• Marketing digital

Publicidade Online ou Publicidade Tradicional?

07.06.18

A forma como as marcas comunicam tem vindo a mudar. A internet conquistou espaço e, actualmente, a maioria da publicidade é feita online. E existem imensas razões que explicam este fenómeno, pois os benefícios do digital são inúmeros. Mas e a publicidade tradicional, já não é válida?

Apesar de a publicidade online ser essencial para um negócio de sucesso hoje em dia, a publicidade tradicional continua a ser uma opção. Principalmente se for feita de forma coerente e bem segmentada.

Vivemos numa época em que é importante que a comunicação seja integrada, isto é, deve estar focada no consumidor enquanto pessoa, os seus gostos e os seus hábitos independentemente da plataforma onde é efectuada a publicidade.

O objectivo primário da publicidade é tornar as marcas mais próximas dos clientes, ou seja, criar uma predisposição para a compra. Seja através de um anúncio num outdoor ou num banner. O principal é encontrar um equilíbrio entre tradicional e digital, de forma a unir esforços para criar uma mensagem precisa e única que reflicta a promessa e os valores da marca.

Porém, existem diferenças entre ambas e, por vezes, muitas marcas falham na publicidade online por considerarem que é igual à publicidade tradicional.

Publicidade Tradicional

No que diz respeito à publicidade tradicional, pode exigir muito tempo, energia e principalmente recursos. Contudo, é ainda uma das formas mais eficazes e mais eficientes de alcançar grandes públicos. Além de que, os meios tradicionais são, ainda, por muitos considerados mais confiáveis.

Porém, apenas reflectem resultados após algum tempo, por isso devem ser executados periodicamente. E, além disso, há pouca interacção entre o meio utilizado e os consumidores, é mais para fornecer informações ao público que a marca existe com a esperança de que essas pessoas reconheçam a marca. Outra desvantagem é a dificuldade de medir o retorno do investimento realizado, existem algumas formas como oferecer descontos, por exemplo, nos folhetos, mas é difícil medir com precisão.

Existem vários tipos de publicidade tradicional, sendo que cada marca deve escolher aquele ou aqueles que considerar mais adequadas conforme o seu público-alvo e os seus objectivos, seguem alguns exemplos:

  • Cartazes
  • Folhetos
  • Brochuras
  • Mupis
  • Outdoors
  • Catálogos
  • Decoração de Viaturas
  • Montras
  • Revistas

 

Publicidade Online

Ao contrário da publicidade tradicional, a publicidade online é cada vez mais acessível a todas as empresas, pois permite chegar ao público-alvo de forma rápida, simples e eficaz. Então, por isso a publicidade online está a crescer a um ritmo acelerado. E a realidade é que a publicidade online é essencial.

A Publicidade online tem diversas vantagens:

Visibilidade: Permite que a marca apareça aos consumidores exactamente no momento certo, quando eles estiverem à procura do seu tipo de negócio.

Custos baixos: O investimento online geralmente é mais baixo e é ajustável, além de que vai originar um retorno maior do que o orçamento investido.

Rapidez: É possível acompanhar em tempo real o desempenho dos anúncios.

Segmentação: A segmentação é mais fácil online, permitindo alcançar exactamente o tipo de público pretendido.

Monitorização: Através dos canais online consegue-se medir quantas pessoas viram os anúncios, quantas clicaram neles e calcular o retorno do investimento com exactidão.

Confiança: Permite definir um orçamento exacto e apenas pagar quando se clica no anúncio para visitar o website.

No que diz respeito aos Formatos de publicidade online para promover a sua empresa existem muitos tipos de anúncios e cada um tem as suas próprias características, particularidades e propósitos.

Para concluir, a publicidade online conquistou um espaço tão importante devido à sua facilidade e acessibilidade que parece que a publicidade tradicional está com os dias contados.

E, de facto, actualmente, é crucial estar online, a publicidade online é muito importante para as marcas e é algo em que estas devem apostar. Mas, podem existir outros meios tradicionais também importantes para a estratégia da marca.
Importante é ter em atenção que toda a comunicação, seja através de acções de Marketing, Publicidade ou Relações Públicas, deve ser integrada com um objectivo único, pois só assim as suas funções podem ser potencializadas. O foco principal deve ser uma mensagem única e coesa, que diferencie a marca dos concorrentes.

Ou seja, as redes sociais devem seguir a mesma estética, por exemplo, através das cores, que os cartões e o flyers, assim como a forma como os comerciais falam com os clientes deve seguir as mesmas regras de diálogo das redes sociais. Isto vai permitir fixar a marca na mente do consumidor, aumentando o valor da marca ao longo do tempo.

Uma compra pode começar através da visualização de um anúncio, levar o cliente até a loja e terminar com a compra efectuada através do telemóvel. Os consumidores transitam de canal para canal e esperam encontrar uma experiência coerente em todos eles.

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