Vamos falar sobre isso!
Redes Sociais: Dicas para criar uma estratégia de conteúdo no Instagram
16.05.17 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidadeNos últimos anos, o Instagram tornou-se a rede social com maior crescimento em todo o mundo e em Portugal é a rede social com mais utilizadores, logo a seguir ao Facebook.
Para ajudar a potenciar a sua empresa nesta rede social, criamos este artigo com as melhores estratégias de conteúdo e com algumas dicas para iniciantes.
Aqui ficam algumas dicas de estratégia.
Defina objectivos claros
Se considerar que o Instagram é uma plataforma que vai de encontro às suas estratégias de marketing, os seus objectivos podem ser:
- Aumentar o reconhecimento da Marca
- Alcançar novos clientes
- Fidelizar clientes
Escolha os seus objectivos que possam ser alcançados nesta rede social. Tenha o cuidado de não optar por demasiados objectivos, pois o mais provável é que acabe por perder o foco.
Escolha temas para contar histórias
Existem sempre temáticas que estão relacionada com o seu conceito de Marca, escolha as que sejam mais fáceis de comunicar de forma criativa por imagens. Crie conteúdo que sigam esses temas e apresente publicações diversificadas que mantenham a uniformidade ao longo do tempo.
Tire tempo para criar conteúdo de qualidade em diferentes formatos (imagem - vídeo)
É importante que a sua equipa de marketing tire algum tempo para aprender com outras marcas influentes a criar conteúdo que seja diferenciador para a sua marca. Analise a concorrência directa e os influenciadores dentro da rede social com os melhores resultados.
No blog oficial do Instagram também pode encontrar casos de sucessos de acções desenvolvidas na rede social. Inspire-se e tire o máximo proveito desta rede social.
Outras dicas simples para quem está a começar
Logótipo - recomendamos que utilize o símbolo ou logotipo da empresa com as seguintes dimensões: 110 X 110. Lembre-se que o seu logotipo vai ser cortado em círculo e é exibido nos telemóveis com essa dimensão. Menos é mais!
Nome da página - Crie um nome que seja facilmente associado à sua marca. O ideal é usar o nome da empresa ou marca no máximo de 30 caracteres.
Textos - use legendas breves e claras. Não utilize demasiadas #hashtags, e procure que estas estejam relacionadas com a publicação. Também pode criar a sua #hashtag e incentivar o seu público-alvo a utilizar essa #hashtag.
O que não deve fazer no Instagram
Não use imagens complexas e com composição saturada, essas imagens são ignoradas facilmente pelos utilizadores e provocam distracção.
Não crie ou publique conteúdos pouco relevantes, como por exemplo, a data e horários específicos de um evento. As pessoas entram e saem do Instagram mas não conseguimos saber quando é que isso acontece.
Não inclua conteúdo que infrinja ou viole direitos de terceiros, como imagens, textos e #hashtags. Infelizmente isto acontece com alguma frequência.
Não se esqueça que a melhor maneira de ganhar e manter os seus seguidores é criando conteúdo relevante e autêntico, de alta qualidade e sempre ligado à sua marca e que as pessoas querem ver no seu feed do Instagram.