Vamos falar sobre isso!
Loja Online: A importância dos Termos e Condições
05.07.16 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidadeO comercio eléctronico em Portugal está em grande ascensão, um estudo realizado no último trimestre de 2014 pela Acepi/Netssond revelou que mais de 70% da população portuguesa utiliza a internet, dos quais mais de 40% fazem compras online.
O estudo prevê ainda que os utilizadores que realizam compras compras online serão mais de 50% até 2020. (Ver aqui).
Esta é uma tendência mundial, que já não pode ser ignorada por parte das empresas nos dias de hoje. Os dados falam por si, não somos nós que dizemos, são os estudos que comprovam!
No entanto, não basta desenvolver uma boa plataforma é preciso ter cuidado com as questões legais.
Tomar medidas para evitar conflitos judiciais desnecessários. E o que posso fazer? Bem é simples, precisa de ter os chamados "Termos e Condições" na sua loja online.
Sim, estamos a falar daqueles longos textos que ninguém lê ou achamos que as pessoas não lêem.
Todas as lojas online, devem funcionar de acordo com os Termos e Condições definidos e estes devem estar disponíveis na sua loja online de forma a que qualquer utilizador tome conhecimento dos mesmos. Estes devem ser simples e claros.
As informações contidas nos Termos e Condições de uma loja online devem esclarecer e orientar os utilizadores da forma como são realizada as compras e a prestação de serviços nas suas plataformas, tal como a forma de pagamento, como são efectuadas as entregas e devoluções. Adicionalmente, informar as suas regras de conduta bem como os direitos e os deveres da empresa a prestar o serviço e dos utilizadores, entre outras questões.
Além desta informação, a Política de cookies e de Política de Privacidade que já abordamos também são essenciais. Revelam transparência por parte de empresa e contribui para o reconhecimento da sua marca.
Além disso, todos estas informações ajudam na conquista da fidelização de clientes e potenciais clientes.