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Marketing: Formatos de publicidade online para promover a sua empresa

09.08.16 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

A publicidade é uma excelente forma de promover a sua empresa, seja numa fase inicial ou não. A sua utilização ajuda as empresas a cumprir o objectivo para as quais se propuseram durante um período de tempo.

As mudanças dos formatos de publicidade na web ao longo dos últimos anos são evidentes. Os espaços publicitários e os próprios formatos foram-se adaptando ao design e usabilidade dos websites onde é possível as empresas exporem a sua marca, produtos ou serviços.

Por considerarmos a publicidade um excelente impulsionador na realização das estratégias de marketing das empresas vamos explicar-lhe neste artigo os diferentes formatos de publicidade existentes na web para que possa utilizar na sua empresa.

Formatos de publicidade online

Cada media desenvolve uma linguagem específica, fundamentada com base nas suas potencialidades. Os formatos adaptam-se a essa linguagem distinta.

Banner: publicidade de exposição, existe em diferentes formatos, mas o mais utilizado é o rectangular. O objectivo é levar o utilizador a clicar no mesmo para obter mais informações sobre o produto ou serviço.

Existem vários formatos: Banner rotativo, Banner estático, Banner segmentado

Botão: em formato rectangular, normalmente com espaço suficiente apenas para exibição do logo/marca do anunciante;

Patrocinado (sponsoring): associação entre uma marca e um site. O objectivo é associar o conteúdo oferecido na página ao anunciante da página;

Link patrocinado (search): pagamento aos motores de pesquisa para os resultados aparecerem no topo dos resultados, a partir de palavras-chave;

E-mail marketing e newsletter: ferramentas de data base marketing. O objetivo é criar relacionamento com os clientes;

Classificados: formato reduzido, associado em portais, lojas online e outros sites de conteúdo;

Rich media: publicidade que utilizam recurso multimédia (streaming):

  • Intersticial: interrompe a visão e navegação do utilizador,
  • Rich-media within the page,
  • Rich-media over the page;

Blog (influenciadores): indicação de clientes, é um acordo entre a empresa e o wesite em questão em os blogs são remunerados quando um visitante clica num anúncio que o remete para o website da marca.

Publicidade em local determinado: um local determinado do website, como por exemplo no topo, meio do texto ou centro da página, disponível em formatos diversificados.

Hot-site: paginas web temporárias, com uma finalidade publicitária, que divulgam produto ou serviço. Muito utilizado em campanhas promocionais, exemplo uma landing page.

Pop-up: janela independente que se abre quando o utilizador visualiza determinada página de um site;

Floater ou layer: peças de tamanhos diversos que fica “sobre” a página do site;

Advergame: jogo como ferramenta para divulgar um produto ou marca;

Todos estes formatos de publicidade tem sido utilizados com frequência em diferentes portais, que, no entanto, têm a liberdade de propor variações ou formatos novos.

Antes de realizar qualquer acção publicitária tenha o cuidado de perceber quais os formatos que vão ter mais impacto nos resultados de marketing definidos e as exigências de cada canal de media no que toca aos formatos de publicidade exigidos por eles.  Por norma, não existe muitas alterações mas visto que a web é um meio em constante mudança não custa nada confirmar o que está disponível no momento que pretende investir.

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