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O que é Facebook Ads e como funciona?

Ana Santiago 26.05.22 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

Tal como prometido no final do artigo sobre redes sociais, hoje falamos sobre Facebook Ads. 

Nesse artigo terminei a referir que o alcance orgânico do Facebook era cada vez mais baixo. Para combater isso, a melhor forma é investir em anúncios pagos. 

O que é o Facebook Ads?

Então, Facebook Ads é o sistema pago de anúncios do Facebook. É um formato de anúncio com bastante eficácia graças à grande capacidade de segmentação.

Vejamos por exemplo, a diferença entre ter um anúncio pago no Facebook ou ter um Outdoor na rua com publicidade à sua empresa. 

Facebook Ads vs Outdoor

Através do Facebook Ads é possível segmentar a nossa comunicação para quem realmente tem interesse.

vs

Um Outdoor toda a gente vê e poucos absorvem. Ou seja, ao colocar o outdoor pode nem sequer chegar a impactar as pessoas que realmente têm interesse na sua marca. 

Facebook Ads é um investimento mensurável. Através de várias métricas, podemos perceber quantas pessoas foram impactadas e quantas clicaram no anúncio, por exemplo.

vs

Através de um Outdoor não dá para saber se e quantas pessoas foram impactadas. 

 

Vantagens de investir em anúncios no Facebook

Posto isto, os motivos para investir no Facebook são vários. Vejamos alguns:

  • Precisão na segmentação do público;
  • Diversidade de formatos (imagem, vídeo, link);
  • Permite medir o retorno sobre o investimento
  • Possibilidade de interacção com o público;
  • Ajuda no crescimento no número de seguidores da sua marca; 
  • Facilidade em medir os resultados
  • Faz com que seu conteúdo alcance um número maior de pessoas, com um investimento baixo.
  • Aumento do tráfego na página da sua empresa;
  • Ampliação da sua lista de contactos;
  • Mais facilidade na venda de produtos e serviços;
  • Baixo valor de investimento comparado com outros meios de publicidade. 

 

Como fazer a sua campanha de Facebook Ads, em 4 passos:

1 - Definir os objectivos 

Defina qual o objectivo que quer alcançar com o anúncio:

  • Vender;
  • Gerar tráfego para o site;
  • Criar interacções;
  • Gerar leads.

2 - Elaborar a parte criativa

A parte “criativa” de um anúncio é composta por todos os elementos que compõem visualmente o seu anúncio. Existem os seguintes formatos de anúncio:

  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Carrossel.

3 - Definir o público-alvo 

Pode segmentar o seu público-alvo (Idade, género, localização, interesses, nível de escolaridade e comportamentos). O Facebook permite seleccionar ainda três tipos diferentes de públicos:

  • Públicos Principais:  É uma audiência criada a partir de dados demográficos: Idade, género, localização, interesses, nível de escolaridade e comportamentos.
  • Públicos Personalizados: Permite entrar em contacto com as pessoas que já conhece (Clientes e potenciais clientes / Visitas ao website ou loja online / Utilizadores da sua App).
  • Públicos Semelhantes: Permite utilizar as informações dos seus clientes para encontrar pessoas com interesses semelhantes no Facebook. É uma ferramenta que ajuda a aumentar a probabilidade de alcançar pessoas que têm interesse no seu negócio. 

4 - O investimento

Pode optar pela opção de orçamento diário ou de orçamento total. As métricas a ter em conta ao investir numa campanha de Facebook Ads são:

  • Click Through Rate (CTR) – É a taxa de cliques proporcional às visualizações totais daquela publicidade. Ou seja, é o número de cliques que o anúncio recebe dividido pelo número de vezes que é exibido: cliques / impressões = CTR.

Por exemplo, se tivesse 5 cliques e 100 impressões, a sua CTR seria de 5%.

  • Custo Por Clique (CPC) - É o custo para cada clique no seu anúncio. É o custo total do anúncio a dividir pelo número total de cliques.

Por exemplo: Se o anúncio recebe dois cliques, para um custo total de 0,60 €. Tem de dividir 0,60 € (o custo total) por 2 (o número total de cliques) para obter um CPC médio de 0,30 €.

  • Custo Por Acção (CPA) - É o custo médio por cada uma das acções que os utilizadores realizarem no seu anúncio. É calculado ao dividir o custo total campanha / anúncio pelo número total de conversões: custo total / número total de conversões = CPA.

Por exemplo, se o seu anúncio tiver 2 conversões, com um custo total de 6 €, o seu CPA médio para essas conversões é de 3 €.

  • Custo por 1.000 impressões (CPM) – Indica quanto está a investir a cada mil impressões do seu anúncio. Ou seja, é o custo total do anúncio a dividir pelo total de impressões a multiplicar por 1000.

Por exemplo, se tivermos um anúncio com 30.000 impressões e o custo total do anúncio for 150, então o CPM é de 5, resultado da fórmula: 150/30.000 * 1000 = 5.

Por último, assim que realizar o seu primeiro anúncio deve acompanhar o seu desempenho. Caso seja necessário optimizar o anúncio para atingir melhores resultados, poderá editá-lo. 

 

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