cores não prevista no manual de normas.

3. Se o contorno ficasse bem no seu logótipo, o profissional que o desenvolveu previa a sua utilização. Não acha?

4. O seu logótipo foi pensado para que exista um forte reconhecimento da sua marca. Quando troca a posição dos diferentes elementos sem estudo prévio pode colocar em causa a sua coerência e reconhecimento.

6. Sempre que seja necessário reproduzir o logótipo sobre fundos fotográficos, deve ser utilizada a versão prevista pelo profissional de design de modo a garantir o máximo contraste entre a imagem e o logótipo, possibilitando assim uma boa leitura do mesmo.

Vamos utilizar o nosso logótipo como exemplo para que perceba como deve fazer uma boa utilização do seu:

O que não fazer com o seu logótipo

Esperamos que tenha percebido a importância de manter a sua coerência visual da sua marca, nos diferentes meios ou canais de comunicação que vai utilizar para aumentar a notoriedade e credibilidade da sua empresa.

Caso, tenha alguma duvida envie um email para blog@livetech.pt

O nosso departamento de design vai responder a todas as suas questões.

Tem um projecto para nós? Vamos falar sobre isso!
Agendar Reunião Damos resposta rápida e sem compromisso
Pelo telefone? +351 911 004 783 Bruno Oliveira
We use cookies to provide you with a better service. Carry on browsing if you're happy with this, or view our Privacy & Cookie Policy