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Email Marketing: O Marketing estratégico que potencia as vendas da sua Loja Online

30.05.17 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

Quando se fala de Marketing estratégico para Loja Online, obrigatoriamente temos que falar de uma ferramenta mais utilizada: o email.

Ao contrário das redes sociais e campanhas abertas, o Email Marketing permite uma segmentação de um público-alvo muito mais específico, de acordo com um perfil de quem compra os seus produtos ou serviços.

Neste artigo vamos apresentar algumas das estratégias de Email Marketing que o irá ajudar a aumentar as vendas, enviando a informação certa para a pessoa certa.

Defina Personas

É por aqui que deve começar, a definição do seu público-alvo, neste caso, personas e a compreensão da jornada de compra online de cada uma das personas é fundamental para uma boa estratégia de Email Marketing.

Esta ferramenta ajuda os seus clientes e potenciais clientes atravessar a jornadas do funil de venda online quando bem utilizada pelas empresas.

O Email Marketing, tal como as outras ferramentas que já utiliza online, seguem a mesma ideia de produção e distribuição de conteúdos que agregam valor aos seus clientes e potenciais clientes, ou seja, o objectivo não é apenas apresentar os seus produtos, é vendê-los directamente.

Vai muito mais além do que isso, compartilhar emails com o seu público alvo é, principalmente, uma forma de o relembrar que a sua loja online existe e criar um relacionamento duradouro e personalizado.

Além disso, é uma das ferramentas online que permite uma comunicação eficaz com os seus clientes e potenciais clientes. Através do email pode conseguir avaliar o grau de satisfação dos seus clientes, contornar os carrinhos abandonados, realizar ofertas personalizadas, entre outros. As possibilidades são muitas quando as suas estratégias de marketing estão focadas no cliente.

Nota: caso ainda não saiba como criar as suas personas consulte o nosso artigo.

Em seguida, é importante que na sua loja online exista um campo de subscrição de emails, com uma call-to-action atractiva, e é a partir dela que serão geradas as suas listas de email.

Inserir perguntas, como por exemplo, o género, vai ajudá-lo na segmentação da lista de emails desde o início. Além, desta forma de criar ou construir listas de emails (base de dados), existe também, dentro da loja os emails daqueles clientes que já realizam compras na sua loja online.

Nota Importante: não compre base de dados online para trabalhar o Email Marketing. As bases de dados compradas são utilizadas por qualquer empresa e não lhe dão qualquer garantia que existe alguém interessado nos seus produtos ou serviços, naquela lista. O esforço do marketing para obter resultados será em vão.

A base de dados necessita de uma constante gestão e monitorização. Nas duas opções que mencionamos acima para criar listas de emails existe logo uma diferença imediata entre ambas as listas, na primeira lista está quem ainda não comprou mas tem interesse, na segunda lista está quem já comprou e pode ter interesse em continuar a comprar. Então e como posso trabalhar estas duas listas? Deve fazê-lo de forma cruzada, ou seja tente perceber ao longo do tempo quais as pessoas que transitaram da primeira lista para a segunda lista e vise-versa. É aqui que se torna essencial entender a jornada de compra online e o funil de vendas.

Escolha uma plataforma de Email Marketing de qualidade

Seleccionar uma boa ferramenta de Email Marketing é fundamental para a eficiência das estratégias de Email Marketing. A plataforma deve permitir agendar, monitorizar, autonomizar e segmentar lista de emails.

As informações de taxa de abertura, cliques e rejeição são também essenciais e serem possíveis de visualizar. São estes indicadores de análise (métricas) que vão permitir que a sua empresa consiga melhorar constantemente a sua segmentação e estratégias de marketing.

Além disso, possuir uma boa pré-visualização dos emails que vai enviar, como por exemplo: o título e uma descrição com linguagem adequada para atrair os clientes e potenciais clientes. Da mesma forma, teste layouts diferentes e atractivos durante alguns períodos do ano, caso não seja possível, faça-o pelo menos uma vez.
Apresente o conteúdo em diferentes formatos. Antes de escolher uma plataforma de Email Marketing, avalie as soluções existentes no mercado, solicite um teste gratuito e tome a decisão que melhor se adapta às suas necessidades.

Tipos de Email Marketing para Loja Online

Os emails mais comuns são as newsletter, de certeza que já ouviu falar deles e já deve ter recebido alguns. O seu principal objectivo é atrair os potenciais clientes e incentivar a uma nova compra dos clientes actuais.

Os outros emails são os de novo registo de um potencial cliente e os de notificações de pedidos, chamados os emails automatizados da sua loja online.

Neste emails deve ter o cuidado de agradecer sempre que alguém realiza um registo ou faz uma compra. Nesta altura aproveite também para falar mais sobre a sua marca e encaminhar as pessoas para outros canais de relacionamento, como por exemplo: as redes sociais.

Quando disponibiliza a informação sobre uma compra realizada, os emails automatizados da loja online devem enviar: informações de confirmação do pedido, indicar os dias previstos para entregas e deve existir uma área onde seja possível o cliente acompanhar o transporte do produto, conhecido por tracking da encomenda.

E por último, assim que o cliente receber o produto faça-lhe perguntas por email. Avalie o grau das suas expectativas e necessidades e aproveite o momento para identificar pontos de melhoria de venda e recolher feedback e avaliações dos produtos para que sirvam como uma experiência de outras compras futuras.

Segmentação de Email para Loja Online

A segmentação é a sua estratégia de marketing nesta ferramenta de comunicação eficaz na construção de relacionamentos. Pode ser mesmo considerado o diferencial da sua empresa.

Utilize a lista de email criadas para segmentar os seus clientes por interesses, comportamentos e desejos. Não existe outra forma de ter uma comunicação eficaz com cada público distinto. Se a sua empresa não sabe para quem comunica, qualquer comunicação serve. Nesse sentido, realize uma gestão e monitorização da sua base de dados tendo em consideração as seguintes indicações:

  • Compense os clientes que realizam mais compras com atribuição de descontos exclusivos nas próximas compras ou em passatempos.
  • Reactive aqueles clientes que já não realizam uma compra à mais de 6 meses e envie-lhe sugestões de outros clientes que já compraram produtos similares na loja online.
  • Campanhas especiais para datas comemorativas e sazonais de produtos. Através da utilização de um calendário antecipado realize um planeamento para a criação de campanhas inteligentes.
  • Mensagens recorrentes com versões diferentes para pessoas que navegam em categorias de produtos diferentes. Ex: dicas para ter um look ideal para o fim-de-semana para pessoas que navegam na categoria de produtos sapatos fim-de-semana.
  • Campanhas urgentes com promoções rápidas e desconto para utilizar num curto espaço de tempo (1 a 3 dias).
  • Envie email para carrinhos abandonados, sugerindo as vantagens de utilização do produto, oferecendo os portes de envio e perguntando o porquê de não ter concluído a compra
  • União de campanhas de Email Marketing com outras estratégias de utilizadas em canais diferentes de vendas e divulgação (estratégias de marketing: omni channel).

Um cronograma bem definido com as etapas da jornada de compra bem definidas e uma estratégia de segmentação certa as vendas da sua loja online vão aumentar.

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