• Suporte técnico
  • Web development

A minha empresa deve ter um web site?

Ana Santiago 27.07.22 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

A resposta é: Depende!

Quer que mais pessoas conheçam a sua empresa?

Quer vender mais? 

Vejamos então alguns motivos para ter um website: 

  • Facilidade para o cliente encontrar a sua empresa 

A maioria das pessoas quando está à procura de um produto ou serviço, faz uma pesquisa no Google e num curto espaço de tempo descobre quais as empresas (perto ou longe de si) que vendem aquele produto ou serviço.

Se a sua empresa tiver um website bem feito e bem optimizado, ele com certeza irá aparecer nos primeiros resultados de pesquisa, aumentando assim as suas hipóteses de efectuar uma venda. Caso não tenha um website, o cliente provavelmente nem vai saber que a sua empresa existe. Imagine a quantidade de vendas que poderá estar a perder.

  • Aumento das vendas em grande escala, através de e-commerce

Um e-commerce é uma excelente forma de obter aumentos nas vendas, actualmente. Porquê? Porque hoje em dia é fácil, seguro e rápido efectuar uma compra online. Qualquer pessoa faz compras online hoje em dia, graças à facilidade de pagamento, de envio e de devolução, para além do tempo que poupam em deslocações. Ter uma loja online significa que pode vender para qualquer parte do mundo, a qualquer hora do dia, sem ter de estar preso a uma loja física e a um horário restritivo. 

  •  Construir credibilidade

Confiaria mais depressa numa empresa com um website ou numa empresa sem website? Pois… Ter um website dá mais credibilidade ao seu negócio e à sua marca. O seu website funciona quase como uma garantia de que a marca é de confiança.

  • Ter um cartão de visitas digital

No seguimento do ponto anterior, ter um website é ter um cartão de visita sempre disponível. Qualquer pessoa no mundo poderá visitar o seu website, conhecer a sua empresa, saber aquilo que vende, os seus preços, sem que tenha de fazer nada!

  • Marcar presença online 24 horas

Ter um website significa que o seu negócio está “aberto” 24h por dia. Qualquer pessoa pode aceder à sua loja online, a qualquer hora do dia. Mais uma vez, poderá até fazer vendas enquanto dorme!!!

 

 Agora que está convencido que deve ter um website, preparamos uma lista de como criar um website:

 1. Registe um domínio

Em primeiro lugar deverá registar o seu domínio. O domínio é o nome do seu site, seguido de uma terminação, que poderá ser “.pt”, “.com”, “.org”, entre outros. (livetech.pt)

O seu domínio deve ser relevante, curto e deverá estar disponível. 

2. Aloje o seu site

O alojamento é o serviço de armazenamento que faz com que o seu website fique disponível para ser visitado.

3. Escolha uma plataforma de criação de websites 

Existem várias plataformas onde poderá criar o seu website, tais como o Wordpress, o Squarespace, para websites institucionais, o Shoppify e o PrestaShop para lojas online e ainda o PlusCMS, que é um CMS desenvolvido pela Livetech que é personalizável, com melhor performance.

4. Defina os seus objectivos

Definir os objectivos que pretende alcançar com o seu website é um passo muito importante. Saltar este passo pode trazer-lhe problemas mais à frente, uma vez que não terá um rumo definido e poderá perder-se.

Alguns desses objectivos podem ser: 

  • Vender produtos ou serviços online
  • Gerar mais leads (contactos)
  • Criar autoridade sobre determinado assunto 
  • Mostrar o portfólio de produtos 

 5. Faça um mapa do que pretende no seu site

Estruturar o seu website, é importante para ter uma visão geral daquilo que pretende. É importante definir as páginas principais, as sub páginas e como elas se interligam. Poderá fazer um esquema, para que seja mais fácil visualizar.  

6. Define as suas cores 

Definir as cores do seu website é muito importante (saiba mais sobre isso aqui), porque muitas vezes associamos marcas a cores. Não faz sentido a sua comunicação nas redes sociais ser na cor verde e o seu site estar a vermelho. Tem de ter tudo uniforme!

7. Faça o design do site e insira os conteúdos.

Nesta fase poderá dar asas à imaginação, com o design do seu website e explorar formatos diferentes e misturá-los com os formatos mais “normais”. O importante é criar um website que seja user-friendly e nos dias de hoje que seja mobile-friendly, uma vez que cada vez acedemos a websites nos nossos telemóveis. 

8. Optimize o seu site para os mecanismos de pesquisa o conseguirem encontrar.

Aqui entra a parte de SEO. Usar as palavras-chave mais adequadas, colocar palavras-chave nos urls, nos títulos e descrições, são tudo coisas que ajudam o seu website a aparecer mais facilmente nos primeiros resultados de pesquisa do Google.

9. Ligue o seu site ao Google Analytics de maneira a poder analisar o seu desempenho 

Depois de ter o seu website online e a funcionar correctamente, as visitas irão começar a aparecer e de maneira a perceber o que funciona e o que não funciona é crucial analisar e para isso nada melhor que ter o seu website conectado ao google analytics. 

Acha os passos anteriores difíceis de definir? Fale com a Livetech e nós fazemos tudo isto e muito mais por si! 

É verdade, com a Livetech todos estes pontos ficam simplificados para si! 

Entregar todas estas questões (o registo do domínio e alojamento, o design do website, as análises de desempenho, para além de todas as outras) a uma agência, como a Livetech, significa que está a contratar profissionais qualificados e terá o suporte técnico necessário para que não tenha dores de cabeça!

Basta falar connosco! Criamos soluções de sucesso!

Tem um projecto para nós? Vamos falar sobre isso!
Pedir Orçamento Damos resposta rápida e sem compromisso
Pelo telefone? +351 913 447 690 Diogo Garcês