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6 dicas para optimizar a sua loja online para joalharias?

Ana Santiago 24.02.22 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

A joalharia é uma das áreas mais atractivas no mercado actual e até mesmo das mais empreendedoras. São inúmeros os novos projectos e iniciativas que têm surgido, no mercado, nos últimos anos.

Este mercado, em claro crescimento, tem apostado fortemente nas vendas online. Ter um site, com loja online, nos dias de hoje, é crucial. As empresas, que não apostam nas vendas online com um e-commerce, poderão estar a ficar para trás, num mercado que é cada vez mais competitivo. 

O sector da joalharia não é excepção. As joalharias têm apostado cada vez mais em e-commerce, aproveitando a mudança de paradigma que o mundo vive actualmente.

Neste artigo, vamos dar-lhe algumas dicas de como optimizar uma loja online para joalharias que pretendam alcançar melhores resultados nas suas vendas nos próximos anos.

 

1-Descrição dos produtos

Elaborar uma descrição detalhada de todos os produtos é essencial para garantir a credibilidade da sua loja online e aumentar a confiança junto do consumidor. Pontos importantes a descrever:

  • Tamanhos disponíveis 
  • Cores disponíveis 
  • Peso 
  • Ocasião (anel de noivado, anel de casamento)
  • Material da joia (ouro, prata) 
  • Preço (com e sem desconto, quando aplicável)
  • Tempo de expedição e entrega
  • Packaging 
  • Técnica de fabricação 
  • Colecção a que pertence
  • Secção “Também poderá gostar” ou “Complete o seu look com”

 

2-Personalização de produto

Permitir ao cliente personalizar o seu produto. Dar ao cliente a oportunidade de tornar o seu produto único é algo que o mesmo achará bastante apelativo. 

Esta personalização pode ser em vários aspectos da mesma joia. Alguns exemplos seriam: 

  • Cor (dourada ou prateado)
  • Com ou sem pérola
  • Cor da pérola
  • Gravação na jóia (Nomes, datas, frases, coordenadas, com limite até um determinado número caracteres)

 

3-Guia de tamanho

Efectuar uma compra online, sem experimentar os produtos, pode tornar-se um entrave para o cliente. Pormenorizar as dimensões da jóia, para que o cliente não hesite, por duvidar do tamanho da jóia, é uma questão que poderá fazer toda a diferença na hora de efectuar a compra. Permitir ao utilizador medir o tamanho de um anel e perceber que medida melhor se adequa, oferecendo uma explicação detalhada de como efectuar a medição de um anel.

 

4-Imagens e vista 360

Num sector como a joalharia, as imagens do produto são extremamente importantes. Ter imagens bonitas, apelativas, com muita qualidade, que mostrem o efeito da jóia na pessoa e todos os seus pormenores, é de extrema importância na hora de vender online. Deverá garantir que o cliente consegue ver a jóia, de todos os ângulos possíveis, para dar ao cliente a confiança necessária, para efectuar a compra.

No entanto, queremos ter um site rápido que permita ao cliente ter uma experiência de navegação fácil e por isso devemos ter atenção a alguns factores: 

  • Ao tamanho e peso das fotografias. Imagens muito grandes e pesadas irão tornar o site mais lento e dar ao cliente uma experiência de navegação pouco agradável, que dificilmente se irá traduzir numa compra. 
  • Efeito no mobile. Não queremos ter imagens que fiquem distorcidas ou cortadas quando consultamos a loja online no telemóvel. O cliente não será impactado pela imagem, uma vez que esta não está no seu auge e consequentemente a compra não se irá realizar. 
  • Fotografias em 360. Aplicar fotografia de produto de 360º dá maior dimensão ao seu produto e ajuda o seu cliente a visualizar todos os pormenores e qualidades, podendo avaliar o produto na totalidade, permitindo uma maior segurança na hora de efetuar a compra online. Será praticamente como se o cliente tivesse o produto na mão. 


Tendo, todas estas questões em conta, aconselhamos uma selecção minuciosa, utilizando apenas as melhores e mais indispensáveis imagens, de maneira a oferecer a melhor experiência de navegação, não deixando, ao mesmo tempo, espaço para o cliente duvidar da sua compra.

 

5-Optimização para o mobile

Actualmente a maior parte das pessoas utilizam os seus dispositivos móveis para realizar compras na internet. Portanto, é fundamental que hoje em dia todos os e-commerce sejam mobile-friendly para garantir uma boa experiência de compra a todos os consumidores. Algumas dicas que partilhamos são:

  • Uma vez que o ecrã é mais pequeno, deverão constar os aspectos mais importantes da jóia, logo no primeiro impacto.
  • Imagens optimizadas para website. Imagens que não fiquem cortadas, nem percam o efeito no mobile.
  • Facilidade de escolha das opções (tamanho, cor) da jóia. 

 

6-Processo de compra fácil 

O processo de compra, numa loja online deverá ser intuitivo, rápido e fácil. Existem muitos factores que irão fazer com que venda mais facilmente na sua loja online:

  • Rapidez do site
  • Poucos cliques até chegar até à joia 
  • Processo de checkout simples
  • Possibilidade de efectuar a compra, sem ter de criar uma conta
  • Custo total das joias, calculado logo nos primeiros passos
  • Apresentar as políticas de envio, troca e devolução 
  • Variedade de métodos de pagamentos (Cartão de crédito, Paypal, Mbway)

  

Dicas Extra:

Partilhamos 2 estratégias extra que ajudam na conversação de vendas online, para aplicar na sua loja online.

  • Remarketing - O remarketing é uma ferramenta do Google Adwords que identifica os utilizadores que já visitaram o seu website ou loja online, através de um cookie, e passa a exibir anúncios com mais frequência quando estes visitam outros sites que aceitam anúncios na rede display; 
  • Carrinhos abandonados - Um carrinho abandonado surge quando um cliente visita a sua loja online, adiciona produtos ao carrinho e a abandona sem ter finalizado a compra. Um simples envio de e-mail relembra o cliente dos produtos que deixou por comprar, de forma pouco invasiva. 

 

Na Livetech vamos ajudá-lo a implementar estas e outras estratégias no seu negócio online. 

Tem uma joalharia e gostaria de passar o seu negócio local para o digital e aumentar as suas vendas? Fale connosco, estamos prontos a ajudar!

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