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Como avaliar o seu website?

19.04.16

As pessoas recorrem à internet a qualquer momento, através de diferentes dispositivos tecnológicos procurando cada vez mais satisfazer uma necessidade e envolver-se numa boa experiência com as Marcas (empresas).

Estamos numa era "always in", ou seja, estamos todos conectados e sempre ligados à web. Nesse sentido é fundamental perceber que a experiência está cada vez mais centrada na partilha ou troca de bens/serviços, que são cada vez mais frequentes neste ambiente.

Este é o ponto de partida para actualizar o seu website, caso sinta que a sua empresa não está a proporcionar uma boa experiência aos seus clientes.

Neste artigo vamos apenas focar-nos nos websites e tentar explicar-lhe o porquê de muitas das vezes os websites ficarem rapidamente obsoletos. Além disso, vamos facilitar-lhe ferramentas no fim deste artigo, para que possa fazer o teste.

Num próximo artigo, iremos falar de como pode avaliar uma loja online ou até mesmo um website com loja online integrada. Sentimos necessidade de o diferenciar, porque como profissionais que somos sabemos que muitas das vezes o público é único e as ferramentas são mais complexas. A forma como utilizador final se comporta é distinta.

Quando desenvolvemos um novo projecto, seja para criar um website de raiz ou actualizar um website, é normal que o cliente não se foque na usabilidade que a plataforma deverá ter aos seus utilizadores.

Podemos dizer que as suas preocupações são variadas, mas no geral estão sempre focadas no design e nas funcionalidades que a plataforma terá. Este é o primeiro erro que qualquer empresa pode cometer. Pense nos seus clientes e potencias clientes. Se os agradar vai conseguir obter os resultados que pretende.

Claro, sempre tendo em conta os objectivos que traçou para o seu projecto. O design, a usabilidade, funcionalidades, entre outras características, das quais são importantes e tem uma influência directa no comprimento dos seus objetivos de marketing com o investimento no website.

Muitas das vezes, as empresas colocam-nos as seguintes questões:

  • Porque é que o meu website não funciona nos telemóveis?
  • Porque é que o meu website não aparece nos motores de busca (Google)?
  • Porque é que o meu website não gera contactos?
  • Porque é que o meu website demora algum tempo a carregar as páginas?
  • Porque é que tenho erros no meu website?

Identificou-se com algumas destas questões? Se a resposta for sim, talvez esteja na altura de entrar em contacto com profissionais capazes de o ajudar a realizar esta transição.

Assim antes de tomar uma decisão, receberá aconselhamento e ver todas as suas duvidas esclarecidas.

Quais as áreas que posso melhorar no meu website?

Pode melhorar qualquer área no seu website, desde que esta lhe traga um maior retorno fase ao investimento inicial.

De forma a perceber melhor quais são as áreas que pode melhorar no seu website, vamos falar de alguma delas de uma forma genérica. Estas melhorias no  seu website são sempre necessárias que este não fique obsoleto.

Essas áreas são:

1-Design: Layout e Experiência de utilizador

A primeira impressão conta bastante. Nesse sentido, o layout, as cores, os conteúdos, os elementos gráficos e o aspecto intuitivo são factores importantes.

Não complique, mas isto não quer dizer que não possa ser criativo. Além disso, se perceber que o seu website é muito diferente dos outros websites que operam na mesma área de actividade de negocio que a sua empresa, estará a confundir o seu cliente ou potencial cliente.

A experiência de utilização pode ter um grande impacto no concretização de objectivos definidos no seu plano de marketing.

2-Mensagem chave a comunicar

O conteúdo desenvolvido para colocar no website deve ser pensado estrategicamente, com objectivo claro de passar a mensagem clara sobre o principal negócio da sua empresa, principalmente na homepage.

O conteúdo pode ser apresentado em diferentes formatos, ou seja vídeo, imagem ou texto. Escolha o que melhor se adapta ao seu publico alvo, podendo até utilizar soluções combinadas, mas cuidado para não baralhar o seu cliente ou potencial cliente.

3-Segurança: proteja o seu website e os dados dos seus cliente

Hoje em dia é cada vez mais frequente notícias de empresas que sofrem de ataques hackers e ficam com todos os seus dados expostos.

E como todos sabemos, esses dados podem ser utilizados para diferentes fins, muitos deles pouco positivos, tais como utilização indevida dos dados bancários ou até mesmo o assalto a residências.

A segurança na internet é cada vez mais uma preocupação tanto para as empresas, como para o consumidor final. Estes problemas podem acabar com a notoriedade e reputação de uma empresa que demoram anos a construir.

A Google também valoriza a certificação nos websites, atribuindo-lhe uma maior relevância nos motores de busca. Procure uma solução que seja compatível com as suas necessidades. Cada vez mais a segurança na internet é uma preocupação por parte de qualquer consumidor, enquanto empresário deve preocupar-se com a segurança da sua empresa e dos seus clientes.

4-Optimize para conversão

Um cliente confuso não compra. Para evitar que isso aconteça no seu website é importante que optimize as suas conversões. As conversões tem como principal objectivo servir um determinado propósito, ou seja, imagine que tem como principal objectivo a subscrição de newsletter no seu website, deve ser visível o call to action (apelo à accção) de imediato de forma a que o seu cliente o encontre facilmente e realize a acção que pretende.

As conversões podem variar de negócio para negócio, depende muito do que pretende com o seu website. Atenção que ter demasiadas conversões também pode prejudicá-lo, confundido os clientes. Nesse caso defina o que é mais importante para si nas diferentes fases que o seu negócio se encontra.

Esta é uma área que muitas das empresas falham. Para melhor este aspecto acompanhe as estatísticas do Google Analytics e perceba o comportamento dos seus clientes, ajustando o seu website às necessidades do seu publico alvo.

Estas são apenas algumas das áreas que podem ser melhoradas no seu website. Existem outras que podemos falar consigo, num próximo artigo ou até mesmo por email. É fácil falar connosco (blog@livetech.pt).

Tal como prometido vamos fornecer-lhe uma ferramentas que lhe dão uma visão geral e multi-facetada do seu site. Esta ferramenta está focada no objectivo de resultados da estratégia definida pelo departamento de marketing e ajuda as empresas na melhoria das relações com o seu publico alvo e a potenciar novas conexões com potenciais clientes.

Marketing Grader: é uma ferramenta da Hubspot que permite realizar uma análise ou auditoria do seu website de uma forma mais abrangente, analise as redes sociais e compare com a concorrência.

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