• Marketing digital
  • Web development

Web Marketing: Guia para criar o seu negócio online passo a passo - parte5

13.12.16

Que páginas deve ter numa Loja Online

As páginas institucionais para uma Loja Online são essenciais para manter a reputação de uma marca e aumentar a confiança e a credibilidade junto do consumidor. Referimo-nos àquelas páginas que aparecem por norma no rodapé das Lojas Online. Sim, essas mesmo!

Neste artigo vamos orientá-lo no processo de desenvolvimento dessas páginas institucionais que será necessário criar para a sua Loja Online.

Mas, afinal o que são páginas institucionais?

São páginas dinâmicas ou estáticas no sentido de informar e divulgar informação sobre a sua empresa, serviços ou funcionamento da sua Loja Online. Estas funcionam como um cartão de visita do seu negócio online.  Podem conter informações gerais ou específicas (vamos já falar sobre isto neste artigo).

Antes de começar a criar as suas páginas, vamos dar-lhe dois conselhos fundamentais que o vai ajudar a não cometer qualquer erro.

Estas páginas não são para copiar

As empresas têm necessidades diferentes porque são diferentes e únicas. As sua páginas institucionais devem ser personalizadas à sua empresa e negócio. E isso significa que não pode copiar a informação das páginas dos seus concorrentes. Pelo contrário, pode usar a concorrência como guia. Conteúdo duplicado é detectado pelos Motores de Busca e pode-o penalizar na posição da sua Loja Online nos resultados.

Localize as diferentes páginas, que por norma estão situadas no rodapé das Lojas Online e analise os pontos fortes, fracos, design e informação contida em cada página.

Pense para quem vai comunicar

O que comunicar

Pense como se fosse um consumidor, imagine que está a visitar uma Loja Online pela primeira vez. Que tipo de informação gostaria de encontrar?

Provavelmente informação sobre a empresa ou marca, como pode fazer uma compra online, como devolver um produto, que meios de pagamento existe disponíveis e até se os pagamentos online são seguros. Para que não se esqueça de nada, crie uma lista de informação que precisa para identificar quais as páginas que precisa.

Como comunicar: o tom de voz e conteúdo deve reflectir a cultura da sua empresa. As páginas “Termos e Condições” ou “Política de Privacidade” são obrigatórias por lei e deverá consultar um advogado ou algum responsável legal para o ajudar a criar as suas.

Para quem vai comunicar:  a linguagem utilizada é bastante importante e deve ser adaptada ao seu público-alvo. Não utilize linguagem muito complexa. Tente ser o mais simples possível.

Existem três categorias de páginas, cada uma delas tem diferentes funcionalidades e todas são essenciais estarem na sua loja online.

Páginas Informativas: conte a história da sua empresa e inspire os seus clientes, aumentando a confiança da sua marca.

A missão, visão, valores, os momentos históricos estão nesta página.

Páginas de processos / procedimentos

Explica cada etapa do processo de compra, incluindo os procedimentos de entrega. Caso a sua empresa realize promoções explique claramente como é que um cliente pode usufruir delas. Estas são as páginas onde estão explicados todos os processos de logística da loja online. Poderá também incluir informação de qual o procedimento em caso de trocas ou anomalias, quais os métodos de pagamento disponíveis, se a compra na sua Loja Online é segura, quais os certificados de segurança que utilizam. São apenas algumas sugestões que ajudará os seus consumidores a confiar na sua marca e a sentirem-se confortáveis na compra.

Páginas legais

Projecta a sua empresa com os documentos jurídicos. Certifique-se que a sua empresa também tem os seus direitos protegidos.

Vamos dar-lhe alguns exemplos de nomes que pode utilizar nas diferentes categorias de páginas:

Informativas

Sobre nós: (fale da sua empresa)

  • Historia
  • Missão
  • Visão

Fale Connosco: coloque números de telefone, e-mail ou outra ferramenta que faça parte do atendimento ao cliente

  • Onde nos encontramos
  • Enviar mensagem

Carreiras: pode colocar as vagas na sua loja online

  • Recrutamento

Nossas lojas:

  • Localização
  • Horário

Processos / Procedimentos

Política de Entrega (lista das transportadoras, os prazos de entrega, valor dos portes)

  • Entregas UE
  • Entregas Internacionais

Devolução e trocas (Como os clientes podem devolver ou trocar)

  • como funciona a devolução
  • Não gostou? Não tem importância.

Cupões e Promoções (lista de condições e ofertas)

  • Campanhas especiais
  • Voucher

Política de Pagamento (como os clientes podem pagar)

  • Quais as formas de Pagamento
  • Quanto tempo demora a recepcionar o pagamento e efectuar o envio da encomenda
  • Pagamentos Seguros

Legais

Devido a natureza destas páginas, vamos manter os títulos das páginas.

Termos e condições: defina a sua empresa, a razão social, a localização, a jurisdição, bem como todos os direitos da suas marcas registadas. Em seguida, defina qual o seu produto, os seus usos, as garantias e as limitações. Descreva as condições legais da venda dos seus produtos. Identifique a propriedade intelectual contida no seu website (como imagens, textos ou produtos). Caso sinta necessidade consulte um advogado. Pode ser mais sobre este tema (Aqui)

  • Termos e condições
  • Condições de uso

Política de privacidade: detalhe como funciona a sua política de recolha de dados dos seus clientes.

Ela deve responder: quais as informações do cliente que a sua empresa recolhe, quais a sua empresa guarda, etc. Saiba mais sobre este tema (Aqui).

Pagamentos Seguros:  Explique ao detalhe como funciona a estrutura de pagamentos, prazo, processos, verificações e o que acontece quando há falta de pagamento da sua empresa.

  • Condições de pagamento

Regras da Comunidade: Esta página não é obrigatória a não ser que tenha um blog na sua Loja Online. Defina as regras de como funciona essa comunidade online, explique como escrever comentários ou como participar na sua comunidade.

Não se esqueça de listar também o que acontece quando as regras não são respeitadas, por exemplo, pode incluir a eliminação do conteúdo ou a remoção do usuário da comunidade. Estas regras, tais como quaisquer outras só acrescentam valor se foram cumpridas.

  • Respeite a comunidade

Páginas personalizadas

Caso exista necessidade no seu negócio de acrescentar outra informação que possa ser útil para a sua comunidade pode sempre fazê-lo, basta personalizar uma página com essa informação.

Para concluir: quando escrever a informação, não se esqueça de escrever numa linguagem simples, utilize termos técnico apenas quando for mesmo necessário, seja específico, mantenha os textos curtos e concisos e fale apenas dos tópicos que são pertinentes.

É importante que actualize a informação ao longo do tempo e sempre que for necessário. Não se esqueça que uma página de informação legal obsoleta pode trazer problemas para a sua empresa.  Na próxima semana vamos falar sobre o atendimento ao cliente numa Loja Online.

 
Tem um projecto para nós? Vamos falar sobre isso!
Agendar Reunião Damos resposta rápida e sem compromisso
Pelo telefone? +351 911 004 783 Bruno Oliveira
We use cookies to provide you with a better service. Carry on browsing if you're happy with this, or view our Privacy & Cookie Policy