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Web Marketing: Guia para criar o seu negócio online passo a passo - parte4

06.12.16

Numa loja online, onde não há contacto físico entre o produto e o consumidor, é indispensável que trabalhe muito bem todas as questões relacionadas com os produtos que irá comercializar na sua plataforma de e-commerce.

Neste artigo vamos falar de todas as etapas que deve ter em consideração com os seus produtos antes de lançar a sua loja online. Elas são:

Produto

Crie uma lista de produtos que vai comercializar na sua loja online.  As gamas de produtos são muito extensas em alguns negócios. Caso não pretenda numa fase inicial comercializar todos os produtos, seleccione os que melhor se adaptam ao seu modelo de negócio online.

Códigos de Identificação

Todos os produtos que irá comercializar online devem ter um código de identificação.

A identificação dos produtos com um código vai ajudá-lo a gerir melhor o seu stock de produtos e além disso facilita a entrada e a saída dos seus produtos.

Caso, já tenha um software de facturação com uma estrutura logística definida (mercadológica), basta realizar uma integração com a plataforma. Não necessita de se preocupar com mais nada.

Descrição dos produtos

Elaborar uma descrição de todos os produtos é essencial para garantir a credibilidade da sua loja e aumentar a confiança junto do consumidor. Elabore a descrição com base:

  • Código produto (o que segue na factura)
  • Descrição completa do produto
  • Categoria e Subcategoria (caso se aplique)
  • Preço de venda para o consumidor final
  • Preço promocional (caso se aplique)
  • Packaging (embalagem do produto)
  • Peso bruto (considerável na embalagem)
  • Palavras- chaves (utilizar na descrição do produto) são fundamentais nas estratégias de SEO
  • Os atributos dos produtos, tal como a cor, tamanho, peso, entre outros.
  • Pense na secção “Também pode gostar”/”Produtos relacionados”
    Aqui define os produtos semelhantes ou que estão relacionados com o produto que as  pessoas estão a visualizar. Oriente o seu cliente para uma compra final.
    Ex: Por exemplo, caso tenha uma Loja Online de sapatos, um utilizador pode estar a visualizar um determinado Sapato, e pode sugerir outros modelos muito idênticos que o utilizador possa gostar.
  • Defina as quantidades de produto disponíveis para venda online.

Preço do Produto

Definir o melhor preço para vender os produtos online, nem sempre é uma tarefa fácil. Antes de tomar uma decisão final sobre os preços dos seus produtos aconselhamos que realize uma análise à sua concorrência e tente perceber a média de preços de produtos por gama.

Categoria e subcategoria de produtos

Antes de aprender a criar categorias e subcategorias na sua loja online é importante entender o que são e como funcionam. Categoria é um termo simples que serve para identificar uma classificação ou uma forma de organização.

Numa loja online este termo tem duas funções principais, ela tanto serve para identificar a organização dos produtos, como serve para construir o menu principal da sua loja online.

Elas são organizadas como uma família, a categoria Mãe é considerada a principal e as Filhas e as Netas são subcategorias que fazem parte dessa família.

Nem sempre é fácil organizar as várias famílias de categorias de uma loja online. Pode dar imenso trabalho mas basta pensar no marketing da sua marca para facilitar este processo.

Por exemplo, se você tem uma loja online de sapatos multimarcas, poderá ter categorias:

  • Mulher (Mãe)
    • Estilos (Filha)
      • Botas (Neta)
      • Sapatos (Neta)
      • Ténis  (Neta)
    • Marcas (Filha)
      • Channel (Neta)
      • Jimmy choo (Neta)
      • Dolce Cabana  (Neta)

E pode seguir a mesma  lógica  outras categorias  e subcategorias. Ter uma estrutura de categorias bem organizada e clara é uma parte muito importante do sucesso da sua loja online. Pensar em termos de categorias de produtos também vai permitir pensar nas diferentes estratégias de marketing que vão ser adoptadas mais a frente.

Imagem dos produtos

Online as pessoas ainda não conseguem tocar nos produtos, esta é uma das suas grandes limitações. Talvez, num futuro próximo a tecnologia possa vir a resolver este problema. É aqui que a qualidade das imagens dos seus produtos se torna bastante relevante na hora do consumidor comprar os seus produtos.

Quanto maior a qualidade das imagens, melhor a experiência que proporcionada ao consumidor final. Se as imagens, fotografias ou vídeos, tiverem má qualidade, o mais certo é que as vendas venham a reflectir esse aspecto negativo.

Garantir a maior visibilidade dos produtos é a sua principal missão. Deve inserir imagens de dimensões mais elevadas e com opção de serem ampliadas. Além disso, tente garantir que o consumidor consegue visualizar os produtos de diferentes ângulos dando a confiança necessária para ele realizar a compra.

Ter cuidado com as imagens e uma boa descrição de produtos na sua loja online aumenta a sua probabilidade de vender mais online. Portanto, não se esqueça de:

  • Fotografar todos os produtos que serão comercializados
  • Inserir as imagens nos tamanhos correctos a serem apresentados na loja online
  • Tratar as fotografias para ficarem com a devida qualidade

Depois de analisar estas etapas todas que mencionamos, está na hora de inserir na loja online todos os produtos e conferir todos os detalhes, desde as imagens, às descrições dos seus produtos. Não se esqueça de nenhum detalhe. Na hora de comprar um produto online o consumidor está atento a todas estas variáveis. Garanta que não vai perder nenhuma oportunidade de venda.

No próximo artigo, vamos falar das páginas institucionais de uma loja online e no atendimento ao cliente. Vá acompanhando este guia de artigos. Não perca nenhuma novidade e subscreva o nosso blog.

 
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