• Marketing digital

Web Marketing: Guia para criar o seu negócio online passo a passo - parte2

22.11.16

No artigo da semana passada, falamos das primeiras quatro fases que um empreendedor deve ter em consideração quando está a pensar em criar pela primeira vez o seu negócio online.

Neste artigo vamos explicar-lhe quais os passos que deve ter em conta para desenvolver o seu website.

Caso já tenha um website e sinta necessidade de o melhorar consulte o nosso artigo sobre o plano que o vai ajudar a renovar o site da sua empresa.

O mundo digital é extremamente competitivo e todos os detalhes são importantes. Vamos partilhar consigo o nosso conhecimento de forma a que não venha a ter trabalhos redobrados mais tarde.

Em primeiro lugar, antes de criar um website deve começar por tentar compreender os seus consumidores, antecipar as suas expectativas e demonstrar profissionalismo.

Em segundo lugar, analise a sua concorrência directa, ou seja, tente perceber os seus pontos fortes e fracos.

Estes dois primeiros passos são trabalhosos, mas facilmente irá perceber os benefícios de ter preparado este trabalho todo.

Como já deve ter reparado existem várias plataformas online que lhe permitem construir um website na hora. Não vamos dizer se deve ou não utilizar essas plataformas, mas deverá ter em atenção que elas têm as suas limitações em termos de funcionalidades.

Caso ainda não conheça os nosso serviço de websites leia uns dos nosso primeiros artigos. Afinal quais são os factores que devo ter em consideração para o desenvolvimento do meu website?

Design: a experiência que vai fornecer ao utilizador

Defina e escolha os elementos gráficos de acordo com a identidade visual da sua marca. As cores, as fontes e até mesmo o ambiente que o website deve transmitir, posicionamento da sua empresa deve ser claro perante o no mercado.

Não complique, caso não tenha conhecimentos técnicos nesta área escolha o parceiro certo para desenvolver o design e a plataforma online do seu negócio.

Escolha a plataforma ou a tecnologia do seu website

Quando está avaliar as possibilidades que existem de plataformas online onde pode desenvolver o seu website verifique se estas tem as funcionalidades básicas:

  • Partilha da informação das redes sociais
  • Integração com plataformas (ERP/Gestão de clientes)
  • Conteúdo (texto, vídeo ou imagem) optimizado para motores de busca
  • Permitir integrar com a ferramentas de email marketing
  • Permitir Subscrever a newsletter
  • Ter um Formulário de contactos
  • Se está optimizado para motores de busca

Pense na estrutura do seu website

Criar um website não é tão simples como parece inicialmente e nesta altura já deve estar a pensar que talvez seja melhor contratar um profissional mas mesmo que o venha a fazer mais tarde vamos dar-lhe um exemplo de uma estrutura simples, que corresponde ao menu principal:

Home page (página inicial): nesta página que damos destaque às novidades e normalmente podemos ser mais criativos, nas imagens ou nos vídeos de apresentação

Quem somos (Sobre a empresa): aqui deve ter uma apresentação da empresa, a qual pode conter um vídeo institucional, galeria de imagens, links ou downloads relacionados. É nesta pagina que por norma são inseridos os textos da missão, visão, valores e histórico da empresa.

Serviços (ou produtos): Listar todos os seus serviços ou produtos.

Contactos: nesta página deve ter os contactos da empresa, como por exemplo o telefone, o email, a morada e a localização e até mesmo um formulário de contactos. Poderá também ter os contactos de agentes, filiais ou parceiros.

Dependendo do sector de actividade da sua empresa pode sentir necessidade de acrescentar outras páginas como por exemplo catálogo, clientes, actividades, recrutamento.

Não precisa de seguir esta estrutura de menus, estamos apenas a dar-lhe um exemplo de uma estrutura de um website institucional simples. Pense na estrutura que melhor se adapta ao seu sector de actividade.

Caso escolha um parceiro para desenvolver o seu website online, deverá partilhar com ele a sua estrutura e outras informações necessárias.

Prepare os textos, as imagens e os vídeos.

Após a escolha da estrutura do seu website chegou a hora de desenvolver todos os conteúdos necessários para dar vida ao seu website. Como conseguiu verificar no passo anterior todas as páginas da estrutura de um website levam conteúdo, ou seja informação sobre a sua empresa.  É muito importante que a prepare com a máxima de antecedência.

Todo o conteúdo tem um determinado formato, tamanho, extensão, regras e até leis e direitos de Imagem. O profissional responsável por realizar esta tarefa não se pode esquecer destas especificações, pois este tem a responsabilidade de organizar e monitorizar todas as informações que estarão disponíveis para o consumidor final.

Escolha as redes sociais a integrar no seu website

A importância da presença das redes sociais da sua empresa é indiscutível nos dias de hoje. Seleccione estrategicamente quais são as redes sociais que a sua empresa estará presente digitalmente e seguidamente realize a integração dessas redes sociais no website.

Conhece algum website perfeito? Nós achamos que ele não existe mas o caminho para o sucesso é este:

Simples: não tenha demasiadas opções, menus, blocos de informação. A simplicidade facilita a usabilidade.

Rápido: tem um grande impacto na experiência que vai fornecer ao utilizador, no SEO e também no investimento para fazer publicidade online.

Atractivo: as cores, o layout o tipo de letra ajudam a que o website seja mais funcional e facilita a leitura. No entanto esta escolha deverá ser bem pensada e estudada e deverá ir de encontro com o seu logotipo e comunicação da empresa.

Mobile: deve funcionar em qualquer dispositivo móvel

Call-to-action: optimizado para conversão, ou seja tenha sempre uma chamada de atenção, como por exemplo subscreve a nossa newsletter, peça informações, solicite um orçamento.

Menos de 3 cliques: quanto mais cliques para atingir um objectivo menor será a taxa de conversão. Por isso prepare o seu website para converter o mais rapidamente possível. Também assim, permite que os seus cliente encontrem rapidamente o que procuram.

A lista poderia continuar e mesmo assim já dá para perceber que não é fácil criar um website sozinho, pode tentar, mas certamente que vai ter um grande desafio pela frente. Desenvolver um website é uma tarefa exigente.

Hoje ainda damos um bónus: o que não devo ter no meu website:

  • Música e outros sonos
  • Vídeos e animações em excesso.
  • A usabilidade de um website é bastante importante. Tenha algum cuidado e não exagere.

Se tiver alguma dúvida sobre o nosso artigo de hoje ou necessite de algum aconselhamento, envie email para geral@livetech.pt.

Na próxima semana vamos falar das funcionalidades e requisitos necessários para desenvolver um e-commerce.

Tem um projecto para nós? Vamos falar sobre isso!
Agendar Reunião Damos resposta rápida e sem compromisso
Pelo telefone? +351 911 004 783 Bruno Oliveira
We use cookies to provide you with a better service. Carry on browsing if you're happy with this, or view our Privacy & Cookie Policy