Vamos falar sobre isso!

5 Aspectos a considerar na criação de um website institucional
Ana Margarida 29.03.18 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidadeA maioria das empresas funciona apenas em horário comercial, neste período de tempo os comerciais estão disponíveis. Mas e quando os clientes não se conseguem deslocar à empresa durante este horário?
Neste caso um website é uma excelente forma de informar os clientes sobre os produtos e/ou serviços da empresa. Além de aumentar a visibilidade da marca ainda facilita o atendimento, uma vez que quando o cliente entra em contacto com a empresa já a conhece e já esclareceu as suas principais dúvidas.
Através do website a empresa consegue promover os seus produtos e/ou serviços de forma visual, atractiva e dinâmica. Contudo, é importante que tenha um carregamento rápido e que sejam responsivos, ou seja, devem adaptar-se a qualquer dispositivo tecnológico uma vez que actualmente a maioria das pessoas pesquisa nos seus smartphones e/ou tablets.
Assim, como um website bem estruturado é essencial para gerar confiança nos clientes e criar leads, ou seja, atrair pessoas ou organizações interessadas nas soluções, serviços ou produtos que a empresa oferece. Um website mal estruturado não vai desenvolver a confiança necessária para os clientes terem curiosidade em contactar a empresa.
Seleccionamos 5 Aspectos a considerar na criação de um website institucional:
1. Domínio próprio
Ter um domínio próprio origina mais credibilidade e segurança nos potenciais clientes. Eles vão perceber que é uma página personalizada e pensada nos clientes.
Além disso é mais seguro para a empresa, uma vez que a protege de potenciais roubos de identidade ou de outras utilizações indevidas do seu nome.
2. Fácil memorização
Escolher um nome curto e de fácil memorização ajuda na hora de divulgar o website, uma vez que fica na memória dos clientes.
3. Conteúdo
Conteúdo útil e que esclareça as dúvidas dos consumidores.
Actualmente existe uma grande tendência de consulta prévia dos clientes antes de realizarem a compra de qualquer produto. O fácil acesso às informações aproxima os clientes da empresa e cada vez mais é um factor determinante na decisão de compra.
Um website que lhes ofereça conteúdo relevante e que esteja actualizado vai originar curiosidade pela marca ou pela empresa.
Assim, é muito importante não descuidar os websites e mantê-los actualizados.
4. Página inicial
A página inicial ou Landing Page é o primeiro contacto que o cliente tem com a empresa, por isso deve ser intuitiva e conter as informações mais relevantes como os contactos e a apresentação da empresa ou marca. Assim, vai facilitar o contacto dos clientes e fornecedores com a empresa. Desta forma, vai criar uma interacção espontânea entre o website e o cliente.
5. Publicidade online
O website é uma óptima forma de publicitar a empresa ou marca com um custo reduzido e com uma longa durabilidade, assim que colocado online qualquer pessoa vai poder aceder ao website e além disto ainda é possível aumentar a sua visibilidade criando campanhas no Google Adwords.
Google Adwords é a plataforma de publicidade do Google onde as empresas pagam para que os seus websites apareçam num local de destaque.
O Adwords é uma excelente opção para quem quer promover o seu produto ou empresa de forma direccionada e segmentada para um público específico. Com a segmentação do público-alvo é possível mostrar o website a pessoas que já têm interesse por aquele produto ou pela marca.
Concluindo, um website é uma página virtual que tem como principal objectivo fazer a divulgação da empresa, podendo ser considerado o cartão de visita do mundo virtual, uma porta de entrada para novos negócios e um canal de comunicação com os clientes.
Assim, actualmente, ter um website deixou de ser um privilégio e tornou-se essencial para qualquer empresa ou marca.
Portanto, é essencial que as empresas conheçam o seu público. Saber quem vai pesquisar, o que procuram e quais as suas preferências, é indispensável para a entregar o melhor conteúdo possível aos utilizadores. E desta forma, fazerem um website funcional e que atenda tantos as necessidades dos clientes quanto as dos potenciais clientes.