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Redes Sociais: Dicas para criar uma estratégia de conteúdo no Instagram

16.05.17

Nos últimos anos, o Instagram tornou-se a rede social com maior crescimento em todo o mundo e em Portugal é a rede social com mais utilizadores, logo a seguir ao Facebook.

Para ajudar a potenciar a sua empresa nesta rede social, criamos este artigo com as melhores estratégias de conteúdo e com algumas dicas para iniciantes.

Dicas de Estratégia

Defina objectivos claros

Se considerar que o Instagram é uma plataforma que vai de encontro às suas estratégias de marketing, os seus objectivos podem ser:

  1. Aumentar o reconhecimento da Marca
  2. Alcançar novos clientes
  3. Fidelizar clientes

Escolha os seus objectivos que possam ser alcançados nesta rede social. Tenha o cuidado de não optar por demasiados objectivos, pois o mais provável é que acabe por perder o foco.

Escolha temas para contar histórias

Existem sempre temáticas que estão relacionada com o seu conceito de Marca, escolha as que sejam mais fáceis de comunicar de forma criativa por imagens. Crie conteúdo que sigam esses temas e apresente publicações diversificadas que mantenham a uniformidade ao longo do tempo.

Tire tempo para criar conteúdo de qualidade em diferentes formatos (imagem- vídeo)

É importante que a sua equipa de marketing tire algum tempo para aprender com outras marcas influentes a criar conteúdo que seja diferenciador para a sua marca. Analise a concorrência directa e os influenciadores dentro da rede social com os melhores resultados.

No blog oficial do Instagram também pode encontrar casos de sucessos de acções desenvolvidas na rede social. Inspire-se e tire o máximo proveito desta rede social.

Outras dicas simples para quem está a começar

Logótipo - recomendamos que utilize o símbolo ou logotipo da empresa com as seguintes dimensões: 110 X 110. Lembre-se que o seu logotipo vai ser cortado em círculo e é exibido nos telemóveis com essa dimensão. Menos é mais!

Nome da página - Crie um nome que seja facilmente associado à sua marca. O ideal é usar o nome da empresa ou marca no máximo de 30 caracteres.

Textos - use legendas breves e claras. Não utilize demasiadas #hashtags, e procure que estas estejam relacionadas com a publicação. Também pode criar a sua #hashtag e incentivar o seu público-alvo a utilizar essa #hashtag.

O que não deve fazer no Instagram

Não use imagens complexas e com composição saturada, essas imagens são ignoradas facilmente pelos utilizadores e provocam distracção.

Não crie ou publique conteúdos pouco relevantes, como por exemplo, a data e horários específicos de um evento. As pessoas entram e saem do Instagram mas não conseguimos saber quando é que isso acontece.

Não inclua conteúdo que infrinja ou viole direitos de terceiros, como imagens, textos e #hashtags. Infelizmente isto acontece com alguma frequência.

Não se esqueça que a melhor maneira de ganhar e manter os seus seguidores é criando conteúdo relevante e autêntico, de alta qualidade e sempre ligado à sua marca e que as pessoas querem ver no seu feed do Instagram.

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