Vamos falar sobre isso!
O que fazer numa página 404?
Telma Paiva 20.01.22 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidadeUma página 404 é uma página que indica ao visitante que acedeu a uma página inexistente - escreveu mal o URL ou simplesmente a página foi excluída.
Se a sua loja ou website conter demasiadas páginas 404 poderá influenciar na taxa de rejeição. Já pensou, que, se a primeira vez que um potencial cliente visitar a sua loja online é encaminhado para uma página 404? Um pouco frustrante! Especialmente, por ser uma experiência pouco comum, salvo em alguns casos, como por exemplo, quando um artigo deixou de existir na sua loja/website.
A possibilidade de personalizar a página 404 irá criar uma melhor experiência para quem visita esta página. Normalmente é apresentada uma imagem padrão:
- 404 não encontrado
- Erro 404
- http 404 não encontrado
- A página não pode ser encontrada
- O URL solicitado não foi encontrado neste servidor
Já imaginou o impacto ao entrar numa página com um design apelativo e que leve a tomar uma acção, que não seja fechar o separador?
Veja alguns exemplos personalizados:
Um design divertido e interactivo distrai a atenção, nomeadamente do facto de não terem conseguido alcançar a página desejada.
Há forma de evitar ter páginas 404?
Sim, criando redireccionamentos. E esta solução irá ajudar não só na experiência do visitante, porque foi direccionado automaticamente para uma página, como nos resultados dos motores de pesquisa. Ao redireccionar está a indicar que aquela página dá resposta ao que o visitante procura.
Para o redireccionamento existem duas soluções:
- Redirect 301 onde se indica que a Página A agora é a Página B, de forma que quando o visitante aceder a Página A será automaticamente remetido para o endereço da Página B. Esta situação é mais comum quando um produto é descontinuado e substituído por outro modelo.
- 302 Temporary redirect, é um redireccionamento de uma página para outro endereço, mas com indicação de carácter temporário, não permanente. Este caso poderá ser aplicado quando temporariamente um dos seus produtos se encontra esgotado, ao encaminhar para outro produto que possa complementar o produto sem stock.
Como descobrir e corrigir os links com ERRO 404?
Tudo depende da forma como a sua plataforma foi criada. Em plataformas Opensource poderá haver a possibilidade de integração de um plugin para encontrar eventuais links quebrados ou páginas inexistentes.
Na maioria dos casos, acontece uma troca de links sem redireccionamento. Redireccionar um artigo muito semelhante ou até para a categoria em que se encaixa ao conteúdo da página inexistente.
O recomendado é contar com o suporte técnico de alguém entendido na área.
Os projectos desenvolvidos na Livetech contemplam um Backoffice próprio que permite toda a gestão do website/loja online. Sendo possível, personalizar a página 404 e redefinir o redirect para as páginas 301 e 302.
Gostava de ver esclarecida alguma das suas dúvidas? Não perca mais tempo, fale connosco.