• Design

O que é o Manual de Normas Gráficas?

29.01.18

A imagem da sua Marca é bastante importante, pois cria um impacto junto dos seus potenciais clientes, e o primeiro impacto é sempre muito importante.

Desta forma, deverá ter uma imagem cuidada e coerente na comunicação da sua Marca, para que os seus consumidores identifiquem a sua Marca intuitivamente. Neste seguimento, consideramos útil falar do Manual de Normas.

Uma agência quando desenvolve a Identidade Visual de uma Marca tem que preparar um documento com linhas orientadoras para a correcta aplicação do logótipo, a este documento chamamos Manual de Normas. É importante, que a empresa responsável pelo seu logótipo forneça este documento e acima de tudo, cumpra as regras do documento.

Começamos por uma regra simples, o Manual de Normas exemplifica o tamanho correcto a aplicar o logótipo. O logótipo pode ser aplicado nos mais diversos suportes, físicos ou digitais. Como por exemplo, numa viatura, rollup, outdoor, cartão de visita, website, redes sociais, entre outros. Antes de utilizar o logótipo num destes suportes, deverá consultar o Manual de Normas para compreender qual o tamanho correcto a aplicar no espaço que tem disponível. Não fará muito sentido utilizar uma versão com dimensões rectangulares, quando o espaço a aplicar será quadrado. Veremos abaixo um exemplo.

Uso do logótipo no facebook

O espaçamento do logótipo também é um factor importante. Na concepção da sua marca, já foi previsto qual o espaçamento que deve ter em redor do logótipo. Ora vejamos um exemplo:

Margem de segurança do logótipo

Com a regra da dimensão e espaçamento não podemos esquecer um pormenor muito importante, não vale a pena fazer batota e forçar a dimensão do logótipo à área disponível. A distorção do logótipo dá um aspecto muito negativo. Quando pretendemos criar uma comunicação coerente e estável com os consumidores da Marca, não queremos que a nossa Marca surja com um aspecto nada agradável e ficar esticado ou até achatado. Exemplificamos abaixo uma aplicação errada do logótipo.

Uso incorrecto do logótipo

Às vezes a tentação é muita, e cometemos outros erros que estão a criar aspectos negativos na nossa marca. Outra regra que o Manual de Normas nos diz, são as cores correctas do logótipo. Devemos sempre ter em atenção as cores previstas para o nosso logótipo e respeitar as mesmas. O documento já prevê a utilização das cores em fundo branco ou outras cores. Por exemplo, caso o logótipo seja aplicado num fundo com cor idêntica ao mesmo, deveremos utilizar a versão negativa. Por isso, não vale a pena criar atalhos e colocar o seu logótipo numa cor não prevista só para fazer um “jeitinho”. Os seus clientes ficarão confusos com a Marca.

Comportamento do logótipo sobre fundos

Outras batotas em aplicar o logótipo que não esteja previsto no Manual de Normas só estará a criar ruído na comunicação da sua Empresa e Marca e a danificar o impacto junto dos seus consumidores. O Manual de Normas pode conter imensas regras, mas é sempre importante a consulta deste documento e compreender como deve utilizar o seu logótipo correctamente. Outras linhas orientadoras que pode encontrar neste documento poderá ser a fonte a utilizar, o tom de escrita e até regras para as Redes Sociais. Em conclusão, deverá sempre apresentar juntamente com o seu logotipo o Manual de Normas para qualquer fornecedor que trabalhará com a sua imagem. Cumprir as pequenas regras que permite-lhe manter a coerência da sua Marca a todos os consumidores. Pode consultar a comunicação de algumas marcas para verificar como aplicam o seu logótipo nas mais diversas plataformas físicas e digitais. Não descuide da sua Marca, aposte na sua melhor apresentação, o primeiro impacto diz tudo.

Tem um projecto para nós? Vamos falar sobre isso!
Agendar Reunião Damos resposta rápida e sem compromisso
Pelo telefone? +351 911 004 783 Bruno Oliveira
We use cookies to provide you with a better service. Carry on browsing if you're happy with this, or view our Privacy & Cookie Policy