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Porque deve fazer um rebranding à sua marca?

28.06.22 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

Todos os dias vemos marcas grandes e com grande reconhecimento a fazer uma renovação à sua imagem! O Burger King, a Adidas, a Peugeot, a BMW e a Pringles, são alguns dos exemplos mais recentes.

Mas vamos ver de início…

Para começar temos de falar sobre Branding. 

 

 

Mas o que é Branding?

Branding é uma estratégia de gestão da marca, que envolve todas as acções que têm como objectivo tornar a marca mais forte e mais presente no mercado, sendo reconhecida,  admirada e desejada por aquilo que oferece.

É dessa forma, por exemplo, que marcas como a Apple, conseguem criar uma conexão forte com seus públicos, uma lealdade comercial que vai além do reconhecimento visual. 

Podemos dizer que promover boas experiências de marca é, hoje, o principal objectivo de estrategistas de branding.

Agora que sabemos o que é branding, vamos ver o que significa rebranding!

 

O que significa Rebranding?

Rebranding é o processo de mudança da imagem corporativa de uma organização. É uma estratégia de mercado para dar um novo nome, símbolo ou mudança no design. A ideia do rebranding é criar uma identidade diferente para uma marca já estabelecida no mercado.

É justamente por causa dos valores e conexões estabelecidas por algumas marcas ao longo de anos, que o momento de renovar uma identidade visual é complexo. Em alguns casos, pode mudar completamente o negócio.

Tal como referimos no início são muitas as marcas que procuram reinventar-se pelos mais variados motivos. 

Um novo público-alvo, a reversão de uma crise, modernização da identidade visual, a tentativa de entrada num novo mercado…

Por isso podemos dizer que nem todos os rebrandings são iguais. Existem vários tipos, vejamos:

Rebranding parcial

O rebranding parcial ocorre quando uma marca não modifica completamente os factores que a identificam, mas altera alguns elementos.

Rebranding evolutivo

O rebranding evolutivo acontece quando são realizadas pequenas mudanças ao longo do tempo. Nesse caso, há tempo para que as pessoas se acostumem com as alterações e, muitas vezes, sequer as reparem.

Um bom exemplo ocorre com o logotipo do Google ao longo do tempo.

Rebranding revolucionário ou radical

Nesse caso, há uma modificação radical no branding da empresa. As mudanças podem envolver até mesmo novos nomes e logotipos totalmente inéditos.

 

 

Neste momento deverá estar a questionar-se “Como faço então o rebranding da minha marca?

 

Antes de mais nada, lembre-se que para fazer um rebranding existe bastante planeamento. É preciso definir objectivos, acções e fazer uma pesquisa de mercado

Conforme a sua estratégia, esta mudança pode ser realizada de forma repentina (para criar mais impacto) ou gradual (para que o público se vá habituando à mudança).

A parte mais fácil para si é esta:

Já decidiu que quer fazer um rebranding, agora é só falar connosco!

 

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