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Web Marketing: As vantagens de ter uma página no Linkedin para a sua empresa

10.01.17 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

As redes sociais deveriam ser muito mais do que um passatempo. Elas permitem o contacto com novas pessoas e aumentam a interacção entre grupos com interesses comuns.

A rede surgiu em 2003 e desde então não pára de crescer. Actualmente, em Portugal conta com 1,2 milhões de utilizadores e segundo o estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, relativo a 2016, o Linkedin é a quarta Rede Social mais acedida pelos internautas portugueses, com 37,3% de utilização em relação a outras redes sociais.

Estes números demonstram que a rede social tem acompanhado as tendências e continua a corresponder às expectativas dos profissionais e das empresas que utilizam esta rede social. O contacto profissional é o foco do LinkedIn.

No artigo de hoje vamos tentar demonstrar-lhe a necessidade de ter uma presença activa nesta rede profissional. Quer tenha uma empresa com muitos colaboradores que têm presença no LinkedIn, ou até mesmo uma empresa mais pequena (startup). As páginas das empresas no LinkedIn permitem-lhe ter acesso a outras funcionalidades que como perfil não é possível ter.

Seguidamente, vamos apresentar-lhe as principais vantagens e funcionalidades desta rede social profissional.

Será que vale a pena ter uma página de empresa no Linkedin?

Antes de lhe apresentarmos as vantagens vamos aos números, estes não enganam.

Em 2016 , em Portugal estão registadas 17.748 empresas.

Aumente a visibilidade da sua empresa dentro da rede

Os colaboradores da sua empresa são os grandes embaixadores da sua marca ou empresa no LinkedIn. Quando um dos seus colaboradores actualiza o seu estado profissional na rede, este fica automaticamente associado à página da sua empresa.

Cada vez que alguém visita o seu perfil do seu colaborador tem a possibilidade de clicar na imagem (logótipo) que o encaminha directamente para a página da sua empresa. É por isso que cada colaborador tem o poder de promover e aumentar a visibilidade da sua empresa dentro da rede social.

Apresente a sua empresa ao Mundo Empresarial
O LinkedIn foi construído sobre perfis pessoais, que exibem as competências do utilizador e não as das empresas que eles trabalham.
Os motivos de utilização desta rede social são vários mas destacamos estes dois: o networking com outros profissionais e o acompanhamento do que as empresas andam a fazer nos diversos sectores de actividades.
A grande vantagem da página da sua empresa é que esta é publicamente visível e fácil de ser encontrada nas pesquisas. É importante que tenha a sua página no LinkedIn para permitir aos seus colaboradores utilizarem a rede desfrutando de todas as suas vantagens sem denegrir a imagem da sua empresa. A página aumenta a notoriedade e a credibilidade de qualquer empresa.
Redija um resumo na página da sua empresa com as palavras chaves mais relevantes para o seu negócio e apareça nos resultados de pesquisa.

Aumente a notoriedade dos seus produtos ou serviços

As páginas das empresas no LinkedIn incluem uma funcionalidade extra que permite às empresas dar destaque a um produto ou serviço. São conhecidas como páginas “Showcase” que permite às empresas apresentar esses produtos ou serviços a potenciais clientes. Além disso, estes podem visualizar as recomendações desses produtos que a sua empresa disponibiliza ao mercado aumentando assim a credibilidade e a notoriedade da sua empresa.

Estas páginas permitem ainda realizar uma segmentação muito direccionada a um determinado público alvo, ou seja as empresas podem escolher a forma como demonstram um determinado produto ou serviço conforme o perfil do utilizador.

Medir a eficácia das actualizações

A análise de resultados é fundamental em qualquer actividade do marketing digital. O LinkedIn permite-lhe medir a eficácia das acções de marketing realizadas pela sua empresa.

Sempre que realiza qualquer actualização tem a possibilidade de entender quantas impressões teve uma publicação realizada, ou seja quantas vezes apareceu no moral de um utilizador. O número de cliques gerados para o seu website ou até mesmo na imagens publicadas; o número de interacções sociais com a publicação (gostos, comentários, outras acções) em percentagem.

Esta informação está disponível no separador análise da sua pagina empresarial no LinkedIn.

Crescimento de oportunidades de negócio

As actualizações das páginas de empresas permitem vincular ofertas, atraindo potenciais clientes.

Sempre que a sua empresa realizar publicações nas páginas de LinkedIn e construir uma comunidade à volta de um produto ou serviço, está a aumentar as suas visitas ao website.

Esta rede social para as empresas que trabalham mercados B2B, tem um potencial enorme na criação de novas oportunidades de negócios e parcerias.

Também as páginas “showcase”, que já falamos anteriormente, nos oferece oportunidades de aumentar as leads de um determinado produto dada a sua capacidade de apelo à acção.

Promover o conteúdo mais relevante

Sabia que pode fazer publicidade no LinkedIn? Sim, é verdade. Conhecido por muitos como o LinkedIn Ads. O LinkedIn permite às empresas promover na sua plataforma social os seus conteúdos mais relevantes no seu feed-notícias e não só.

Além disso, também pode promover os seus produtos ou serviços junto de pessoas que possam estar interessadas no que a sua empresa tem para oferecer.

A plataforma disponibiliza diferentes critérios de segmentação de acordo com os objectivos de cada anúncio publicitário. Por exemplo: pode publicitar pelo sector de actividade, número de experiência do utilizador, o tamanho da empresa e ainda incluir a sua concorrência directa.

Para tirar um bom proveito da sua página do LinkedIn não se esqueça de desenvolver um plano de marketing com uma boa estratégia de conteúdo, tal como o faz com outras redes sociais (Facebook, Instagram, etc).

Publique com alguma frequência e crie conteúdo que acrescenta valor à sua comunidade. Não se esqueça, se tiver mais de que uma página para gerir deve criar conteúdo personalizado para cada uma das páginas. Vou dar-lhe um simples exemplo:

Imagine que tem a página da empresa criada no LinkedIn mais uma “showcase” de um produto da sua empresa que faz sentido destacar.

O recomendado é o seguinte:

Na página da empresa

Pode publicar conteúdo relacionado com a empresa no geral, como por exemplo, presença em feiras, apresentação da sua equipa, etc.

Na página do produto/ serviço (showcase)

Deve publicar as vantagens de utilizar esse produto, as suas principais funcionalidades, em diferentes formatos de conteúdo, como por exemplo: texto, vídeo ou imagem.

Na próxima semana vamos explicar-lhe como elaborar uma estratégia de marketing no LinkedIn para empresas que têm negócios b2b. Caso tenha alguma dúvida envie um email para blog@livetech.pt e fale com um profissional de marketing digital.

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