• Marketing digital

Onde posso fazer publicidade online?

02.08.16 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

A internet tem dezenas de formatos de publicidade que podem ser exploradas pelas empresas para promover as suas marcas, produtos ou serviços.

A sua evolução é incrível e muitas das vezes não é fácil  acompanhar todas as tendências que este meio exige. Surgem novas plataformas de comunicação, como por exemplo as redes sociais que nos "obriga" a uma constante adaptação de todos os envolvidos nos meio, sejam eles empresas ou profissionais que todos os dias fazem a gestão de diferentes marcas, com um único objectivo: potenciar negócios online.

Cada uma destas plataformas tem um ambiente diferente, ou seja, uma interacção com os utilizadores distinta. De certeza, que já percebeu que a forma como interage com as pessoas no facebook não é igual à do twitter, e tente realizar esta comparação com outras redes sociais, vai ficar surpreendido.

A publicidade acaba por acompanhar essa evolução e está presente nos diferentes meios, com os mais variados formatos, que exigem uma criatividade constante para atingir resultados, devido ao excesso de informação de “consumimos” diariamente.

A publicidade tem um papel fundamental a desempenhar no crescimento do processo económico, ao estimular a procura de um determinado produto, serviço ou marca, permitindo às empresas conquistarem novos consumidores e expandirem a sua actividade comercial.

Talvez, seja por isso que decidimos escrever sobre a publicidade online esta semana. As possibilidades de publicidade são enormes e não queremos que a sua empresa perca oportunidades de negócio.

Não vamos conseguir explicar-lhe tudo esta semana, por isso vamos dividir este artigo em dois: hoje falamos dos canais onde pode realizar publicidade e na próxima semana falamos dos formatos publicitários.

Vamos lá começar pelos canais onde pode promover a sua empresa:

Redes sociais

Como já devem ter verificado, a publicidade neste meio é tudo menos agressiva. Os tipos de anúncios usados são muito mais interactivos e normalmente têm como principal objectivo a partilha de conteúdo ou a propagação da mensagem que a empresa pretende passar. Ajudando as empresas a aumentar notoriedade da sua marca. O conteúdo é sempre adaptado ás diferentes comunidades construídas online com objectivo de conquistar maior relevância e aumentar as vendas.

Facebook Ads, Twitter Ads, Linkedin Ads, Instagram Ads e futuramente em Portugal ficará disponível publicidade online no Pinterest e Snapchat. Estas são todas as possibilidades que encontra para promover a sua marca online nas redes sociais, mas cuidado, esteja apenas nas redes sociais que são relevantes para a sua empresa.

Google Adwords

O Google Adwords é uma plataforma de anúncios da Google, que permite fazer campanhas de publicidade online, adaptadas a diferentes objectivos de negócio, onde as empresas só pagam quando alguém clica num dos seus anúncios.

Com esta ferramenta pode fazer publicidade na rede pesquisa da Google, ou seja nos motores de busca ou na rede de parceiros da Google (Rede Display).

Email Marketing

Se quer ser ouvido, não grite!

O email tem um protocolo um pouco diferente na web. Sendo uma das ferramentas favoritas das empresas para promoverem os seus produtos ou serviços.

Mas tenha cuidado! Não envie emails promocionais para utilizadores que não solicitaram. Esta acção prejudica a notoriedade e reputação da sua empresa.

Análise de dados no email marketing é indispensável. É um canal eficaz mas muito exigente, os critérios de segmentação são essenciais para ter sucesso neste canal de comunicação.

O desafio actual neste canal de comunicação é garantir que o seu email não vai para Spam. Faça email marketing de uma forma ponderada e não abuse nos excessos de emails que envia para os seus clientes e potenciais clientes. Assim que eles fecharem a porta, não se abre uma janela.

Marketing Afiliados

É uma forma de publicidade online em crescimento em Portugal.  

Basicamente o marketing afiliados consiste na divulgação de produtos ou serviços por parte de um Publisher que em troca de um valor vai divulgar os seus produtos, serviços ou marcas em sites, blogs ou redes sociais oferecendo e criando diversos caminhos para dar visibilidade à sua empresa.

Como por exemplo, muitas das vezes nos blogues mais conhecidos em Portugal vemos a realização de passatempos no Facebook de uma determinada marca que pretende divulgar o seu produto naquele nicho de mercado. Quando isso acontece estamos a ver na prática o Marketing Afiliados.

A publicidade online é um forte impulsionador de vendas, escolha quais são os canais de publicidade que pretende utilizar estrategicamente. Não precisam de divulgar em todos eles mas sim nos que lhe trazem mais rentabilidade para a sua empresa. No próximo artigo vamos explicar os diferentes formatos de publicidade online que são utilizados pelas empresas para anunciarem nestes canais online.

Tem um projecto para nós? Vamos falar sobre isso!
Pedir Orçamento Damos resposta rápida e sem compromisso
Pelo telefone? +351 913 447 690 Chamada para rede móvel nacional Rui Ferreira