• Web development

Comunicação Visual: Responsável pela criação da estrutura da informação da sua loja online

29.12.15

Quando uma empresa já tem as decisões sobre o mercado, produtos, concorrência, estratégias de marketing e consumidores, um dos seus maiores desafios é a criação de uma loja online que funcione como o principal canal de comunicação no ambiente digital entre a empresa e o consumidor.

Nesse sentido, torna-se fundamental que a sua loja online contenha o máximo de informação possível sobre a sua empresa/ marca e os seus produtos/serviços de uma forma objectiva.

Quanto mais informação existir, mais fácil será para que o consumidor final encontre o que procura. Essa informação pode estar em formato vídeo, imagem ou texto. Adapte o conteúdo disponível na sua loja online ao seu público-alvo.

Neste artigo, vamos descrever os elementos chave da comunicação visual responsável pela criação e arquitectura da informação da sua loja online.

Definindo um Mapa visual da loja, o design e a navegação. A comunicação visual vai muito além de uma “coisa bonita”, esta é responsável pela forma como o utilizador irá interagir e assimilar a loja online.

Antes de iniciar o desenvolvimento do seu e-commerce, entenda alguns dos elementos chave que vão potenciar o seu sucesso online, pense em cada um dos seguintes tópicos:

Mapa visual

De acordo com o tipo de conteúdo definido por si para a loja , o profissional responsável pelo projecto vai desenvolver a arquitectura da informação da loja em cada uma das páginas, em que sugere um mapa da loja online mais indicado às suas necessidades

Design

É responsável pela criação visual e tem como principal objectivo evidenciar os conceitos da marca, ou benefícios do produto, tornando a experiência do utilizador mais atractiva e interessante.

Navegação

O processo de navegação deve ser implementado com a máxima clareza e funcionalidade de todos os mecanismos presentes na loja online. De forma, a garantir que o utilizador encontre facilmente o que pretende, utilizando todos os serviços propostos correctamente e tenha uma sensação de orientação e satisfação.

Usabilidade

A usabilidade tem como principal objectivo tornar a loja online amigável e eficaz na execução de qualquer acção realizada pelo utilizador/ consumidor.

Esta permite analisar comportamentos, ferramentas, cores disponíveis para desenhar a maneira mais simples e fácil possível na sua utilização.

Layout

Este deve caminhar lado a lado com a usabilidade, apesar de serem conceitos diferentes tem uma importância enorme porque ambos proporcionam uma boa experiência de utilização para que as conversões de vendas aconteçam naturalmente.

Todos estes elementos chave devem ser adaptados aos canais de comunicação onde a empresa esteja presente, desde a web, às redes sociais, tal como para os diferentes dispositivos.

Neste momento já deve estar a perguntar-se: Eu preciso de saber tudo isto? Não seria mais fácil contratar uma agência?

A resposta é sim. No nosso entender só é possível diferenciar um bom trabalho, de um mau trabalho quando estamos minimamente informados. Como em qualquer área existem bons profissionais e maus profissionais. O conhecimento não ocupa lugar.

No artigo da próxima semana, vamos dar continuidade a este tema, de forma a explicar-lhe mais concretamente a importância da usabilidade e layout aos diferentes dispositivos tecnológicos.

Tem um projecto para nós? Vamos falar sobre isso!
Agendar Reunião Damos resposta rápida e sem compromisso
Pelo telefone? +351 911 004 783 Bruno Oliveira
We use cookies to provide you with a better service. Carry on browsing if you're happy with this, or view our Privacy & Cookie Policy