• Marketing digital

Como montar uma estratégia para redes sociais?

Ana Santiago 26.04.22 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

Sabia que, segundo estudo da GWI, 64% dos consumidores descobre marcas e produtos através das redes sociais?

É por isso que a presença da sua marca nas redes sociais, é fundamental!

No entanto, não basta estar presente nas redes sociais, é preciso criar uma estratégia, apostar em bons conteúdos e postar com regularidade e para isso precisa de um gestor de redes sociais.

O que faz um gestor de redes sociais?

Faz toda a gestão das redes sociais das marcas:

  • Cria o conteúdo, ou seja, é responsável pela parte criativa
  • Programa as publicações
  • Monitoriza as interacções
  • Analisa as métricas e os indicadores
  • Atende o público através dos comentários e mensagens privadas.

No que diz respeito às redes sociais, as principais são o Facebook, o Instagram, o LinkedIn, o Twitter, o Youtube, o WhatsApp e mais recentemente o Tik Tok.

Uma questão muito importante associada a cada rede social, é que cada uma tem o seu alvo específico e a sua maneira específica de comunicar. 

No TikTok, por exemplo, a comunicação é por vídeo e é uma rede social mais direccionada neste momento para os mais jovens. O Facebook, por outro lado, tem vários formatos a explorar: imagem, vídeo, storie e texto e é uma rede social que engloba praticamente todas as faixas etárias.

Como montar uma estratégia de marketing para redes sociais?

Primeiro deverá escolher as redes sociais em que vai apostar. Para isso precisa de 3 coisas:

  • Conhecer cada rede social, como ela funciona e como se comporta o seu público.
  • Definir a sua persona, para perceber em que rede social ela está e como tem de comunicar para a mesma.
  • Analisar a sua concorrência, para perceber como comunicam e tentar fazer melhor para se diferenciar.
  • Fazer uma análise à logística necessária para perceber se vai conseguir dar conta de tudo aquilo que pretende fazer, porque não adianta ter a sua marca em cinco redes sociais se não conseguir criar conteúdo para as cinco. É preferível ter presença em apenas duas redes sociais, mas ter sempre conteúdo de valor e serem actualizadas com regularidade.

 

Como planear os conteúdos para as Redes Sociais!

Para fazer esse planeamento, sugerimos que faça uma pesquisa sobre os dias e épocas mais importantes para o seu negócio

Faça também, uma visita às redes sociais da sua concorrência e perceba o que elas fazem bem e o que não fazem tão bem e trabalhe isso a seu favor. É importante ter em consideração que, muitas vezes, a concorrência não está no caminho certo e é fundamental saber distinguir, para não cair no mesmo erro. Marque pela diferença!

Coloque-se no lugar da sua persona e perceba o que pode fazer para gerar interesse nela. Geralmente as pessoas gostam de conteúdo leve, engraçado e de valor. Marcas que se focam em mostrar só produto, estão a ir pelo caminho errado. 

O que é necessário para fazer a publicação?

Prepare as imagens ou vídeos que planeou. Imagens e vídeos apelativos são de extrema importância, porque são a primeira coisa que a pessoa vê quando faz scroll numa redes social. É importante causar o impacto suficiente para fazer a pessoa parar na sua publicação e aí sim, complementar com um copy impactante. 

Escreva o copy. O copy é o texto que está na legenda da publicação ou mesmo na imagem em si. Este é um passo absolutamente fundamental, porque um bom copy, pode realmente fazer a diferença na sua publicação. Dica: Utilize sempre um bom CTA (Call to Action).

Tire proveito dos vários tipos de publicação que existem ao dispor da rede social em que está a trabalhar (imagem, vídeo, stories, reels, links). Cada uma delas tem a sua vantagem (é só explorar e perceber qual a que funciona melhor para si e para o seu público).

Faça o agendamento das suas publicações. O Meta Business Suite, permite agendar publicações para o Facebook e o Instagram. Dessa forma pode agendar no início da semana, as suas publicações da semana toda e escolher o horário para cada uma, sem ter de se preocupar mais com isso. 

Que dados devemos analisar nas publicações?

As métricas mais importantes ao analisar os resultados são:

  • Alcance
  • Reacções
  • Cliques
  • Crescimento

O Alcance diz-lhe quantas pessoas viram a sua publicação

As Reacções mostram quantas pessoas interagiram com o seu conteúdo, ou seja quantos gostos obteve e quantos comentários e partilhas gerou. 

Os Cliques apresentam o número de vezes que aquela publicação foi clicada. Se for uma imagem, é cliques na imagem, se for link, é cliques no link. 

O Crescimento é o que vai indicar quanto a sua página está a crescer, em termos de seguidores ou gostos. 

Depois de analisar os resultados, irá perceber que tipo de publicação resulta melhor, a que horas e a que horas obtém mais alcance ou mais reacções. Dessa forma, poderá ajustar nas próximas publicações, até encontrar o ideal para a sua marca.

Estas foram algumas dicas sobre redes sociais e como implementar uma estratégia de marketing nas mesmas. 

No entanto, as redes sociais funcionam à base de algoritmos, que por vezes podem ser traiçoeiros, para além do alcance orgânico que está a diminuir. Por esse motivo as marcas têm dificuldade em crescer organicamente. 

A melhor maneira de combater isso são anúncios, uma vez que através deles, consegue alcançar um maior número de pessoas e consegue ainda segmentar para um grupo de pessoas específico que seja do seu interesse. 

Contudo, os anúncios são uma parte muito importante das redes sociais e cada vez mais se mostram como fundamentais na sua estratégia, por isso há muito a dizer sobre eles. 

Deixamos isso para uma próxima. Fique atento, vai valer a pena! 

 

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