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Marketing: O que é a segmentação afinal?

23.02.16

Palavras como público-alvo, posicionamento, target, personas são termos utilizados por profissionais da área do marketing, por gestores e por todos os profissionais que trabalham na área de comunicação quando se referem a segmentação.

Palavras como público-alvo, posicionamento, target, personas são termos utilizados por profissionais da área do marketing, por gestores e por todos os profissionais que trabalham na área de comunicação quando se referem a segmentação. Umas das estratégias mais antigas do Marketing.

Apesar deste conceito de Marketing ser bastante simples, sabemos que gera muitas dúvidas junto das empresas. Aparentemente parece uma tarefa fácil segmentar mercado, mas na realidade existem muitas dificuldades. As empresas devem pensar ou repensar na forma como querem actuar no mercado.

No sentido de ajudar a esclarecer o que é o conceito de segmentação decidimos escrever este artigo com base no nosso conhecimento e experiência diária.

Mas, afinal o que é a segmentação de mercado?

Segmentar um mercado significa escolher um grupo de consumidores, com necessidades homogêneas, para a qual a empresa poderá fazer uma oferta de um produto/ serviço que acrescente valor ao seu dia-a-dia ou vida.

Este processo requer que as empresas identifiquem os factores que afectam as suas decisões de compra dos consumidores. Isto, porque não é possível as empresas satisfazerem todos os consumidores de um dado mercado.

Por isso, é que nos últimos tempos se fala tanto em segmentação. Com a evolução da web e o surgimento das redes sociais o termo segmentação ganhou vida como nunca antes vista.

Na realidade a segmentação não ganhou uma maior importância, sempre a teve, pelo menos no ponto de vista do marketing. Simplesmente nesta era, a segmentação torna-se um factor de sucesso para obtenção de resultados eficazes nas diferentes ferramentas de web utilizadas pelas empresas.

Nesse sentido as empresas estão cada vez mais a segmentar os mercados para conseguirem estar mais próximos dos seus clientes e potenciais clientes.

Quais são as principais vantagens da segmentação para o meu negócio?

Não segmentar é desde início uma desvantagem. Espero que já tenha percebido isso no princípio deste artigo.

As vantagens da segmentação para uma empresa, são as seguintes:

Estar um passo à frente da concorrência, desenvolvendo produtos que vão de encontro com as necessidades de um grupo de pessoas, por exemplo.

Permite um foco muito mais direccionado por parte das empresas, no que toca à actuação dos mercados.

Estar presente no dia-a-dia do consumidor, melhorando e acrescentando valor aos seus clientes e potencias clientes.

Permite-lhe comunicar assertivamente, não para toda a gente mas sim para as pessoas que estão interessadas em comprar os seus serviços ou produtos.

Nesse sentido, é necessário perceber o tamanho do mercado onde actua, identificar os seus concorrentes e respectivas participações e o próprio potencial desse mercado.

A segmentação pode ser realizada tendo em consideração diferentes critérios, como os demográficos, os sócio culturais, geográficos, entre outros.

No próximo artigo, vamos explicar como pode fazer uma segmentação que o ajude a potenciar o seu negócio. Ficou curioso? Até breve.

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