• Marketing digital

Ano 2020 - Ano da transformação Digital

Odete Silva 30.12.20 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

O ano de 2020 foi um ano de muitas mudanças, sejam elas más como também vantajosas. As empresas caminharam ao longo deste ano por um caminho de incertezas, e 2021 será ainda um ano cheio de desafios e mudanças. 

A economia mundial se desestabilizou, o consumo reduziu e o comportamento dos consumidores mudou radicalmente. As empresas passaram a se comunicar através do digital e os consumidores aderiram às compras online. Uma tendência que deverá se manter ainda com grande peso após a pandemia. A mudança e adaptação das empresas ao meio digital são uma necessidade urgente. Se considera que a sua empresa não tem o perfil para embarcar no meio digital, poderá estar a perder oportunidades, todas as empresas têm o potencial para comunicarem online. E como?

Existe vários canais para apostar no meio digital.

Marca

Aqui nasce a comunicação, a essência da marca ou empresa. Criar um logótipo, definir o público-alvo e a comunicação da marca. Esta aposta deve ser considerada para empresas que comuniquem seja no mundo digital ou offline. Marcar uma presença coordenada e preparada para dar mais segurança junto dos consumidores. Consulte o nosso artigo sobre a importância da marca

Plataforma Online

Seja o seu negócio um Business-to-Consumer(B2C), Business-to-Business(B2B), Business-to-Administraion(B2A), One-to-One(O2O) ou outro tipo de negócio, pode marcar presença online através de Website ou Loja Online. utilize uma plataforma própria para apresentar os seus serviços ou produtos. E se apostar numa boa estratégia de SEO, conseguirá bons resultados nos motores de pesquisa. Crie os conteúdos certos e aposte em palavras-chaves de grande importância.

O Website ou Loja Online é a montra do nosso negócio no mundo digital, devemos cuidar bem da sua aparência e performance para receber todos os clientes.

MarketPlace

Consoante o seu negócio e público-alvo poderá marcar presença num MarketPlace, mas analise primeiro as condições. Numa altura onde há muita oferta e pouca procura, e a migração de muitas empresas para o digital, estamos perante uma corrida de quem dá mais. Avalia a necessidade de marcar presença num MarketPlace, consulte o nosso artigo sobre o tema.

Redes Sociais

As Redes Sociais são um meio versátil e bastante eficaz para dar novidades e se comunicar com o seu público-alvo. Consegue dar informação de forma rápida e actual aos seus seguidores e reforçar a sua empresa ou marca. 

Existe várias redes sociais disponíveis, algumas com maior presença como o Facebook ou outras que estão na moda, tal como o Tik Tok. Antes de criar a página da sua empresa nas redes sociais, analise o seu público-alvo e quais as redes sociais adequadas para o seu negócio. Opte pelos canais certos, apostar em todas as redes sociais ou as que possam estar na moda, requer um maior esforço para conseguir alimentar todos os canais. Terá dificuldade em cuidar de tantas contas e conseguir criar conteúdos para determinadas redes se não forem as certas para si. Prepare o plano de marketing para cada rede social e seja criativo e conquiste um público ainda maior, mas sendo assertivo.

E-mail Marketing

O email continua a ser uma ferramenta de grande alcance. Permita que os seus clientes e potenciais clientes subscrevam a sua newsletter e envie informação regular actual e útil. 

Outros meios

Existe outras ferramentas que pode utilizar para promover a sua marca ou empresa e alcançar um público-maior. O meio digital não tem fronteiras e consegue se promover em qualquer parte do mundo. Como por exemplo a Publicidade Online (Google Ads ou Facebook Ads) poderá ajudar a dar mais visibilidade à sua empresa ou até a internacionalizar.

Tire o maior partido das ferramentas de Marketing Automation, valide o nosso artigo sobre o tema.

Acompanhe o nosso blog e comece a investir no meio digital. 2021 será um ano com muitas novidades em Fundos Comunitários que o poderão ajudar a embarcar nesta aventura. Consulte mais informações sobre o Programa Acção-Formação em Economia Digital e crie um caminho de menos incertezas para a sua empresa ou negócio e termine 2021 ainda mais forte.

 

A Livetech possui uma equipa de Marketing com grandes ideias e experiência para o ajudar a embarcar no mundo digital. Embarque connosco e vamos compartilhar grandes momentos juntos.

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