• Design

Design: O que é? Como melhorar a sua empresa?

17.05.16 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

Arriscamo-nos a dizer que a palavra design tem sido banalizada nos últimos anos, ela é pronunciada com tanta frequência e em diferentes contextos que acabou por perder a sua relevância.

É normal, que as pessoas tenham um definição “limitada” da complexidade do que é o design.

Afinal, isto não devia de acontecer porque o design é uma das disciplinas e campos de estudos mais cobiçadas nos dias de hoje, nas mais diversas áreas, desde da arte, aos avanços tecnológicos, à evolução industrial, entre outras.

O design sempre esteve presente. O design está em todo o lado, nas cadeiras onde nos sentamos todos os dias, nas canetas que escrevemos, nos edifícios onde moramos, etc.

Já alguma vez consegui imaginar o desenvolvimento de qualquer produto sem o design? Bem, nós não.

O design não é apenas arte ou a criação de  imagens bonitas para apresentar novos produtos, vai muito mais além disso. Ficou surpreendido como o que acabamos de dizer?

Não nos admira, o design aplicado na comunicação visual e identidade visual corporativa das empresas é o que ganha muitas das vezes mais relevância junto do publico em geral. Isto porque facilmente encontramos exemplos de cartões de visita e logótipos como exemplos de design aplicado na comunicação visual de uma organização.

Nós sabemos que o design está presente de diferentes formas e em diversos outros processos dentro de uma organização, como por exemplo no produto, nos processos de produção, na embalagem e em muitos outros.

Para nós, o design é um dos factores de sucesso de uma empresa porque tem as seguintes características:

  • Design procura a melhoria de uma solução, do inicio ao fim de qualquer projecto;

  • Design é um processo criativo e de inovação

  • Design acrescenta valor ao seu produto, serviço ou projecto.

  • Design tem atenção às necessidades concretas das pessoas, como a funcionalidade, sustentabilidade, investimento reduzido e o bom gosto claro.

  • Design desenvolve projectos viáveis que aproveitam oportunidades de mercado

  • Design acrescenta valor e qualidade à vida das organizações

O design é considerado um dos factores principais do sucesso de qualquer empresa porque este se destaca no desenvolvimento de novos produtos e serviços até à sua comercialização, embalagens, materiais promocionais, identidade visual, gestão de processos de fabricação e no seu website. Além disso, também é um factor essencial na sua estratégia de planeamento, produção e marketing.

Definindo melhor o seu posicionamento no mercado e garantindo maior destaque e competitividade no mercado, quer seja nacional ou internacional, através da criação  produtos e serviços que se diferenciam pela sua qualidade, funcionalidade, segurança que tem um impacto fundamental na fidelização dos seus clientes.

Este era o principal objectivo do artigo desta semana, fazer-lhe perceber a importância do design na sua empresa. Caso queira ver esclarecida alguma das suas duvidas em relação a este assunto, envie um email para blog@livetech.pt.

Tem um projecto para nós? Vamos falar sobre isso!
Pedir Orçamento Damos resposta rápida e sem compromisso
Pelo telefone? +351 913 447 690 Chamada para rede móvel nacional Rui Ferreira