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Marketing: As estratégias que o ajudam a vender mais online

12.07.16

Quando as vendas não surgem, o equilíbrio da empresa está em risco. As regras do jogo mudaram e as empresas têm de voltar aprender a jogar para manter as suas vantagens competitivas.

Se a sua empresa pretende vender mais online, terá de se adaptar e explorar diferentes perspectivas e várias áreas de conhecimento. Uma dessas áreas é o Marketing Digital, que já não uma tendência, mas uma realidade no dia-a-dia das empresas.

O surgimento da internet, o seu rápido crescimento e democratização, tornou-a no meio de comunicação, informação e pesquisa por excelência. Transformando radicalmente diferentes áreas de conhecimento, o Marketing foi sem dúvidas uma delas.

As empresas encontraram uma nova porta para expandir os seus negócios, comercializar os seus produtos e serviços e encontrar novos mercados mais ambiciosos. Numa economia global, em que as barreiras de comercialização são cada vez mais inexistentes tudo é possível.

A internet e a sua evolução obrigou a uma transformação geral na forma como comunicamos, reformulando os modelos de gestão e todos os departamentos que fazem parte de uma organização.

O Marketing Digital passou a ser o foco das organizações, sendo um complemento do Marketing tradicional. Isto porque a internet é um meio de comunicação mais barato e acessível para pequenas e médias empresas. Passou a ser a força de vendas das empresas, ganhando cada vez mais relevância.

A sua função é conseguir criar, comunicar e entregar valor aos clientes e, ao mesmo tempo, gerir a relação com os mesmos, para que todos os intervenientes saiam beneficiados. Como tal, o Marketing é imprescindível em todas as organizações sejam elas grandes ou pequenas.

É fácil encontrar empresas que tem tudo para vender online, mas que não conseguem. E porque? Bem a resposta é simples. O marketing é uma função bastante específica e vinculada a profissionais especializados e com experiência na área, detentores do conhecimento e das ferramentas necessárias para conseguir promover e vender um produto/serviço. É, com certeza, uma função organizacional indispensável para o sucesso das empresas.

Por isso, se pretende vender online comece por desenvolver um Plano de Marketing e defina estrategicamente quais as áreas de actuação do Marketing que a sua empresa vai apostar para conseguir conquistar o seu principal objectivo (vendas).

Esse plano de marketing deve ser focado no seu publico alvo e na experiência que irá proporcionar ao consumidor final. Deve estar em sintonia com as necessidades e os recursos da empresa.

Hoje vamos explicar-lhe duas das estratégias de Marketing que o podem ajudar a vendar mais online. Não vamos falar concretamente das estratégias que podem aplicar em cada uma delas, isso vamos fazê-lo mais à frente.

Marketing de conteúdo

É uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas. É considerada um conjunto de acções que tem como principal objectivo produzir e divulgar conteúdo para atrair e chamar atenção dos diferentes públicos-alvo.

Muitas das empresas hoje em dia já tem um blog nos seus websites ou lojas online e muitas delas já aplicam a metodologia de inbound marketing para aumentar os seus resultados de conversão online e potenciar as suas vendas.

O conteúdo e o Seo andam de mãos dadas. Com aplicação desta estratégia a sua empresa consegue alcançar dois objectivos, o primeiro é fazer com que o seu produto/serviço apareça nos primeiros lugares dos motores de busca e o segundo é acrescentar ou gerar valor para os seus clientes e potenciais clientes.

O marketing de conteúdos envolve diversas acções a serem desenvolvidas e algumas delas são um pouco técnicas. Antes de aplicar esta estratégia verifique se tem um website/loja online optimizado para os motores de busca.

Além disso, o desenvolvimento desta estratégia requer tempo. Não adianta de nada a sua empresa alimentar um blog todas as semanas se depois esse blog não converter. O blog tem como principal objectivo gerar leads e conquistar novos clientes.

Quando criar conteúdo pense em informações relevantes para o seu público-alvo. Não fale em produtos, nem serviços. Analise com frequência os resultados desta estratégia, numa fase inicial requer tempo e investimento, mas verá que terá os seus resultados.

Marketing Redes Sociais

A presença das empresas nas Redes Sociais é uma mais valia já que, entre outras coisas, aproxima o consumidor da empresa e da sua actividade permitindo a construção de uma relação mais próxima com a empresa.

Existem diferentes tipos de Redes Sociais, analise cada uma delas e verifique quais são as Redes Sociais com mais potencial para fazer crescer o seu negócio.

As Redes Sociais são ferramentas com um potencial enorme, ajudam as empresas a construir relações e contribuem para uma maior notoriedade da marca.

Mas, não se esqueça de definir objectivos e analisar com frequência os resultados do seu trabalho desenvolvido nestes canais de comunicação. O conteúdo mais uma vez é a chave para o sucesso, definia o seu público-alvo e construa relações sustentáveis.

Desenvolva o seu Plano de Marketing adaptado aos seus objectivos de negócios e venda online.

Na próxima semana, vamos falar de outras estratégias que podem ser implementadas pela sua empresa, como por exemplo o email marketing. Além disso, caso tenha alguma duvida envie um email para blog@livetech.pt esclareça qualquer duvida com a nossa equipa de marketing.

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