• Design

Identidade visual: Os logótipos que não nos saem da cabeça

08.12.15 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

Já reconheceu algum produto, serviço ou marca através da visualização de um único símbolo?

Aposto que a resposta a esta pergunta é sim. O Logótipo é a palavra que usamos para definir esses elementos gráficos que simbolizam ou significam um produto, serviço ou marca que reconhecemos de imediato.

Ele acaba por ser a assinatura da empresa e faz parte da identidade visual de uma Marca. Tem como principal objectivo favorecer a identificação e atribuição directa da sua empresa, produto ou serviço.

De seguida vamos apresentar alguns exemplos de logótipos que são reconhecidos de imediato, de uma forma geral por qualquer pessoa, sem que esteja presente produto ou serviço:

Exemplos: Nike, Facebook, Apple

São considerados por nós, os logótipos que não nos saem da cabeça. Simples, de fácil memorização e tem uma simbologia enorme. Uma história por de trás da sua existência. O design é um favor diferenciador, talvez seja por isso que exista a necessidade de contratar profissionais da área do design para desenvolver em concordância com as suas ideias e a sua identidade cultural um logótipo profissional.

Além disso, ele está presente em qualquer suporte ou meio de comunicação utilizado pela sua empresa para se identificar e comunicar junto do consumidor final, como por exemplo, no seu cartão-de-visita ou na embalagem do seu produto.

Vivemos numa era sobrecarregada de informação visual, em que a existência de uma identidade visual bem definida torna-se indispensável para conseguir captar atenção do seu público-alvo e se distinguir dos seus concorrentes mais directos.

Vamos responder algumas questões:

Posso alterar o meu logótipo? É uma das perguntas que me fazem com frequência. A nossa resposta é:

Sim, podemos alterar um logótipo desde que este não perturbe a percepção das pessoas/consumidor. O logótipo deve ser adaptado conforme a necessidade e evolução da sua empresa de definir um melhor posicionamento no mercado.

Qual o principal objectivo do logótipo?

Tem como principal objectivo favorecer uma identificação ou atribuição directa da sua empresa a um produto, serviço ou marca. É um dos elementos gráficos, quando bem elaborado permite uma projecção objectiva da imagem da sua empresa no mercado.

Qual a importância de um logótipo para a minha empresa?

Ele acaba por traduzir visualmente a personalidade da sua empresa. Num mercado cada vez mais competitivo a forma como a sua empresa/ marca se apresenta faz toda a diferença na escolha de um produto ou serviço.

Nos dias que correm, em que vivemos rodeados de elementos gráficos e assistimos a uma saturação de imagem é impensável criar um logótipo por criar apenas para a sua empresa.

Desenvolver um nome, um logótipo e as cores da sua marca que vão fazer parte da comunicação da sua empresa enquanto esta existir é fundamental que o seja feito com todo o cuidado e diligência.

São esses elementos que vão afirmar a sua empresa junto da concorrência e promover o seu produto ou serviço junto do seu público-alvo.

Na próxima semana, vamos responder a outras questões que nos são colocadas todos os dias. Caso, pretenda ver respondida as suas questões basta enviar um email para: blog@livetech.pt.

Até prá semana

Tem um projecto para nós? Vamos falar sobre isso!
Pedir Orçamento Damos resposta rápida e sem compromisso
Pelo telefone? +351 913 447 690 Chamada para rede móvel nacional Rui Ferreira