• Marketing digital

Passatempos Facebook: como criar um regulamento

14.06.16

Nos dias de hoje verifica-se cada vez mais a necessidade das empresas estarem online, incluindo nas redes sociais para fomentar as suas relações com os seus clientes e potenciais clientes. Uma oportunidade que todos querem aproveitar.

Na semana passada falamos de como pode realizar um passatempo no Facebook sem infringir as regras. Hoje falamos da importância do Facebook na construção de relações e como isso é um pré-requisito para qualquer empresa que pense no futuro.

Além disso, vamos explicar-lhe como pode realizar um regulamento para passatempos, um das estratégias de marketing relacional mais utilizadas pelos profissionais na rede social.  

O Facebook é considerada a plataforma social preferida dos consumidores. A esta rede social estão associadas as seguintes possibilidades/ vantagens:

  • Estabelecer relações com os seus clientes e potenciais clientes;
  • Promover a notoriedade da marca;
  • Aumentar os níveis de fidelização da marca;
  • Divulgar os seus produtos ou serviços;
  • Analisar comportamentos dos consumidores;
  • Analisar o comportamento dos seus concorrentes;

O envolvimento com o público é o critério mais relevante para a rede social. A visibilidade no feed notícias depende cada vez mais dessa interacção que as empresas têm com as suas comunidades online.

As estratégias de marketing relacional e de relações públicas utilizadas pelos profissionais que trabalham as redes sociais são variadas mas todos de uma forma geral, concordamos que a realização de passatempos/concursos é uma excelente forma de impulsionar a interacção entre as empresas/marcas e as suas comunidades.

Os objectivos da realização destas estratégias depende de empresa para empresa, mas vamos dar-lhe alguns exemplos:

  • Alcançar e conquistar novos fãs para as suas comunidades;
  • Aumentar a interacção com os fãs actuais
  • Valorizar a sua comunidade;
  • Receber um feedback sobre o seu produto/serviço;
  • Construir uma base de dados de email;
  • Aumentar a notoriedade e manter-se no dia-a-dia dos consumidores;

Escolha os objectivos que melhor se adaptam à página da sua marca no Facebook. Um conselho, não tente alcançar todos os objectivos de uma vez, escolha os que são prioritários num determinado momento.

Lembre-se que pode sempre voltar a realizar outro passatempo. Além disso, é fundamental ter um sistema de avaliação desses objectivos, de forma a perceber se as suas acções estão a correr conforme o que tinha planeado.

Seleccione as melhores métricas de análise para cada objectivo e acompanhe a sua evolução. Realizar um passatempo/concurso é sempre uma boa ideia mas cuidado para não iniciar uma crise de comunicação. São cada vez mais frequentes nas redes sociais pelos mais variados motivos.

No caso dos passatempos/concursos aconselhamos que elabore sempre um regulamento do mesmo para que os participantes não tenham qualquer duvida quando estão a participar e a envolverem-se com a sua empresa.

Como posso elaborar um regulamento? Vamos dar-lhe algumas sugestões que deve incluir no regulamento:

  • Mecânica do passatempo (como se pode participar)
  • Descrição detalhada do que está oferecer (prémio)
  • Tempo em que o passatempo está activo (data de participação e selecção dos vencedores)
  • Local, data e hora de quando será divulgado o vencedor
  • Como serão anunciados os vencedores (por exemplo: no mural do facebook, por email, entre outros)
  • Crie critérios de selecção dos vencedores (seleccione pelo menos dois para que não exista qualquer duvida)
  • Inclua a frase: a promoção não é de forma alguma patrocinada, aprovada, administrada ou associada ao Facebook.

Pode sempre consultar os seguintes exemplos de regulamentos que seleccionamos para si. (Aqui)

Acreditamos que é determinante as empresas apostarem numa postura coerente e estratégias de marketing relacional, como forma de transmitir uma imagem intencionada e promover a interacção, assumindo a comunicação como o principal elemento de ligação entre a sua empresa e os seus clientes e potenciais clientes.

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