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Marketing: Como criar conteúdo optimizado para website ou loja online

15.03.16

Antecipe as diferenças nos conhecimentos dos seus clientes ou potenciais clientes sobre conteúdos relevantes e que lhes proporcione uma experiência exclusiva.

Nos dias de hoje, somos bombardeados com informação em diferentes canais de comunicação. Obrigatoriamente todos nós valorizamos conteúdos diferentes e canais diferentes para consumir esta informação que está a distância de um simples click. O seu consumo varia de utilizador para utilizador, nesse sentido a experiência que damos aos nossos clientes e potenciais clientes é um factor diferenciador.

Os seus clientes rapidamente reconhecem se o conteúdo que a sua empresa cria é de qualidade. Esse reconhecimento tem uma influência directa no seu site ou loja online ou até mesmo num simples blog e a sua qualificação nos motores de busca é valorizada automaticamente com impacto superior a qualquer outro factor que possa ouvir falar. Atenção que nos estamos a referir apenas a conteúdo.

Quando essa qualidade é reconhecida, existe uma partilha dessa informação nos diferentes canais de comunicação existentes na web. Potenciamos na rede uma forma distinta de potenciais clientes chegarem até nós, sem qualquer custo adicional. Quando criar conteúdo pense neste grande pormenor.

A busca orgânica e o buzz conquistado à volta da Marca é a melhor forma de conquistar reputação junto dos consumidores e definir de forma mais assertiva o seu posicionamento nos motores de busca.

Quando está a escrever um texto com determinada informação, pense nas palavras que as pessoas pesquisam para chegar até a sua empresa ou até mesmo aquele tipo de informação. Isto porque existem consumidores com mais técnicas de pesquisa que podem utilizar termos diferentes, para os alcançar tem de pensar em diferentes perspectivas e formas de pesquisa por diferentes utilizadores.

Aplique essas palavras chaves, nos seus textos de forma a que consiga alcançar mais pessoas com a informação que acabou de partilhar nos motores de busca. Antecipar estes comportamentos, vai ajudá-lo a ter um melhor posicionamento do seu website e no aumento de visitas ao mesmo. Experimente utilizar essas palavras para atingir resultados diferenciadores.

Caso não tenha muita experiência ou até alguma sensibilidade para realizar esta analise, pode sempre utilizar a ferramenta Keyword Tool  do Google adwords para gerar novas combinações de palavras. A própria ferramenta prevê o volume de pesquisa para cada palavra-chave.

Além disso poderá utilizar as ferramentas do Google para Webmasters (Search Console), onde encontrará uma lista com os Top Search Queries, ou seja, as palavras-chave mais procuradas para o seu site, assim como as que geram mais tráfego.

Apenas conteúdo de qualidade interessa, este deve ser o seu principal foco. As ferramentas servem apenas de apoio, não tente enganar o Google porque o risco de o tentar fazer é demasiado elevado.

Hoje vamos dar-lhe dicas de como construir textos optimizados para diferentes tipos de website, de uma forma resumida. Elas são:

Escreva textos simples e de leitura fácil:

Incluir imagens e vídeos pode ser uma estratégia para criar mais envolvimento, desde que este seja relevante.

Evite:

- Escrever texto com erros ortográficos e sem nexo

Organize a informação à volta do tópico:

Dividir a informação de forma coerente permite uma melhor experiência de navegação.

Evite:

- Vários tópicos na mesma página ou parágrafos sem qualquer fundamento.

Crie conteúdo novo e único:

Novidade fideliza clientes. Forneça conteúdo relevante em primeira mão aos seus clientes.

Evite:

- Copiar ou repetir conteúdo já existente.

Crie conteúdo principalmente para o utilizador e não para o motor de busca:

Desenvolva conteúdo a pensar na sua comunidade, nas pessoas, como falamos anteriormente se agradar aos seus clientes beneficiam todos. O Google valorizada conteúdo de qualidade. Pense nas necessidades dos seus clientes.

Evite:

- Inserir um numero desnecessários de palavras-chaves tendo em vista os motores de busca, prejudicando a experiência do utilizador.

- Conteúdos que adicionem pouco ou nenhum valor ao consumidor

Por hoje é tudo, esperamos que tenha ficado esclarecido. Caso ainda tenha duvidas poderá sempre enviar um email para blog@livetech.pt e nós vamos esclarecemos nos próximos dias.

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