• Marketing digital

Dicas para uma boa newsletter

Ana Santiago 10.08.22 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

Uma newsletter é um tipo de e-mail marketing enviado periodicamente para uma lista de contactos, que ajuda a fortalecer e a desenvolver o relacionamento entre as marcas e os seus clientes. A ideia é fornecer, gradualmente, conteúdos de valor ao público.

O objectivo ou intuito de uma newsletter pode ser variado:

  • Promover produtos ou serviços
  • Divulgar novidades
  • Destacar o seu conteúdo de valor
  • Fidelizar a sua audiência
  • Gerar tráfego para o seu website

Por isso, se tem um website, um blog ou uma loja online, as newsletter são uma ferramenta de comunicação indispensável na sua estratégia, pois através dela irá reforçar laços muito importantes com os seus clientes e potenciais clientes.

Passos para criar um newsletter

  • Crie uma conta numa das plataformas de e-mail marketing à sua escolha (Mailchimp, E-goi, SendinBlue, etc)
  • Importe os seus contactos e segmente por categorias (clientes, potenciais clientes, fornecedores, etc)
  • Coloque o formulário de inscrição no seu website a direccionar directamente os contactos para a plataforma que escolheu.
  • Defina a sua estratégia e os seus objectivos para as suas newsletters, conforme os objectivos que vimos anterioremente.
  • Defina uma periodicidade - todas as semanas, mensalmente, trimestral, no fundo o que melhor se enquadrar com a sua estratégia e objectivos, sendo que poderá ir alterando e testando, mas convém enviar com uma periodicidade fixa para habituar os clientes à chegada daquele e-mail. 

A partir daqui está pronto para começar a criar:

  • Configure a sua newsletter:
    • Nome da campanha: nome interno, de maneira a encontrar a campanha na plataforma
    • Assunto: É o assunto do e-mail que será mostrado na caixa de entrada dos seus contactos - Assuntos curtos e directos que digam o que está dentro do e-mail e suscitam vontade de abrir (Pode usar emojis, 1 ou 2 no máximo)
    • E-mail remetente: o endereço que os seus destinatários vão ver quando receberem a sua campanha 
    • Nome do remetente: o nome que será associado ao seu e-mail na caixa de entrada dos seus contactos - Escolha um nome que fará com que os seus contactos o reconheçam facilmente
  • Crie o design - É a parte criativa, crie uma estrutura, utilize textos, imagens, vídeos, títulos apelativos, call-to-action eficazes e claras e vá sempre de encontro à imagem que utiliza nos seus restantes meios de comunicação (website e redes sociais), dessa forma o cliente irá sempre reconhecer que é um e-mail seu. 

 

(Bónus 1: Vá testando, ou seja envie e-mails de teste para si e para alguns colegas para perceber como está a ficar, como os elementos se apresentam na caixa de e-mail deles, se os links estão a funcionar e se estão correctos - quando tiver a versão final, teste uma última vez para confirmar que está tudo ok a enviar.)

(Bónus 2: É possível realizar testes A/B, ou seja, pode enviar a mesma newsletter, mas com duas versões ligeiramente diferentes. Poderá experimentar dois assuntos diferentes, ou  pequenas alterações no design e enviar para um certo número de contactos e perceber por exemplo qual tem a maior taxa de cliques, ou aberturas e enviar a melhor versão para o total dos contactos e por aí irá perceber o que funciona melhor para as newsletters seguintes.)

 

  • Escolha os destinatários - Depois de ter um design criado e tudo pronto para enviar é só escolher para quem vai enviar. Como já tem os seus contactos segmentados, é possível seleccionar qual o grupo para o qual mais se adequa a sua newsletter, conforme os seus objectivos.
  • CARREGUE NO ENVIAR e espere pelos resultados!
  • Poderá depois acompanhar os resultados da campanha, como as taxas de abertura, de cliques, de rejeição, etc. 

Está oficialmente pronto a enviar a uma newsletter. No entanto, se ainda não estiver convencido, deixamos algumas vantagens do envio de uma newsletter.

As grandes vantagens de uma newsletter são: 


1. Cria e fortalece relações com os públicos

O envio constante e periódico ajuda a criar uma relação com o público. Esta relação vai gerar cada mais interesse nos produtos ou serviços, por parte do público. 

2. Demonstra conhecimento 

Enviar uma newsletter que se foca apenas em produtos, não vai obter bons resultados. É importante oferecer conteúdo de valor e demonstrar conhecimento, para ganhar autoridade perante o público e este passar a reconhecer-nos como especialistas.

3. Excelente relação custo/eficiência 

A newsletter é uma das ferramentas que apresenta melhores resultados, com um investimento muito reduzido quando comparado com os outros meios de comunicação. 

4. É uma forma de comunicação versátil 

Uma newsletter poderá ter imagem, vídeo, texto, ou seja, qualquer formato é válido e para além disso a facilidade de segmentação é enorme. Poderá ser também com diferentes objectivos (fazer um anúncio, oferecer algo, divulgar um evento, etc) 

5. Ajuda a aumentar o tráfego orgânico do seu website

Poderá colocar a newsletter a reencaminhar para o site e o cliente ao receber e abrir será direccionado directamente para o site, aumentando assim o tráfego.  

 

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