• Marketing digital

Rede sociais: Como posso fazer um passatempo no Facebook sem infringir as regras

07.06.16 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

A realização de passatempos/concursos sempre fizeram parte das estratégias de marketing do Facebook implementadas pelas empresas.

Isto acontece com frequência porque é grátis e simples de se realizar. Além disso, é uma excelente forma de aumentar a interacção com a sua comunidade.

Os passatempos/concursos são utilizados muitas vezes pelas empresas para atingirem os seus diferentes objectivos, como por exemplo: aumentar a interacção com a sua comunidade actual, alcançar novos fãs e aumentar a sua comunidade ou até mesmo para obter feedback sobre um determinado produto ou serviço.

Contudo, os passatempos/concursos requerem um regulamento, de prémios, gestão de participantes evitando fraudes, o respeito pela regulamentação em vigor e acima de tudo assegurar que os participantes têm uma boa experiência com a pagina do Facebook da sua empresa.

Desde 2013  que o Facebook percebeu a importância destas estratégias de marketing para os gestores de redes sociais, passando a permitir a organização de concursos na timeline da sua página do Facebook, sem ter de recorrer a qualquer aplicação externa.

Decidimos escolher este tema para o artigo desta semana, porque ainda é frequente encontrarmos pequenas empresas a realizarem passatempos/concursos nas suas timelines sem respeitar as regras do Facebook.

Existem riscos? Claro que sim, o Facebook pode cancelar o passatempo/concurso sem qualquer aviso prévio e além disso corre o risco de ficar com a sua página cancelada.

Acha que vale a pena correr o risco? Bem, nós achamos que não, e alertamos para o risco. Apesar de vermos muitos passatempos realizados de forma incorrecta, não quer dizer que também o tenha de fazer.

Nesse sentido, vamos falar-lhe das regras que mais vemos a ser infringidas nos passatempos/concursos:

  • Não podem ser realizados em perfis;

  • Não podem incentivar os utilizadores à partilha ou a colocar gosto na pagina do Facebook para poderem participar no passatempo;

  • Todas as campanhas de passatempos devem incluir um link com o regulamento do concurso/ passatempo.

Caso, pretenda saber mais deve consultar os termos e condições de utilização do Facebook. (Aqui)

Da próxima vez que pensar em realizar um concurso/passatempo, não se esqueça de verificar se não está a infringir as regras do Facebook.

Então, como posso fazer para que as pessoas participem nos meus passatempos?

O Facebook permite o incentivo a gostar ou comentar a publicação, publicar na sua pagina (como por exemplo, fotografias) ou até mesmo enviar mensagem privada. (ver aqui)

No artigo da próxima semana, vamos explicar-lhe quais são as vantagens e as desvantagens de aplicar esta estratégia de marketing e como pode realizar um regulamento do passatempo/concurso.

Tem um projecto para nós? Vamos falar sobre isso!
Pedir Orçamento Damos resposta rápida e sem compromisso
Pelo telefone? +351 913 447 690 Chamada para rede móvel nacional Rui Ferreira