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Marketing: Vantagens e desvantagens de ter uma loja online

19.07.16

Os consumidores de hoje são bombardeados com muitas opções. A evolução das novas tecnologias oferece mais Médias em mais dispositivos do que nunca, as suas opções para acederem aos conteúdos online são ilimitadas.

Com tantas opções, os consumidores têm tendência a seleccionar o conteúdo que são mais relevantes e específicos para o seu dia-a-dia.

Esta nova tendência afecta de uma forma directa o comportamento de compra. Estudar e analisar o comportamento online de diferentes gerações já é por si só considerado um grande desafio para qualquer empresa que queiram vender online os seus produtos ou serviços.

Podemos considerá-lo um desafio em constante mudança, que precisa de um acompanhamento regular para conquistar todas as oportunidades disponíveis no comércio online.

Nos dias de hoje começar um negócio online é cada vez mais simples e uma das suas grandes vantagens é o baixo investimento inicial necessário, mas isso não quer dizer que não tenha desafios pela frente. Quando mais tarde apostar no comércio online, maiores serão os desafios que expõe a sua empresa.

Vamos explicar-lhe quais são as vantagens e as desvantagens de ter uma loja online. Desvantagens? Sim, caso não tenha a estrutura necessária para dar resposta às necessidades que exige o comércio electrónico poderá ficar desiludido com a falta de resultados online.  Antes de investir numa loja online analise se a sua empresa tem os recursos necessários para dar resposta às tendências de consumo exigidas pelos consumidores.

As vantagens e desvantagens de uma loja online

Neste novo modelo de negócios existem varias vantagens e desvantagens, mas vamos dar destaque apenas algumas delas:

Menor investimento em estruturas físicas

O custo de um alugar um espaço para expor os seus produtos pode ser um impedimento para quem está a pensar em criar um negócio. Já para não falar dos gastos que são necessários para manter toda a estrutura a funcionar. Os novos modelos de gestão estão cada vez mais focados na redução de custos.

O investimento de uma loja online é sempre inferior face a proporção de abrir uma loja física.

A sua principal desvantagens é que obriga a contratação de pessoas qualificadas para dinamizar este modelo de negócio exigente, desde programadores, designers, marketeers, entre outros ou agência.

Alcance Mundial e produtos disponíveis 24 horas por dia

Uma loja física está limitada à sua localização geográfica, ou seja, se a sua loja física está situada em são João da Madeira dificilmente poderá ser encontrada por alguém de Lisboa.

Talvez, seja esta uma das grandes vantagens das lojas online. A partir do momento que aposta no comércio electrónico pode vender os seus produtos para qualquer parte do mundo, sem qualquer limitação.

Claro que não é assim tão simples. O comércio online também tem as suas exigências e será necessário analisar e planear a sua aposta num negócio online para atingir os resultados que pretende.

A internet permite a qualquer empresa expandir o seu negócio. Ninguém tem dúvidas disso.

Além disso, os seus produtos numa loja online estão disponíveis 24 horas por dia, sem qualquer custo adicional. Estão à distância de um clique e podem ser adquiridos por qualquer pessoa, seja em casa ou no trabalho. O comércio electrónico tem esta flexibilidade e agilidade.

No nosso entender a sua principal desvantagem é o facto da dificuldade do consumidor final ter um contacto directo com o produto ou até mesmo não experimentar o produto. Outra das desvantagens pode ser o investimento inicial em publicidade porque é preciso atrair os clientes para a sua loja online, eles não passam na frente da loja.

Não existe limitação de horários e o cliente não precisa de esperar pelo atendimento

Muitas das vezes existem negócios que estão localizados em centros comerciais ou noutros locais e estão limitados aos horários de funcionamento desses espaços. Já no comércio online isso não acontece, podemos mesmo considerá-la uma vantagem competitiva que uma loja online oferece ao seu negócio.

Muitas das vezes precisamos de comprar um determinado produto mas estamos com pressa ou sem tempo e damos de caras com aquelas filas de espera enormes para efectuar o pagamento. Quantas vezes desistiu de uma compra nesta situação?

Provavelmente, algumas vezes. Isto acontece com todos nós. Na loja online o cliente é totalmente autónomo, ou seja ele escolhe o produto e qual o método de pagamento sem precisar da intervenção de qualquer pessoa. Não precisa de esperar por qualquer atendimento.

Neste ponto uma das desvantagens identificadas é o facto dos utilizadores necessitarem de um atendimento muito mais personalizado quando pretendem mais informações sobre o produto ou até mesmo esclarecer dúvidas, como por exemplo em dispositivos tecnológicos.

Promoções e agilidade de processos é muito mais rápida

Em lojas físicas implementar promoções ou descontos especiais é um processo muito demorado e exige um maior cuidado, principalmente se estivermos a falar de uma rede de lojas por exemplo.

O processo logístico necessário para realizar essas acções é muito mais complexo. No comércio electrónico este processo é muito mais automatizado e facilmente operacionalizado. O gestor de loja altera preços e produtos muito mais rápido e com um custo reduzido.

Caso a sua empresa não tenha recursos humanos suficientes para realizar as actualizações necessárias no comércio electrónico, ou seja, para dar suporte à loja online, pode perder oportunidades para a concorrência. Os produtos, os preços, entre outras condições devem ser actualizadas sempre que forem necessárias.

No comércio electrónico as vantagens de desenvolver novos modelos de negócios são variadas, quer para quem já tenha uma loja física ou não.

Funciona como um complemento, entre o mundo online e offline. Se quer manter a sua empresa competitiva não perca mais oportunidades. Fale com especialistas e potencie o seu negócio online.

Caso queira algum aconselhamento sobre o desenvolvimento do seu negócio online envie um email para blog@livetech.pt.

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