Vamos falar sobre isso!
O que é Facebook Ads e como funciona?
Ana Santiago 26.05.22 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidadeTal como prometido no final do artigo sobre redes sociais, hoje falamos sobre Facebook Ads.
Nesse artigo terminei a referir que o alcance orgânico do Facebook era cada vez mais baixo. Para combater isso, a melhor forma é investir em anúncios pagos.
O que é o Facebook Ads?
Então, Facebook Ads é o sistema pago de anúncios do Facebook. É um formato de anúncio com bastante eficácia graças à grande capacidade de segmentação.
Vejamos por exemplo, a diferença entre ter um anúncio pago no Facebook ou ter um Outdoor na rua com publicidade à sua empresa.
Facebook Ads vs Outdoor
Através do Facebook Ads é possível segmentar a nossa comunicação para quem realmente tem interesse.
vs
Um Outdoor toda a gente vê e poucos absorvem. Ou seja, ao colocar o outdoor pode nem sequer chegar a impactar as pessoas que realmente têm interesse na sua marca.
Facebook Ads é um investimento mensurável. Através de várias métricas, podemos perceber quantas pessoas foram impactadas e quantas clicaram no anúncio, por exemplo.
vs
Através de um Outdoor não dá para saber se e quantas pessoas foram impactadas.
Vantagens de investir em anúncios no Facebook
Posto isto, os motivos para investir no Facebook são vários. Vejamos alguns:
- Precisão na segmentação do público;
- Diversidade de formatos (imagem, vídeo, link);
- Permite medir o retorno sobre o investimento;
- Possibilidade de interacção com o público;
- Ajuda no crescimento no número de seguidores da sua marca;
- Facilidade em medir os resultados;
- Faz com que seu conteúdo alcance um número maior de pessoas, com um investimento baixo.
- Aumento do tráfego na página da sua empresa;
- Ampliação da sua lista de contactos;
- Mais facilidade na venda de produtos e serviços;
- Baixo valor de investimento comparado com outros meios de publicidade.
Como fazer a sua campanha de Facebook Ads, em 4 passos:
1 - Definir os objectivos
Defina qual o objectivo que quer alcançar com o anúncio:
- Vender;
- Gerar tráfego para o site;
- Criar interacções;
- Gerar leads.
2 - Elaborar a parte criativa
A parte “criativa” de um anúncio é composta por todos os elementos que compõem visualmente o seu anúncio. Existem os seguintes formatos de anúncio:
- Fotos;
- Vídeos;
- Carrossel.
3 - Definir o público-alvo
Pode segmentar o seu público-alvo (Idade, género, localização, interesses, nível de escolaridade e comportamentos). O Facebook permite seleccionar ainda três tipos diferentes de públicos:
- Públicos Principais: É uma audiência criada a partir de dados demográficos: Idade, género, localização, interesses, nível de escolaridade e comportamentos.
- Públicos Personalizados: Permite entrar em contacto com as pessoas que já conhece (Clientes e potenciais clientes / Visitas ao website ou loja online / Utilizadores da sua App).
- Públicos Semelhantes: Permite utilizar as informações dos seus clientes para encontrar pessoas com interesses semelhantes no Facebook. É uma ferramenta que ajuda a aumentar a probabilidade de alcançar pessoas que têm interesse no seu negócio.
4 - O investimento
Pode optar pela opção de orçamento diário ou de orçamento total. As métricas a ter em conta ao investir numa campanha de Facebook Ads são:
- Click Through Rate (CTR) – É a taxa de cliques proporcional às visualizações totais daquela publicidade. Ou seja, é o número de cliques que o anúncio recebe dividido pelo número de vezes que é exibido: cliques / impressões = CTR.
Por exemplo, se tivesse 5 cliques e 100 impressões, a sua CTR seria de 5%.
- Custo Por Clique (CPC) - É o custo para cada clique no seu anúncio. É o custo total do anúncio a dividir pelo número total de cliques.
Por exemplo: Se o anúncio recebe dois cliques, para um custo total de 0,60 €. Tem de dividir 0,60 € (o custo total) por 2 (o número total de cliques) para obter um CPC médio de 0,30 €.
- Custo Por Acção (CPA) - É o custo médio por cada uma das acções que os utilizadores realizarem no seu anúncio. É calculado ao dividir o custo total campanha / anúncio pelo número total de conversões: custo total / número total de conversões = CPA.
Por exemplo, se o seu anúncio tiver 2 conversões, com um custo total de 6 €, o seu CPA médio para essas conversões é de 3 €.
- Custo por 1.000 impressões (CPM) – Indica quanto está a investir a cada mil impressões do seu anúncio. Ou seja, é o custo total do anúncio a dividir pelo total de impressões a multiplicar por 1000.
Por exemplo, se tivermos um anúncio com 30.000 impressões e o custo total do anúncio for 150, então o CPM é de 5, resultado da fórmula: 150/30.000 * 1000 = 5.
Por último, assim que realizar o seu primeiro anúncio deve acompanhar o seu desempenho. Caso seja necessário optimizar o anúncio para atingir melhores resultados, poderá editá-lo.
Quer evoluir a sua marca através de Facebook Ads? Então já deu o primeiro passo!
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