Vamos falar sobre isso!
A minha empresa deve ter um web site?
Ana Santiago 27.07.22 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidadeA resposta é: Depende!
Quer que mais pessoas conheçam a sua empresa?
Quer vender mais?
Vejamos então alguns motivos para ter um website:
-
Facilidade para o cliente encontrar a sua empresa
A maioria das pessoas quando está à procura de um produto ou serviço, faz uma pesquisa no Google e num curto espaço de tempo descobre quais as empresas (perto ou longe de si) que vendem aquele produto ou serviço.
Se a sua empresa tiver um website bem feito e bem optimizado, ele com certeza irá aparecer nos primeiros resultados de pesquisa, aumentando assim as suas hipóteses de efectuar uma venda. Caso não tenha um website, o cliente provavelmente nem vai saber que a sua empresa existe. Imagine a quantidade de vendas que poderá estar a perder.
-
Aumento das vendas em grande escala, através de e-commerce
Um e-commerce é uma excelente forma de obter aumentos nas vendas, actualmente. Porquê? Porque hoje em dia é fácil, seguro e rápido efectuar uma compra online. Qualquer pessoa faz compras online hoje em dia, graças à facilidade de pagamento, de envio e de devolução, para além do tempo que poupam em deslocações. Ter uma loja online significa que pode vender para qualquer parte do mundo, a qualquer hora do dia, sem ter de estar preso a uma loja física e a um horário restritivo.
-
Construir credibilidade
Confiaria mais depressa numa empresa com um website ou numa empresa sem website? Pois… Ter um website dá mais credibilidade ao seu negócio e à sua marca. O seu website funciona quase como uma garantia de que a marca é de confiança.
-
Ter um cartão de visitas digital
No seguimento do ponto anterior, ter um website é ter um cartão de visita sempre disponível. Qualquer pessoa no mundo poderá visitar o seu website, conhecer a sua empresa, saber aquilo que vende, os seus preços, sem que tenha de fazer nada!
-
Marcar presença online 24 horas
Ter um website significa que o seu negócio está “aberto” 24h por dia. Qualquer pessoa pode aceder à sua loja online, a qualquer hora do dia. Mais uma vez, poderá até fazer vendas enquanto dorme!!!
Agora que está convencido que deve ter um website, preparamos uma lista de como criar um website:
1. Registe um domínio
Em primeiro lugar deverá registar o seu domínio. O domínio é o nome do seu site, seguido de uma terminação, que poderá ser “.pt”, “.com”, “.org”, entre outros. (livetech.pt)
O seu domínio deve ser relevante, curto e deverá estar disponível.
2. Aloje o seu site
O alojamento é o serviço de armazenamento que faz com que o seu website fique disponível para ser visitado.
3. Escolha uma plataforma de criação de websites
Existem várias plataformas onde poderá criar o seu website, tais como o Wordpress, o Squarespace, para websites institucionais, o Shoppify e o PrestaShop para lojas online e ainda o PlusCMS, que é um CMS desenvolvido pela Livetech que é personalizável, com melhor performance.
4. Defina os seus objectivos
Definir os objectivos que pretende alcançar com o seu website é um passo muito importante. Saltar este passo pode trazer-lhe problemas mais à frente, uma vez que não terá um rumo definido e poderá perder-se.
Alguns desses objectivos podem ser:
- Vender produtos ou serviços online
- Gerar mais leads (contactos)
- Criar autoridade sobre determinado assunto
- Mostrar o portfólio de produtos
5. Faça um mapa do que pretende no seu site
Estruturar o seu website, é importante para ter uma visão geral daquilo que pretende. É importante definir as páginas principais, as sub páginas e como elas se interligam. Poderá fazer um esquema, para que seja mais fácil visualizar.
6. Define as suas cores
Definir as cores do seu website é muito importante (saiba mais sobre isso aqui), porque muitas vezes associamos marcas a cores. Não faz sentido a sua comunicação nas redes sociais ser na cor verde e o seu site estar a vermelho. Tem de ter tudo uniforme!
7. Faça o design do site e insira os conteúdos.
Nesta fase poderá dar asas à imaginação, com o design do seu website e explorar formatos diferentes e misturá-los com os formatos mais “normais”. O importante é criar um website que seja user-friendly e nos dias de hoje que seja mobile-friendly, uma vez que cada vez acedemos a websites nos nossos telemóveis.
8. Optimize o seu site para os mecanismos de pesquisa o conseguirem encontrar.
Aqui entra a parte de SEO. Usar as palavras-chave mais adequadas, colocar palavras-chave nos urls, nos títulos e descrições, são tudo coisas que ajudam o seu website a aparecer mais facilmente nos primeiros resultados de pesquisa do Google.
9. Ligue o seu site ao Google Analytics de maneira a poder analisar o seu desempenho
Depois de ter o seu website online e a funcionar correctamente, as visitas irão começar a aparecer e de maneira a perceber o que funciona e o que não funciona é crucial analisar e para isso nada melhor que ter o seu website conectado ao google analytics.
Acha os passos anteriores difíceis de definir? Fale com a Livetech e nós fazemos tudo isto e muito mais por si!
É verdade, com a Livetech todos estes pontos ficam simplificados para si!
Entregar todas estas questões (o registo do domínio e alojamento, o design do website, as análises de desempenho, para além de todas as outras) a uma agência, como a Livetech, significa que está a contratar profissionais qualificados e terá o suporte técnico necessário para que não tenha dores de cabeça!
Basta falar connosco! Criamos soluções de sucesso!