• Marketing digital

Marketplace, que é e onde fica?

Odete Silva 13.01.20 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

Vamos falar de Marketplace. Com certeza que já ouviu falar do tema, e provavelmente já fez compras através destas plataformas. Mas sabe mesmo o que é Marketplace? Já se questionou, onde fica marketplace?

Marketplace o que é?

Começamos pela definição. O Marketplace funciona como um Centro Comercial. Um espaço que alberga um conjunto de lojas que vendem vários artigos, desde roupa, calçado, artigos de decoração, para o lar, tecnologia, bijuteria, acessórios de modo, uma infinidade de produtos. O Marketplace funciona como um Centro Comercial Online onde pode visualizar inúmeros produtos de várias lojas. Pode fazer compras de vários tipos de produtos e fazer um único pagamento. Desta forma, evita procurar produtos em vários websites e também evita fazer comparações entre sites e mesmo vários pagamentos.

Ainda tem dúvidas? Vamos dar alguns exemplos. Amazon, AliExpress, FNAC, GearBest, Spartoo.  Mais recentemente foi lançada a Dott e até mesmo a KuantoKusta e a Worten já usa o seu Website como Marketplace.

E Vantagens do Marketplace?

Como utilizador, já explicamos acima. Pode pesquisar e navegar pelos produtos que procura num único sítio e também fazer uma única compra de várias lojas e só um pagamento.

E para as lojas que pretendam utilizar estas plataformas? Sim, estes espaços criados podem ser utilizados por vários comerciantes. Cada marketplace tem as suas condições, mas o que interessa aqui são as vantagens.

Este Centro Comercial online funciona como uma montra aos vários internautas que o visitam e procuram artigos que lhes possam interessar. Logo, se for um Marketplace com muitas visitas e com bom posicionamento, na verdade está a ajudar aos utilizadores conhecerem a sua marca e produtos. Ajudam as marcar a ganhar mais visibilidade e aumentar vendas. Também se traduz na notoriedade da marca.

Mas não traz nenhuma desvantagem?

Sim, infelizmente também tem os seus contras.

Cada marketplace tem as suas regras para colocar os seus produtos à venda. Tem que fazer uma leitura muito pormenorizada das condições. Muita atenção às comissões, faça as contas às suas margens de lucro e às comissões impostas para compreender o impacto que tem nos seus objectivos de vendas e lucros. Será que o volume de vendas esperado poderá compensar o valor de comissão e conseguir o lucro desejado?

Além das comissões, também existe um prazo do pagamento do valor angariado do Marketplace com a sua loja. Este procedimento serve para garantir que a loja mantém o compromisso com o cliente, ou seja, o envio da encomenda. É um procedimento para ajudar a criar mais confiança com os clientes e evitar quaisquer burlas. Mas deverá fazer uma análise financeira para compreender o impacto do recebimento das vendas após um determinado número de dias da entrega dos produtos. 

Nas condições também terá enumerado os procedimentos de entregas e prazos aos clientes. Valide a sua logística e confirme que consegue cumprir as condições impostas.

Qual a importância de estar presente num Marketplace?

Os principais factores:

  • Aumento das vendas
  • Notoriedade da marca
  • Fidelização com o cliente

Utilizar estas plataformas permite usar as suas ferramentas para estar presente no mercado online, dar a conhecer a sua marca. Com o volume de visitas que os Marketplaces oferecem, terá uma enorme oportunidade de fazer negócio.

No entanto, antes de escolher o Marketplace que pretende estar presente, analise o tipo de clientes, o tipo de produtos que vende e mesmo os preços praticados. Escolha o mais adequado para si, uma escolha errada pode prejudicar a sua marca.

Aproveite as alturas de maior vendas e procuras, como Natal, Black Friday, dia dos Namorados, Dia da Mãe e todo um conjunto de datas especiais. Os Marketplaces estão preparados para promover estas datas. E os consumidores preferem estes Centros Comerciais online para facilitar as suas compras.

No entanto, também poderá optar pela escolha de mais do que um Marketplace. Inclusive, com actuação em vários mercados. Além do mercado nacional com marketplace em Portugal, pode chegar a outros mercados com maior facilidade com marketpaces internacionais

Depois da escolha de um ou dos vários Marketplaces a actuar, não se esqueça de toda a informação necessária sobre os seus produtos. Prepare as imagens, nome dos produtos bem cativantes, descrições completas e com palavras-chaves importantes e toda outra informação que considere relevante e necessária. Se tiver alguma dúvida, consulte o nosso artigo Dicas de Marketing

O SEO é muito útil e importante para conseguirmos chegar ao nosso potencial cliente quando nos procura. E a informação actualizada e devidamente inserida é um impulso para os nossos potenciais clientes nos encontrarem.

Se o Marketplace permitir comentários e avaliações, uma grande vantagem, utilize em seu favor. Ouça o que os seus clientes têm a dizer dos seus produtos e marcas. Faça melhorias e responda aos seus clientes. Uma excelente oportunidade para os envolver com a sua marca e criar maior fidelidade e compromisso. Dê uma espreitadela sobre o assunto no nossa artigo Estratégia para aumentar a satisfação de clientes numa Loja Online.

Por fim, faça um estudo à sua logística e procure entregar os seus produtos com rapidez, com os melhores preços e ainda com um miminho. O Marketplace tem as ferramentas para vender os seus produtos, mas não fique apenas por aí. O processo com o seu cliente não termina aqui, cuide da apresentação do seu produto no envio ao cliente. Falamos sobre este tema no nosso artigo Logistica numa loja online.

Se necessita de ajuda ou mais informações sobre este tema ou outros assuntos sobre E-Commerce ou venda Online, a Livetech tem uma equipa especializada que o pode ajudar. Fale connosco através do endereço blog@livetech.pt ou consulte a nossa página de contactos.

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