• Design
  • Marketing digital
  • Web development

Mitos e Verdades do Digital

Ana Santiago 19.09.22 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

O mundo do digital, para além do enorme crescimento que tem “sofrido” nos últimos anos, está em constante evolução e mudança! 

Esse crescimento trouxe também diversos mitos, nas mais diversas áreas. Aqui falamos aqui de 4 em específico que são muito familiares para quem trabalha com o Digital diariamente, o Marketing Digital, as vendas, o Design e a Programação. 

 

Vamos então verificar se é Verdade ou Mito, o que se diz por aí:

  • “Designer é marketeer e vice-versa” - Verdade ou Mito?

Mito.  Um designer não tem obrigatoriamente que saber sobre marketing e estratégias, assim como um marketeer não é obrigado a saber usar o Photoshop e a trabalhar imagens. São duas áreas distintas que acabam por se complementar.

  • “As redes sociais são importantes canais no Marketing Digital” - Verdade ou Mito?

Verdade. Sabemos que as redes sociais são excelentes ferramentas para divulgar uma marca e alavancar vendas. Uma pesquisa lançada em 2018 pelo State of Social Video demonstrou que 73% dos clientes são impactados pelas redes sociais na hora de fazer uma compra.  

  • “Para programar é preciso ser muito bom a matemática”  - Verdade ou Mito?

Mito. Este é um dos maiores mitos da área da tecnologia. A principal competência necessária para saber programar é a lógica, e não a matemática em si.

  • “Designer não precisa de saber desenhar” - Verdade ou Mito

Verdade. Antigamente os designers tinham como obrigação saber desenhar. No entanto, nos dias que correm, já não existe a obrigatoriedade de dominar técnicas de desenho à mão.

  • “O preço não é o factor mais importante na hora de vender.”  - Verdade ou Mito

Verdade. É impossível negar que o preço é um factor decisivo e que pesa muito na hora da venda. No entanto, esse não é, nem nunca será, o factor com maior peso. Mais importante que o melhor preço, é a melhor proposta de valor. Ser capaz de mostrar o quão valioso é o seu produto ou serviço, é o que fará toda a diferença. 

  • “Não preciso de ir para a faculdade para trabalhar com programação” - Verdade ou Mito

Verdade. Embora um curso possa ser importante, não é um factor diferencial na área da programação. É possível aprender a programar e ser muito bem-sucedido sem tirar um curso na faculdade. 

  • Se tenho um pequeno negócio, não preciso de marketing digital - Verdade ou Mito?

Mito. O marketing digital difunde a mensagem da sua empresa para um público direccionado. O conteúdo certo é capaz de transformar a sua marca, numa marca de referência, seja ela grande ou pequena.

  • É errado “pressionar” o cliente  - Verdade ou Mito?

Mito.  Quando falamos em pressão, não estamos a falar no mau sentido da palavra. Aqui quando falamos em pressão, referimo-nos ao follow up. Ligar, enviar um e-mail e accionar gatilhos de urgência ou escassez, fará toda a diferença nas suas vendas. 

  • “O designer tem um tipo específico de computador?” Verdade ou Mito?

Verdade. O designer gráfico tem de usar muitos programas de edição pesados. Consequentemente, precisa de um computador que tenha capacidade para aguentar esses programas e ao mesmo tempo ter uma boa resolução de ecrã por causa da questão das cores. 

  • “Público-alvo é diferente de persona” - Verdade ou Mito?

Verdade. A Persona consiste numa representação mais detalhada do seu público e permite a criação de um melhor plano de comunicação e Marketing, com uma abordagem mais personalizada.

O Público-Alvo dá-nos informações mais gerais sobre os potenciais clientes, o que nos permite fazer apenas uma comunicação mais abrangente. 

  • “Utilizar a mesma estratégia de venda com todos os clientes é errado.“ - Verdade ou Mito?

Verdade. Cada cliente e cada negócio tem as suas características e utilizar sempre o mesmo método, o mesmo e-mail automático para todos, é um erro enorme. É preciso estudar o cliente, perceber a área de negócio. Com uma estratégia adaptável a cada negócio, estará sempre mais perto de vender.

  • “Não é preciso ter um dos melhores computadores do mercado para programar”- Verdade ou Mito?

Verdade. A programação é muitas vezes associada a equipamentos caros e super tecnológicos. É verdade que convém ter uma máquina com bom desempenho, mas não precisa de ser necessariamente o melhor computador do mercado. 

  • Os resultados são muito rápidos! - Verdade ou Mito?

Mito. Se acha que, da noite para o dia, só por ter presença nas redes sociais, vai começar logo a vender mais, então é melhor esperar sentado. 

É preciso ter paciência e testar. Só com o tempo é que os resultados irão surgir. 

  • “Design é só criar logotipos” - Verdade ou Mito?

Mito. Um logotipo é apenas um de muitos elementos que fazem parte da identidade visual de uma marca. O grande objectivo do design é transmitir, de forma clara, a mensagem que uma marca pretende passar ao seu público.

  • “O “não” de um potencial cliente é o fim.”- Verdade ou Mito?

Mito. Se o potencial cliente disser “não”, mantenha-o na sua lista de contactos. Envie campanhas de e-mail marketing, continue a mandar conteúdo de valor, no fundo, mantenha o relacionamento. A longo prazo, ele poderá finalmente tornar-se cliente

  • E-mail marketing está morto - Verdade ou Mito?

Mito.  O e-mail marketing é uma das mais poderosas estratégias de marketing digital e poderá ser a chave para aumentar as vendas do seu negócio.

  • “Para vender é preciso falar muito” - Verdade ou Mito?

Mito. “Falar pelos cotovelos” não é o segredo para vender mais e melhor. Pelo contrário. Uma das técnicas de vendas mais interessantes é praticar “escuta activa”

  • “Programadores têm de ser jovens”- Verdade ou Mito?

Mito.  Por ser um sector directamente relacionado à tecnologia e inovação, é comum pensar que só se dá bem na profissão quem é jovem. Mas isso não é uma regra ou um pré-requisito. O que importa é a capacidade de resolver problemas, dar soluções e a qualidade ao serviço entregue.

 

 

Agora que desmistificamos tudo o que se diz por aí, está na hora de nos confiar o seu projecto/negócio, através de qualquer destes serviços - Marketing digital e redes sociais, design ou programação. 

 

A Livetech vai elevar o seu negócio a outro nível!  

Tem um projecto para nós? Vamos falar sobre isso!
Pedir Orçamento Damos resposta rápida e sem compromisso
Pelo telefone? +351 913 447 690 Chamada para rede móvel nacional Rui Ferreira