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Loja online: Funções e vantagens de usar o Google Analytics

24.05.16

Como já referimos anteriormente, num outro artigo do nosso blog, o Google Analytics é uma das ferramentas de analise de dados mais importantes para qualquer empresa que tenha um website ou loja online.

Relembrando, de alguma forma, ele ajuda as empresas a perceber e a identificar comportamentos do seu publico alvo, a melhorar a experiência do utilizador e a perceber se os objectivos do marketing estão de acordo com as suas expectativas (saber mais).

Além disso, o Google Analytics tem outras funções e vantagens direccionadas a quem tem uma loja online. O comercio electrónico é uma das opções que permite às empresas perceber o comportamento de compra, o desempenho económico e ainda perceber se as promoções que estão a utilizar online ou offline estão a ter o resultado esperado definidos na estratégia da empresa.

Nesta opção do Analytics a sua empresa consegue acompanhar as transacções que ocorrem na loja online, analisando as seguintes métricas disponíveis:

Desempenho do produto: receita, compras, quantidade, preço médio, média por código de produto e categoria;

Desempenho de venda: receita por data;

Transacções: receita, imposto, portes e quantidade por transacção.

Tempo até à compra: dias até à transacção e as visitas necessárias até transacção.

Através desta analise de dados, a sua empresa pode entender melhor:

  • Quais os produtos que vendem mais e provavelmente por isso tem mais interesse para os seus clientes e potenciais clientes.Além disso, permite perceber se as estrategias ou acções de marketing que estão a ser desenvolvidas são as mais eficazes.

  • O volume de facturação por transacção e o número de produtos por transacção. Isto permite-lhe perceber se podemos oferecer os portes  envio de determinados produtos de forma aumentar a quantidade por transacção ou descontos para volumes maiores, por exemplo.

  • Quanto ao tempo e ao numero de visitas que o utilizador realiza conseguimos perceber qual o tempo necessário que o cliente leva a tomar uma decisão de compra e quais as visitas necessárias que realizou nesse espaço de tempo. As empresas podem usar estas informações para traçar o seu ciclo de vendas e ajustar as suas estratégias de marketing a jornada do consumidor.

Apresentamos esta solução a uns dos nossos clientes, que não tinham conhecimento desta funcionalidade ou até mesmo se existia. Após receber a sua primeira pergunta foi:

Como posso instalar esta opção de comercio electrónico na minha loja online?

Para ter disponível esta opção basta instalar um código de acompanhamento, caso não tenha quaisquer conhecimentos de programação aconselhamos a contactar um profissional que o ajude no apoio da instalação do código de acompanhamento, sem ele nada feito.

Aproveite ao máximo esta opção disponível no Google Analytics e ajuste sempre que for necessários as suas estratégias de marketing. Não se esqueça, o que não é medido não pode ser melhorado. Esta é uma regra indiscutível.

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